Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Antonio Vieira Sobrinho

Tutorial do antivírus Avg 8 free (como usá-lo corretamente)

6 posts neste tópico

Atualizando o Avg

Atualizações automáticas:

A melhor forma de manter o seu Avg 8 sempre atualizado é ativar a sua atualização automática. Para isso dê um duplo clique com o botão esquerdo do mouse sobre o símbolo do Avg (aquele quadrado colorido ao lado do relógio do Windows) e então será mostrada esta tela abaixo:

OBSERVAÇÃO: Clique sobre as imagens para que elas sejam mostradas em tamanho maior.

tuto%201.jpg

Clique então no menu: Componentes - Atualizações, como está demonstrado nesta figura:

tuto%20avg%2022.jpg

Será aberta então esta nova tela abaixo, veja se as opções Iniciar atualizações automáticas e A intervalos de tempo específicos estão marcadas. Caso já estejam marcadas deixe como está. Se o seu computador está sempre conectado à internet o ideal é atualizar o seu Avg todos os dias, neste caso veja se opção Todos os dias está selecionada, se já estiver selecionada deixe-a também como está. Logo na frente desta opção Todos os dias haverá a opção de marcar o horário em que as atualizações (updates) serão feitas, selecione o horário em que seu computador estará conectado à internet para que as atualizações possam ser baixadas e instaladas. Mas caso você use uma internet discada e não possa atualizar o seu Avg diariamente é só selecionar o dia e horário em que o seu computador esteja conectado à internet para que o seu antivírus possa ser atualizado. Isso é demonstrado nesta tela:

tuto%202.jpg

Atualização manual (pela internet):

Outra forma de atualizar o Avg é clicando com o botão esquerdo do mouse sobre o seu símbolo (aquele quadrado colorido ao lado do relógio do Windows) e escolhendo a opção Atualizar agora, conforme é mostrado na figura abaixo:

tuto%20avg%204.jpg

Atualização manual (sem internet):

Caso você use o Avg em um computador sem internet basta seguir as dicas do nosso tutorial abaixo para atualizá-lo manualmente:

Como fazer a atualização do AVG 8 de forma manual

Escaneando o seu computador com o Avg 8:

Para fazer um escaneamento completo do seu computador basta fazer o seguinte:

Clique com o botão direito do mouse sobre o símbolo do Avg (aquele quadrado colorido ao lado do relógio do Windows) e selecione a opção: Abrir Interface de Usuário do AVG, como está mostrando a figura abaixo:

tuto%20avg%205.jpg

Será então aberta esta outra tela abaixo:

tuto%201.jpg

Clique sobre a opção: Verificar. Surgirá a tela abaixo na qual você deverá clicar com o botão esquerdo do mouse na opção Verificar todo o computador:

tuto%203.jpg

Caso você queira escanear apenas uma parte específica de seu computador, basta seguir os mesmos procedimentos anteriores mas com esta diferença:

Clique sobre a opção: Verificar. Surgirá a tela abaixo na qual você deverá clicar com o botão esquerdo do mouse na opção Verificar arquivos ou pastas:

tuto%204.jpg

Aí então surgirá esta tela abaixo onde basta você marcar a caixinha de verificação ao lado do local que você deseja fazer o escaneamento, e depois de marcar os ítens a serem verificados clique sobre o botão: Iniciar verificação

tuto%205.jpg

Como agendar um escaneamento semanal automático do seu computador com o Avg 8:

