Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

A partir do dia 19/11/2018, o foco do Fórum do BABOO é apenas Windows e Segurança Digital conforme informado no início de 2018.
As áreas que não têm relação com esses dois assuntos foram arquivadas e seus tópicos estão disponíveis para consulta na área Tópicos Antigos.

Conheça as novidades de 2019 para o BABOO e Fórum do BABOO

mabhz

Como evitar que Excel retorne "#N/D" numa formula?

Mensagem Recomendada

Olah pessoal!

Como meu post anterior gerou MUITA gente ajudando, quero pedir mais um help, se possivel.

Gostaria de saber se existe alguma forma de evitar que o Excel retorne o famoso "#N/D" no resultado de uma formula.

Preciso usar estas celulas em outra formula, e como elas possuem muitos "#N/D", a segunda formula nao consegue gerar um resultado.

Caso seja necessario, a formula que gera os "#N/D" é a seguinte:

=SE(PROCV(A2;'Inadimplentes'!$C$4:$C$873;1;0)=A2;"SIM";"n")

Nessa formula, eu peco pro checar se o texto da formula A2 estiver presente em alguma celular da coluna C da tabela "Inadimplentes", ele me retorna um "SIM". Caso contrario, retorna um "n". Soh que ele tah retornando um #N/D em vez do N!!!

Eu reparei que se altero o ultimo campo do PROCV para 1 (ficando =SE(PROCV(A2;'Inadimplentes'!$C$4:$C$873;1;1)=A2;"SIM";"n"), o resultado inverte: eu passo a ter apenas os "n"s e os SIMs viram N/D#!!!!

Me falaram pra usar o ÉERRO, mas nao consegui fazer funcionar também!

Agradeco qualquer ajuda! Obrigado!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, consegui!!!

Finalmente consegui fazer o tal do EERRO funcionar!!

=SE(SE(ÉERROS(PROCV(A2;'Todos Inadimplentes'!$C$4:$C$873;1;FALSO));0;PROCV(A2;'Todos Inadimplentes'!$C$4:$C$873;1;FALSO))=A2;"SIM";"n")

Se tiver uma OUTRA forma, mais simples de entender, por favor, me falem!!

Aproveito para perguntar: tem jeito de evitar que ele retorne "0" (zero) em vez de #N/D, e retorne uma celula em branco?? Eh que se for uma celula formatada como valores (R$) ele retorna como R$0,00, o que fica meio confuso de visualizar. O pior acontece quando a celular eh formatada como data, pois ele retorna o valor como 0/1/1900!!!! Tem como resolver isso???

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

mabhz,

A função procv tem algumas peculiaridades que se não forem observadas,gera este erro.

A função funciona quando não possui nomes repetidos,quando os dados estão em ordem numerica ou alfabetica (crescente ou decrescente e ainda que o dado procurado esteja dentro do range da fórmula.

Se utilizar alguns macetes,estes erros desaparecem sem o uso do ÉERRO()

Use sempre,para evitar a ordem dos dados ,nomes ou códigos uma coluna numérica igual a linha

1 COD NOME ENDEREÇO TELEFONE

2 F2B ANTONIO Rua 1 3226565

3 KG3 FELIPE -----------------------

Use uma célula vazia qualquer supor $IV$1 como célula de vinculo

Digite em outra Célula a fórmula =PROCV($IV$1;$A:$E;2) busca o cód

=PROCV($IV$1;$A:$E;3) Busca o Nome

Vá em Exibir BARRA DE FERRAMENTAS-FORMULARIOS-Clique no ícone CAIXA DE COMBINAÇÂO

Com o botão direito do mouse Vá em: FORMATAR CONTROLE- GUIA CONTROLE onde diz:

Intervalo de Entrada: por exemplo clique na coluna do Dado a ser Pesquisado. Supor NOME Coluna C

Onde diz Vínculo da Célula:Qualquer Célula Vazia (no exemplo $IV$1)

Linhas Suspensas=8

você pode abrir outra caixa de combinação e buscar por exemplo o Endereço,desde que mantenha sempre a mesma célula de Vínculo.

A função PROCV usa o vínculo = número da linha e o erro deixara de existir se não sair do range. Se deixar o Range como

$A:$E ele não gerará erro,pois o range é geral.

Para Evitar o Zero:

FERRAMENTAS-OPÇÔES-GUIA EXIBIR- Desmarque a opção "Valores Zero"

Boa Sorte!!!

" A maior Riqueza do Homem e o seu Conhecimento e sua Sabedoria e isto ninguém tira ,mas podemos dividi-la" - " A cada dia que passa descobri que Só sei que nada Sei"

Compartilhar este post

Link para o post

Puxa, Spielmann, de novo voce me ajudando!! Vou ter que comecar a te pagar por isso, hein?? Hehehe! Nem consegui ainda finalizar a planilha com as dicas que você me deu no outro post, e no forum do Mr.Excel, e jah tive que parar para resolver esse outro abacaxi aqui deste post.

Mas MUITO obrigado mesmo, hein?? God lhe pague em dobro!

mabhz,

A função procv tem algumas peculiaridades que se não forem observadas,gera este erro.

