CONHEÇA o BABOO PRO e a Comunidade BABOO que substituirão o site BABOO e esse fórum

Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Scrapowsky

Usando valor dentro de célula como referência a planilha em fórmula

Mensagem Recomendada

Caros amigos,

estou com um grande problema no Excel 2003, que vou tentar explicar da melhor forma possível.

Exemplo: Tenho uma planilha chamada CHOCOLATE, e outra chamada RESUMO. (na verdade são várias planilhas....). Na planilha RESUMO, tenho uma tabela com os nomes das outras planilhas (o nome CHOCOLATE encontra-se em RESUMO!A3). QUero fazer uma fórmula na RESUMO que use, ao invés de nomes como CHOCOLATE!B8 (ao buscar o valor na célula B8 da planilha CHOCOLATE), use algo do tipo A3!B8 (sendo "A3!" uma tentativa de usar o valor dentro da célula A3 ao invés de escrever chocolate, substituindo CHOCOLATE!)

Peço isto porque tenho várias planilhas, que mudam constantemente, e eu toda vez tenho que atualizar todas as fórmulas... deu pra entender??

NA PLANILHA RESUMO:

Forma atual: =se(CHOCOLATE!B8>=31;"ok";"não")

O que eu quero: =se(A3!B8>=31;"ok";"não") ---->>> quero algo desse tipo, mas esse especificamente não funciona...

obrigado!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem como fazer isso sim, mas a fórmula não vai ficar tão curta quanto o exemplo que você queria. Use a seguinte função:

1) INDIRETO(texto_ref; [a1]) - A função indireto, pega textos que representam um endereço de célula, retornando o valor desta célula.

[a1]: não se preocupe com esse parâmetro, não é necessário

VERDADEIRO (padrão) - Retorna na forma A1

FALSO - Retorna na forma L1C1

Então se você escrever em uma célula qualquer:

=INDIRETO(A1)

Supondo que em A1 estivesse escrito Plan1!A2, na verdade retornaria o valor da célula A2 da planilha Plan1. Já, se você escrever:

=INDIRETO("A1")

A função reconhece A1 como um texto que retorna uma célula, retornando o valor de célula A1.

Isso é ótimo para o que você quer, em vez de por A1 a gente vai escrever algo conforme seu exemplo.

Sabendo que escrever o símbolo & junta dois textos a gente pode agora juntar A3, onde está escrito CHOCOLATE, com um texto escrito !B8, dessa forma escrevendo em uma célula qualquer:

=A3&"!B8"

isso vai retornar o texto CHOCOLATE!B8. Escrevendo dentro da função INDIRETO() vai retornar o que você quer, basta escrever:

=INDIRETO(A3&"!B8")

Compartilhar este post

Link para o post

Olá amigos, estou com um problema parecido, criei um tabela (vamos chamar de Controle_O.S)Excel, onde mantenho registro das ordens(cada O.S. é um arquivo, são vários e conforme for gerando mais a tendência é só aumentar ) de serviço que ficam salvas em um local específico, coloquei na tabela umas fórmulas e criei um link para abrir os arquivos de cada O.S. 

Agora o que preciso é colocar uma fórmula, ou VBA, na tabela Controle_O.S em células específicas para que atualizem com valores constantes em células da O.S., 

Ex. Na linha 3, tenho a O.S. número 60, gostaria que o Excel me retornasse em células determinadas valores de células específicas, como data, valor, etc.valores estes extraídos da O.S 60.(ou seja valores da OS que está na mesma linha).

Porém preciso de um jeito que deixe as fórmulas já prontas até para as OS futuras, e quando eu criar uma nova OS, o Excel já consiga importar estes valores.

Qualquer idéia será bem vinda, desde já muito obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Quer postar a sua dúvida? Cadastre-se pois é rápido e fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...