Para agendar um scan, clique com o botão direito do mouse sobre o símbolo do Avg (aquele quadrado colorido ao lado do relógio do Windows) e selecione a opção: Abrir Interface de Usuário do AVG, como está mostrando a figura abaixo:

tuto%20avg%205.jpg

Será então aberta esta outra tela abaixo:

tuto%201.jpg

Clique sobre a opção: Verificar. Veja se a opção Verificação agendada está marcada como Verificar desabilitado. Caso esteja desta forma, clique com o botão direito do mouse sobre esta opção Verificação agendadae escolha a opção: Habilitar tarefa, conforme é mostrado na figura abaixo:

tuto%20avg%2011.jpg

Agora clique sobre o botão: Editar e aparecerá esta uma outra tela. Aí você tem a opção de programar o dia e horário no qual você deseja que o Avg faça o escaneamento completo de seu computador. O ideal é programá-lo para fazer este procedimento uma vez por semana. Caso você deseje que ele faça o escaneamento semanalmente é só marcar a opção: Executar na hora específica: e logo na frente desta opção você verá uma frase dizendo assim: Todos os dias (se você deixar esta opção marcada ele fará o escaneamento completo do computador todos os dias.) Mas como o que queremos é que ele faça o escaneamento somente uma vez por semana então é só clicar com o botão esquerdo do mouse sobre esta frase Todos os dias e então serão mostradas outras opções, basta então você escolher o dia que você achar melhor para fazer este escaneamento, como mostra a figura abaixo:

tuto%20avg%2012.jpg

Agora clique na aba: O que verificar e será mostrada uma outra tela, certifique-se que a opção Verificar todo o computador esteja marcada. Se já estiver marcada, deixe como está. Como demonstra a figura abaixo:

tuto%20avg%2013.jpg

Depois disso é só clicar no botão: Salvar.

Agora o seu Avg irá fazer um escaneamento completo do seu computador semanalmente no dia e horário que você acabou de especificar.

Escaneando os arquivos ou pastas baixados (downloads) com o Avg 8

Uma medida muito importante de segurança é escanear cada arquivo ou pasta de arquivos que baixamos da internet ou que nos chega por disquetes, pendrives, cds ou qualquer outra fonte com o antivírus antes de usá-lo.

Isso evita que instalemos virus ou outros malwares em nosso computador, pois caso exista um arquivo ou pasta de arquivos infectados o antivírus nos alertará, permitindo assim eliminar este virus, mantendo assim o nosso PC protegido.

Sempre que você quizer escanear um arquivo ou uma pasta de arquivos é só clicar sobre ele com o botão direito do mouse e selecionar a opção: Testar via AVG Free, como está demonstrado nesta imagem:

tuto%20avg%2014.jpg

Proteção residente: o seu computador protegido 24 horas por dia

Uma ótima característica oferecida pelo Avg (assim como todos os bons antivírus) é a sua proteção residente que protege o seu computador em tempo real 24 horas por dia.

Se em algum momento a proteção residente detectar algum vírus tentando se instalar no seu computador surgirá uma mensagem como esta abaixo:

tuto%20avg%2015.jpg

Veja que aí você terá as seguintes opções:

Recuperar - Esta opção serve para tentar curar (desinfectar) o arquivo que está com o vírus. Normalmente esta opção não tem um resultado muito satisfatório pois a maioria dos virus danifica muito o arquivo que infectaram e sendo assim torna-se difícil restaurá-lo. Mas em todo caso você pode tentar esta opção Recuperar. Caso não seja possível desinfectar o arquivo ele será movido para a quarentena.

Mover para a Quarentena - Esta opção serve para enviar o arquivo contaminado para a Quarentena.

Ignorar - Esta opção serve para ignorar o alerta de virus deixando este virus continuar em seu computador.

Qual o procedimento deve ser tomado quando houver terminado o escaneamento?

Caso o Avg não tenha encontrado virus ou outros tipos de malware no arquivo escaneado ou em seu computador, aparecerá uma mensagem na parte de baixo da tela dizendo assim: A verificação está completa e você poderá notar na parte de cima uma frase dizendo Infecções encontradas: 0 (ou seja: nenhuma infecção encontrada), então o resultado será como está nesta tela:

tuto%20do%20avg%2017.jpg

Mas caso tenham sido detectados virus neste escaneamento, será mostrada uma tela como esta abaixo:

tuto%20avg%2019.jpg

Veja que a tela acima está mostrando a frase Infecções encontradas: 1 e também está constando que esta infecção foi removida ou desinfectada (Objetos infectados removidos ou recuperados: 1).

Neste nosso exemplo os virus já estão desativados e o seu computador está seguro. Mas caso ainda houvesse algum outro virus que não pode ser removido ou curado automaticamente, bastaria clicar na aba Infecções: e depois disso clicar no botão Remover infecções não recuperadas, então o virus será removido para a quarentena. Para ver se o virus realmente foi para a quarentena é só ir no menu: Histórico - e depois disso escolha a opção: Quarentena de vírus, como mostra esta figura:

tuto%20avg%2020.jpg

Aí serão mostrados todos os virus que foram para a quarentena do Avg até este momento, como está mostrado na figura abaixo:

tuto%20avg%2021.jpg

Quanto aos virus que foram para a Quarentena você tem as seguintes opções:

Restaurar - Esta opção restaura o arquivo de volta para o seu computador. Portanto só deve ser usada no caso do Avg ter se enganado (o que é chamado de falso-positivo) e ter removido um arquivo que era importante para o seu PC, aí você usando esta opção coloca o arquivo de volta no mesmo local onde ele estava antes de ser removido.

Restaurar como - Esta opção é parecida com a opção anterior, mas aqui você é que decide para qual pasta do seu computador este arquivo será restaurado.

Excluir - Esta opção apaga completamente o virus, eliminando-o definitivamente do seu PC. Você pode fazer este procedimento a qualquer momento em que desejar, mas o ideal é sempre deixar os virus na Quarentena (que funciona como uma prisão para os vírus) por algumas semanas. Depois deste tempo, se o seu computador estiver funcionando normalmente sem estes arquivos que foram para a Quarentena, você já pode excluí-los definitivamente. Para isso é só selecionar estes virus e escolher a opção Excluir.

Enviar para análise - Esta opção serve para que você envie um arquivo para o suporte técnico do Avg. Este procedimento deve ser usado no caso de haver um falso-positivo, ou seja: quando o Avg acusar um arquivo que seja seguro e inofensivo como sendo um virus. Caso você queira saber o resultado desta análise, basta informar o seu e-mail no campo apropriado e a equipe do Avg entrará em contato com você para informá-lo sobre o resultado desta análise.

Esvaziar Quarentena - Esta opção exclui definitivamente todos os virus que se encontram na Quarentena. A diferença dela para a opção Delete é que você poupa tempo, excluindo todos os virus de uma única vez, ao invés de apagar um de cada vez como é feito na opção Delete.

Depois de terminar os procedimentos desejados clique no botão: Ok.

É muito importante manter o seu antivírus Avg sempre bem atualizado, pois só assim é que ele poderá manter o seu computador protegido contra os virus e malwares existentes, pois sabemos que novos virus são criados a cada dia e quando um antivírus está bem atualizado ele está preparado para detectar e eliminar essas ameaças.

Não mostramos todas as opções disponíveis do Avg 8 neste tutorial, mas com ele você já poderá manter o seu antivírus bem atualizado e fazendo um escaneamento semanal completo no seu computador para eliminar os virus e outros malwares e também para impedir que eles contaminem o seu PC.

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o meu avg não está atualizando

está dando falha na conexão, sendo que, a conexão está boa.

o que faço?

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

muito bom o tutorial !!!

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente principalmente para aqueles que pensa que antivírus faz tudo sozinho. ;)

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Show de bola. Agora ficou mais facil saber remover, e quando, os virus que ficaram em Quarentena. Parabéns!!!!

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom tuto,pena que eu acho o AVG ruim... ;)

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
 
    • 2 Mensagens
    • 312 Visualizações
    • 1 Mensagens
    • 167 Visualizações
    • 3 Mensagens
    • 552 Visualizações
    • 3 Mensagens
    • 793 Visualizações
    • 3 Mensagens
    • 260 Visualizações

[[Template core/front/global/widgetContainer is throwing an error. This theme may be out of date. Run the support tool in the AdminCP to restore the default theme.]]