A função funciona quando não possui nomes repetidos,quando os dados estão em ordem numerica ou alfabetica (crescente ou decrescente e ainda que o dado procurado esteja dentro do range da fórmula.

Se utilizar alguns macetes,estes erros desaparecem sem o uso do ÉERRO()

Use sempre,para evitar a ordem dos dados ,nomes ou códigos uma coluna numérica igual a linha

1 COD NOME ENDEREÇO TELEFONE

2 F2B ANTONIO Rua 1 3226565

3 KG3 FELIPE -----------------------

Desculpe, mas nao consegui entender..........

Use uma célula vazia qualquer supor $IV$1 como célula de vinculo

Digite em outra Célula a fórmula =PROCV($IV$1;$A:$E;2) busca o cód

=PROCV($IV$1;$A:$E;3) Busca o Nome

Vá em Exibir BARRA DE FERRAMENTAS-FORMULARIOS-Clique no ícone CAIXA DE COMBINAÇÂO

Intervalo de Entrada: por exemplo clique na coluna do Dado a ser Pesquisado. Supor NOME Coluna C

Linhas Suspensas=8

você pode abrir outra caixa de combinação e buscar por exemplo o Endereço,desde que mantenha sempre a mesma célula de Vínculo.

A função PROCV usa o vínculo = número da linha e o erro deixara de existir se não sair do range. Se deixar o Range como

$A:$E ele não gerará erro,pois o range é geral.

Bom............nao entendi também................ jah me peri na hora que você falou do IV$!

Para Evitar o Zero:

FERRAMENTAS-OPÇÔES-GUIA EXIBIR- Desmarque a opção "Valores Zero"

Boa Sorte!!!

Funcionou que eh uma beleza!! Nao sabia que o Excel permitia fazer isso!! Alias, ninguem com quem eu jah trabalhei minha vida toda sabia disso!! Grande dica, valeu!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Mais uma vez, OBRIGADO Spielmann! Mas eu queria entender a logica por tras do que voce falou, pra poder fazer sozinho da proxima vez!!

Ontem, depois de muito quebrar a cabeca, conseguir fazer o EERRO finalmente funcionar, o que foi uma vitoria!! Rsss

PS - baixei o arquivo e abri aqui, mas realmente nao entendi o que ele tem a ver com a minha pergunta. pra mim aparecem dois combo-boxes que plotam alguns dados em duas tabelas de acordo com a selecao que faco nessas boxes.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom as Combobox(Caixas de Combinação) que falei são responsaveis para chamar o dado pesquisado no PROCV

Linhas Suspensas=8

Na Coluna A coloquei numeros desde o cabeçalho ate o final da tabela. Estes números devem sempre se igualar ao número da linha que o dado pesquisado se encontra.

Desta Forma, O PROCV funciona junto com as caixas,ao ivnés de você digitar um conteudo numa célula para buscar o dado pesquisado. Esta é a facilidade. Coloquei uma imagem de todas as células pesquisadas,caso você queira que o usauario não mexa em fórmulas,ele so tera acesso a caixa e a resposta numa imagem sem fórmulas.

" A maior Riqueza do Homem e o seu Conhecimento e sua Sabedoria e isto ninguém tira ,mas podemos dividi-la" - " A cada dia que passa descobri que Só sei que nada Sei"

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Spielman, desculpe a intromissão: você pode me explicar como você fez para inserir a imagem? Gostei da forma de apresentar, assim evita que o usuário ou quem não tem conhecimento, altere as fórmulas.

Grato pela ajuda.

Giba

Compartilhar este post

Link para o post

Giba,

Este é um de tantos recursos esquecidos do excel.

O recurso empregado,pode ser disponibilizado numa das barras de ferramentas do excel, o ícone se chama Câmera.

IR em FERRAMENTAS-PERSONALIZAR-na guia COMANDOS onde diz:

Categorias: clique em Ferramentas

Comandos: busque o ícone Câmera e arraste o ícone para uma das barras de menus ou ferramentas.

Depois para usar, basta Selecionar na planilha desejada à célula ou um range de células que deseja mostrar como imagem e clicar sobre o ícone Câmera. Depois abra a imagem no tamanho e local desejado.

Bom Proveito!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Giba,

Este é um de tantos recursos esquecidos do excel.

O recurso empregado,pode ser disponibilizado numa das barras de ferramentas do excel, o ícone se chama Câmera.

IR em FERRAMENTAS-PERSONALIZAR-na guia COMANDOS onde diz:

Categorias: clique em Ferramentas

Comandos: busque o ícone Câmera e arraste o ícone para uma das barras de menus ou ferramentas.

Depois para usar, basta Selecionar na planilha desejada à célula ou um range de células que deseja mostrar como imagem e clicar sobre o ícone Câmera. Depois abra a imagem no tamanho e local desejado.

Bom Proveito!!!

Grande Spielmann, é vivendo e aprendendo.

Agradeço pelas grandiosas lições e dicas que você tem proporcionado à muitos - inclusive à este que vos escreve.

Espero poder continuar contando com a sua participação - sempre útil e proveitosa.

Vou por em prática + 1 dica.

abs

Giba

Compartilhar este post

Link para o post