Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MalGaniz

PC só liga dando curto!

Mensagem Recomendada

Olá pessoal,

Sei que este assunto já foi postado neste forum, pois, pesquisei antes de iniciar outro, porém, nada nele me ajudou a resolver o problema.

Minha placa-mãe: K7VMM +REV 7.1a (BIOS não atualizada em default)

TIPO DE FONTE: ATX 350W e ATX 250W (Duas fontes ATX foram testadas)

Processador: Athlon XP 2200+ (Sem overclock)

Memória RAM: Kingstone 1GB + Samsung 256 MB (testadas pelo Memtest)

Placa de video (onboard): S3 Pro Savage 32 MB

Placa de video (AGP): ATI Radeon 9250 - 256MB

Hard Disk (IDE 0): Maxtor 30GB NTFS

Hard Disk (IDE 1): Samsung 20GB ext3

Sistema Operacional: Windows XP

Tudo acima foi devidamente testado: até mesmo isolei a placa-mãe do gabinete para evitar curto. Para ter certeza, tentei ligar o PC pelo botão com apenas a fonte plugada mas não funcionou.

Depois de tudo, o que realmente deu algum resultado foi a chave de fenda nos conectores do led panel:

http://img40.imageshack.us/i/panele.jpg/

Como de costume, testaríamos com a chave de fenta nos pinos correspondentes ao "POWER SW", que é conectado ao botão de Liga/Desliga, porém, quando encosto a chave nada acontece. Entretanto, o computador liga ao passar a chave entre POWER LED e POWER SW, motivo? Desconheço até então.

Tentei fazer com que o PC ligasse pelo teclado, mas, é necessário que o estabilizador fique ligado, ai me complica...

Peço, por favor, dicas, pois, este sim é o tipo de problema com que eu tive pesadelos!!! Ninguém mais usa o PC aqui em casa por medo de ligar no curto ou por não saber onde faz, to vendo a hora de não conseguir ligá-lo mais.

Qualquer ajuda agradeço desde já.

P.S.: Como é esse negócio de ligar juntando o FIO VERDE com qualquer outro FIO PRETO da fonte? é seguro? posso fazer com que fique permanente?

P.S.: Os botões ja foram testados e estão Ok, as fontes testadas estão Ok, já tentei ligar o PC sem nada além da fonta,

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informações adicionais:

Antes que perguntem, já testei os botões em outra máquina, o de RESET e o POWER, além de invertê-los na minha placa-mãe. Descarta-se então a hopótese de ser fio quebrado ou qualquer coisa do tipo.

Aguardo respostas

Compartilhar este post

Link para o post
Tente ligar os fios do POWER neste lugar, veja se resolve:

(pasando a chave aí, ele liga?)

Então, essa combinação eu já fiz, o power não dá resultado muito embora eu passe a chave exatamente no local que você indicou. Agora mesmo acabo de ligar o PC com um simples toque no terceiro pino. =/

Vlw por responder.

Aguardo mais dicas, abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que cairia bem uma boa limpeza (lavagem mesmo) com álcool isopropílico nesta BOARD, desmonte-a, veja se tem oxidação em algum ponto, lave e esfregue com uma escovinha. Remonte e teste. Abraço.

silvio_nova.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Eu acho que cairia bem uma boa limpeza (lavagem mesmo) com álcool isopropílico nesta BOARD, desmonte-a, veja se tem oxidação em algum ponto, lave e esfregue com uma escovinha. Remonte e teste. Abraço.

Olá amigo.

Já fiz o procedimento, a propósito, o PC ficou assim logo após eu ter feito uma limpeza geral com um pano limpo apenas. O que fiz foi remover todo o pó que continha no gabinete e nem se quer deixei cair um parafuso na mobo. Aproveitei que desmontei o PC e isolei a placa-mãe do gabinete com um pedaço de plástico recortado nas dimensões exatas da mobo.

Aguardo respostas.

Abraço e obrigado por responder.

P.S.: Acabo de ligar o PC encostano uma pinça em 1 dos pinos do Power LED (fios da luz do gabinete), isto me intrigou bastante, pois, foi apenas 1 pino e nada mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é correto colocar nada entre a BOARD e o CHASSI do Gabinete, na montagem, exceto os parafusos próprios que acompanham o KIT, de plástico e de metal, alguns com arruelas de papelão. Observe e retire qualquer apetrecho à mais que tenha colocado. Quanto à limpeza com pano, não recomendo. Boards com significativos problemas na parte das ligações, é recomendado a lavagem com álcool isopropílico.

"""P.S.: Como é esse negócio de ligar juntando o FIO VERDE com qualquer outro FIO PRETO da fonte? é seguro? posso fazer com que fique permanente?"""

Este tipo de ""TESTE"" é para saber se a fonte liga, se não está queimada...é seguro, quando desligada da BOARD, não para o seu problema. Abraço.

silvio_nova.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Não é correto colocar nada entre a BOARD e o CHASSI do Gabinete, na montagem, exceto os parafusos próprios que acompanham o KIT, de plástico e de metal, alguns com arruelas de papelão. Observe e retire qualquer apetrecho à mais que tenha colocado. Quanto à limpeza com pano, não recomendo. Boards com significativos problemas na parte das ligações, é recomendado a lavagem com álcool isopropílico.

"""P.S.: Como é esse negócio de ligar juntando o FIO VERDE com qualquer outro FIO PRETO da fonte? é seguro? posso fazer com que fique permanente?"""

Este tipo de ""TESTE"" é para saber se a fonte liga, se não está queimada...é seguro, quando desligada da BOARD, não para o seu problema. Abraço.

Obrigado pela resposta Silvio,

Já removi o plástico que usei para isolar a placa do gabinete.

E como fica o fato de eu conseguir ligar isto tudo somente encostando a chave em um dos pinos correspondentes ao "Power LED"?

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post
E como fica o fato de eu conseguir ligar isto tudo somente encostando a chave em um dos pinos correspondentes ao "Power LED"?

Provavelmente a trilha (na motherboard) de um dos pinos do “power on” esta partida, verifique com um multímetro.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso