Este fórum ficará ativo até 15/Jun/2019. LEIA AQUI.

Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
fhribas

Plano de estudos usando o Excel 2007

Mensagem Recomendada

Desculpa a pergunta , mas vc é escritor ?

Deixa pra Lá ... sem comentários com todo respeito .

Vamos lá ... em partes :

É possível dar uma espaço entre a parte do rathatha e a sua?

Sim ...

Selecione as Linha 9 e 10 >> Clique com o Direito do mouse sobre as Linhas >> "Inserir" >> Será inseridas 2 Linhas (Vide Figura abaixo).

post-452094-1230950063_thumb.jpg

Porém Caso queira Continuar Inserindo Linhas:

Na 1ª vez vc Pôde selecionar apenas 2 Linhas, sem pró , mas para à Próxima vc pode Selecionar 4 (Linhas 9-10-11-12) e assim sucessivamente .
Pois eu estou pensando em utilizar cada planilha para um dia. Então, a parte que o rathatha fez ele colocou como exemplo o sábado.

Caso tenha umas 5 ou 6 matérias por dia, eu gostaria de arrastar para baixo a parte das matérias, para poder atribuir as cores de acordo com a situação

Para a mesma Planilha vc Poderá utilizar o Item 1 ou 2 (Este Recomendável) para outras Planilhas Utilize o Item 2 :

1 - Utilizar a Alça de Preenchimento (Selecionando a(s) Célula(s) que Deseja aplicar tel formatação e Arrastar)

2 - Selecionar as Células que Deseja copiar, e pra Colar
não
precisa selecionar
o número de Linhas e Colunas das Células copiadas
basta apenas 1 Célula , Caso não seja o que deseja é só desfazer.
(obs: as situações "dúvida" e "estudar" estão deixando a célula da matéria branca, como eu faço para atribuir uma cor diferente a alguma delas?).

É só atribuir uma Formatação Condicional que lhe atenda na Célula que mudará a Formatação de acordo com um Valor de uma Célula ou o que esta contenha .

Neste Caso não foi aplicada Formatação quando o Dado for "Dúvida" ou "Estudar" , porque por padrão o Office oferece apenas até 3 condições para Formatação Condicional ( Que foram usadas por : Observação – Revisão – Completo ).

Existem Alguns tópicos no Fórum que ilustram de Como formatar com + de 3 Opções

Um deles é
.

Pensei é a tabela dos exercícios (quantidade de acertos e tal) e o gráfico dos exercícios separados nessa planilha 1 e uma planilha 2 com a tabela e

o gráfico para o simulado (isso na mesma pasta de trabalho do excel, um arquivo só). Porque simulado, talvez tenha 1 ou 2 por semana, não sei ainda,

mas exercícios pretendo fazer de segunda a sábado pelo menos, entendeu? Ai eu copiava a planilha do simulado cada vez que tivesse um simulado

(se eu fizer isso, copiando exatamente para as mesmas células, as fórmulas se mantêm?)

1 – Recorte as Linhas Correspondentes ao Simulado (4 Linhas) depois Selecione a Planilha e Célula de sua preferência e Cole (Recomendo da Coluna A)

2 – Copie a Linha Correspondente as Disciplinas (1 Linha) depois Cole Na Célula Acima da que contém "Simulado" .

3 – Sobre o Gráfico , seria bom criar outro (+ Simples e Fácil).

- - -
A – Caso queira um Gráfico para cada (Nº de Questões e Percentual) , na nova Planilha , Selecione as Células Correspondentes (Vide Figuras abaixo)

- - -
post-452094-1230950797_thumb.jpg

- - -
post-452094-1230950898_thumb.jpg

- - -
B – Inserir >> Gráfico >> Avançar ... >> Concluir (Se quiser depois vc pode Formatar o Gráfico – Clicando com o direito sobre ele)

Espero ter sido Útil .

Aguardo resposta neste Fórum , Vlw !?

Disponibilizando Arquivo no Fórum - Regras do Fórum - Diga se a Dica Funcionou , POR FAVOR ! - Sites que oferecem apostilas gratuitamente

ccclxvii - A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Shark, ficou excelente a explicação. Eu consegui fazer alguns ajustes, tirei screenshots, dá uma olhada:

Plano de estudos dia normal

Plano de estudos simulado

Então, algumas perguntas, espero que breves. (hahah não sou escritor não, só quando fazia redação pra treinar pro vestibular ou quando fazia no próprio vestibular ^^)

1) Ainda não entendi esse negócio da formatação condicional, não consegui entender aquele tópico direito. É muito avançado pra mim =/

2) As linhas aparecem na planilha do dia normal mas na planilha do simulado não (eu prefiro que não apareça, como eu faço isso na planilha do simulado?)

3) Talvez você saiba que a FUVEST, por exemplo, tem questões interdisciplinares. Como eu faço para adicionar o campo das questões interdisciplinares (na verdade essa dica serviria caso eu quisesse adicionar qualquer outro campo, né?) na planilha do simulado? É possível fazer isso sem perder as propriedades e o gráfico vai mudar automaticamente?

4) Aproveitando a questão anterior, caso eu retire alguma disciplina, as propriedades das outras células e dos gráficos se mantêm intactas?

5) Quando eu for utilizar pra valer esse gráfico, como eu faço para duplicar as planilhas do dia normal e do simulado? Você acha muito arriscado manter uma pasta de trabalho do excel com planilhas de todos os dias? Considera melhor após uns 3 meses, por exemplo, eu criar uma pasta de trabalho nova? (é que não sei se o excel trava com muitas planilhas em uma mesma pasta, não sei quase nada de excel pra falar a verdade)

6) Estou com a impressão de que as coisas (gráficos e tal) estão maiores na planilha do dia normal, não sei o motivo. Até mesmo os nomes das matérias nos dois gráficos ficam "tombados" na planilha do dia normal e na planilha do simulado apenas o gráfico da porcentagem fica com os nomes das disciplinas "tombados".

Acho que é isso (muita coisa já hehe). Obrigado desde já.

Ah, pra facilitar, vou disponibilizar o arquivo, caso você queira fazer alguma alteração ou caso alguém se interesse pelo plano de estudos:

Plano de estudos parcialmente pronto

Editado por fhribas

Compartilhar este post

Link para o post

a formatação condicional, com office inferior a 2007, mostra apenas três condições.

post-452995-1230994066_thumb.png

Editado por RATHATHA

"O saber é um eterno aprendizado" <-- // --> "O conhecimento quando é dividido, faz várias somas"

O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes."Cora Coralina"

MEU SITE -- MEU BLOG

Compartilhar este post

Link para o post

O office que eu utilizo é o 2007, acho que mudou para o modo de compatibilidade quando o shark modificou o arquivo. Você sabe como eu posso aplicar novamente a formatação condicional, como está nessa imagem que você passou? Obrigado.

Editado por fhribas

Compartilhar este post

Link para o post

3) Talvez você saiba que a FUVEST, por exemplo, tem questões interdisciplinares. Como eu faço para adicionar o campo das questões interdisciplinares (na verdade essa dica serviria caso eu quisesse adicionar qualquer outro campo, né?) na planilha do simulado? É possível fazer isso sem perder as propriedades e o gráfico vai mudar automaticamente?

4) Aproveitando a questão anterior, caso eu retire alguma disciplina, as propriedades das outras células e dos gráficos se mantêm intactas?

5) Quando eu for utilizar pra valer esse gráfico, como eu faço para duplicar as planilhas do dia normal e do simulado? Você acha muito arriscado manter uma pasta de trabalho do excel com planilhas de todos os dias? Considera melhor após uns 3 meses, por exemplo, eu criar uma pasta de trabalho nova? (é que não sei se o excel trava com muitas planilhas em uma mesma pasta, não sei quase nada de excel pra falar a verdade).

De dúvidas mais criticas, acho que essas mesmas que restaram. De resto, a planilha está praticamente pronta.

Caso a questão 3) tenha ficado confusa: gostaria de saber como eu faço para acrescentar "Interdisciplinares" na tabela da planilha "Simulado" fazendo com que funcione no gráfico, como se fosse mais uma matéria. Obrigado desde já.

Editado por fhribas

Compartilhar este post

Link para o post

Clique em uma célula de qualquer materia > com o botão direito

Escolha Inserir > Deslocar coluna Inteira.

o Gráfico já acompanha O quê você escrever.

"O saber é um eterno aprendizado" <-- // --> "O conhecimento quando é dividido, faz várias somas"

O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes."Cora Coralina"

MEU SITE -- MEU BLOG

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que essa é minha última dúvida. Como eu faço para copiar todo o conteúdo da planilha para outra na mesma pasta de trabalho do excel 2007? Tem algum jeito automático de fazer isso, sem ser utilizando copiar e colar? Tem como clicar com o botão direito em cima da aba da planilha lá embaixo e utilizar alguma opção de duplicar? Obrigado.

obs: caso não entenda a pergunta, pode falar que eu tento explicar novamente, ok? Obrigado.

ps: Fui tentar fazer o que você falou e, realmente, acrescenta um outra coluna. O problema é que quando eu faço isso e crio "Interdisciplinares" como se fosse uma nova matéria, digito o número de questões e a quantidade de acertos, a média e a porcentagem não estão sendo calculadas na tabela, parecido com quando eu digitava uns números para testar e apagava a média resultante ou a porcentagem resultante. Quando eu fazia isso não calculava mais a média nem a porcentagem. Obrigado desde já.

Editado por fhribas

Compartilhar este post

Link para o post

- -
Com relação ao item que informei " ... , porque por padrão o Office oferece apenas até 3 condições para Formatação Condicional ... "

- -
- -
- -
- -
- -
- -
- -
- -
- -
-
Leia-se " ... , porque por padrão os Office's inferiores ao 2007 oferecem apenas até 3 condições para Formatação Condicional ... "

- -
Desculpas ! Me expressei mal .

- -
Bem Lembrado pelo RATHATHA , Vlw !

2) As linhas aparecem na planilha do dia normal mas na planilha do simulado não (eu prefiro que não apareça, como eu faço isso na planilha do simulado?)

Ferramentas >> Opções ... >> Na Aba Exibir >> Desmarque a opção Linhas de Grade >> Ok .

3) Talvez você saiba que a FUVEST, por exemplo, tem questões interdisciplinares. Como eu faço para adicionar o campo das questões interdisciplinares (na verdade essa dica serviria caso eu quisesse adicionar qualquer outro campo, né?) na planilha do simulado?

Para inserir um campo :

Na Célula B3 - Planilha "Simulado" (da planilha disponibilizada por vc) >> Clique com o direito do mouse >> Inserir >> Linha inteira >> OK .

3.1)É possível fazer isso sem perder as propriedades e o gráfico vai mudar automaticamente?

Se Inserir nº Questões "interdisciplinares" vai depender do Peso (Percentual delas) e terá que ser somada ao percentual das questões "normais" (Percentual diferente – suponho)

Seria bom Criar Novos gráficos , (+ simples e vc já conhece) , após as inserções da nova Linha (Campo - Nº de Questões "interdisciplinares" ) e as Alterações nas Fórmulas de Média e Percentual .

Se vc retirar uma coluna (de Qualquer disciplina) não alterará nas outras colunas (das outras disciplinas) , mas no Gráfico ficará o Campo da disciplina correspondente "Vazio" (não fica bem) .

5) Quando eu for utilizar pra valer esse gráfico, como eu faço para duplicar as planilhas do dia normal e do simulado? Você acha muito arriscado manter uma pasta de trabalho do excel com planilhas de todos os dias? Considera melhor após uns 3 meses, por exemplo, eu criar uma pasta de trabalho nova?

Copiando a Planilha :

Clique com o direito sobre a planilha q deseja copiar >> Mover ou Copiar ... >> Selecione a planilha -- Marque criar uma cópia >> OK .

6) Estou com a impressão de que as coisas (gráficos e tal) estão maiores na planilha do dia normal, não sei o motivo. Até mesmo os nomes das matérias nos dois gráficos ficam "tombados" na planilha do dia normal e na planilha do simulado apenas o gráfico da porcentagem fica com os nomes das disciplinas "tombados".

Se quiser manter o mesmo tamanho do Gráfico >> Duplo clique sobre onde quer diminuir a Fonte >> escolha Tamanho da fonte >> OK .

Caso possa Aumentar o tamanho do Gráfico : clique no Gráfico >> selecione um dos vértice da área do Gráfico >> Arrastar .

Espero ter sido Útil .

Aguardo resposta neste Fórum , Vlw !?

Disponibilizando Arquivo no Fórum - Regras do Fórum - Diga se a Dica Funcionou , POR FAVOR ! - Sites que oferecem apostilas gratuitamente

ccclxvii - A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que eu me expressei mal na 3) shark. O que eu quero, na verdade, é adicionar "Interdisciplinares" como se fosse outra matéria, como por exemplo: Quím, Fís, Mat, etc.

Fazendo o que o rathatha falou, não estava mais calculando a média nem a porcentagem, quando eu colocava dados nos campos de numero de questões e acertos na coluna de "Interdisciplinares". Obrigado desde já.

Compartilhar este post

Link para o post

Consegui arrumar o que eu queria, criei uma coluna para questões interdisciplinares na planilha do simulado. A planilha do simulado está bem adequada agora pra simulado tipo FUVEST (90 questões), acredito eu. Bom, vou aproveitar este post para disponibilizar o link, caso o shark ou o rathatha queiram ver como ficou no final ou caso alguém queira utilizar um plano de estudos:

Plano de estudos arquivo final

Novamente, muito obrigado por se disponibilizarem, shark e rathatha. Espero que esse arquivo realmente seja o final (H) Feliz ano novo!

edit: o arquivo que eu coloquei o link a primeira vez nesse post estava com um problema em fisica eu acho, então coloquei outro link.

Editado por fhribas

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Quer postar a sua dúvida? Cadastre-se pois é rápido e fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...