Ir para conteúdo
  • Publicidade

matheusclp

Geoprocessamento de Dados

Mensagem Recomendada

Olá....eu faço curso tecnico de Informatica e este ano a minha escola começou com um projeto de Geoprocessamento de Dados....(eles tem um laboratorio especifico para isso).... e eu fui um dos escoilhidos a fazer um estagio (não remunerado) e o curso(de graça)...eu ja comecei a mexer em algumas coisas como Autocad map....e coisas assim.... agora em Março um pessoal do INPE vai vir para dar um curso rapido sobre Mapeamento e outras coisas...a minha duvida é o seguinte alguém ja ouviu falar alguma coisa de Geoprocessamento de Dados?....sera que vai me ajudar a conseguir um bom emprego futuramente...pois que eu saiba somente...Universidades tem este curso e eu vou te-lo e trabalhar com ele oque ajuda bastante....vou mexer com Programação...principalmente JAVA e C...alem de outras linguagens....isto ira me ajudar?

Athlon Sempron 2800+ | ABIT NF7-S2G | 1Gb DDR 400mhz @Dual Channel | ATI Radeon 9600XT | Volcano 11+ Xaser Edition | HD Seagate 160Gb SATA | HD Quantum Fireball 30Gb | LG DVD-RW 40X24X40/16X 4164b | LG CD-RW 12x8x32 | 19" Tela Plana | Virtua 600k

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caro Matheusclp,

nem todo mundo tem sua sorte e esse curso vale por 1000 certificações Microsoft. Muitos matam e morrem somente para para fazer o curso do INPE. Utilizo o ArcView com base de dados em Access para selecionar clientes com poder aquisitivo superior a US$ 2,5 mil. Cada vez mais, um número maior de empresas está utilizando os recursos de geoinformação como base para suas estratégias. Dados do Instituto Datacenso indicam que somente o mercado brasileiro de geoinformação encerrou 2002 com o faturamento global de R$ 1,5 bilhão e a estimativa é de chegar ao montante de R$ 1,7 bilhão neste ano. A pesquisa do instituto indicou também que a média de faturamento das empresas que atuam no segmento de geoinformação foi de R$ 4,9 milhões e neste ano deve crescer 14%.

Esse mercado engloba as área de agrimensura, GPS (localização por satélite), mapeamento digital, imagens de satélite, LBS(serviços baseados em localização), geomarketing, agricultura de precisão, GIS - sistemas de informações geográficas.

A Epson, por exemplo, realizou no segundo semestre de 2002 um mapeamento de mercados potenciais, onde foram levados em consideração itens como potencial de consumo por bairro, dividido em categorias como informática e material de consumo. A partir do levantamento, a fabricante cruzou as informações com uma base de dados própria para identificar onde as revendas deveriam estar localizadas e onde era preciso dar mais atenção a determinado parceiro.

Diante desse quadro, você ganhou sozinho na loteria e ainda não sabe. Imagine uma profissional de informática com especialização em GIS.

Com esse curso e uma habilidade para analisar informações, você será um profissional imbatível e mais remunerado que os simples escovadores de bytes e bits.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu pela ajuda.....quer dizer que eu estou no caminho certo.....vou começar a me empenhar mais nisto....outra coisa...o projeto que nós vamos desenvolver é o seguinte me corrija se eu estiver errado.....nós vamos pegar uma região da nossa cidade e vamos primeiro topografar ela através GPS ou por fotos tiradas por satelite...depois nós vamso ter que criar um programa em Java ou C usando o MySQL.....e fazer com que os dados coletados sejam mostrados no mapa que vai ser criado no AutoCad Map....e com isso fazer o levantamento de cada região....eu sei que isso da dinheiro pois a minha escola fechou um negocio com a prefeitura de quase R$800.000,00 por ano.....e ano que vem a minha escola talvez abra o curso de Geoprocessamento....e os alunos que hj são estagiarios ano que vem serão os professores....que bom que eu estou no caminho certo.....obrigado por esclarecer a minha duvida...por favor postem mais coisas sobre o assunto eu agradeceria4.gif4.gif4.gif4.gif

Athlon Sempron 2800+ | ABIT NF7-S2G | 1Gb DDR 400mhz @Dual Channel | ATI Radeon 9600XT | Volcano 11+ Xaser Edition | HD Seagate 160Gb SATA | HD Quantum Fireball 30Gb | LG DVD-RW 40X24X40/16X 4164b | LG CD-RW 12x8x32 | 19" Tela Plana | Virtua 600k

Compartilhar este post

Link para o post

green.gif - matheusclp escreveu:

----------------

Valeu pela ajuda.....quer dizer que eu estou no caminho certo.....vou começar a me empenhar mais nisto (...)

----------------

geek.gif - Quemel incentivou:

Caro Matheus,

se está no caminho certo? Leia abaixo, na íntegra esse mercado:

Negocios Inteligentes - Ferramentas de GIS ajudam a traçar planos estratégicos com o geomarketing.

Compartilhar este post

Link para o post

Quemel, adorei esta reportagem era o que eu estava precisando saber, para que eu me aprofunde mais ainda, eu sabia que o Geomarketing esta em alta, mas não imaginava que era tudo isso, tem uma frase que me chamou muito a atenção e vou posta-la aqui..."Já Schmiegelow, da Sisgraph, diz que a empresa precisa aumentar seu poder de distribuição, mas que é difícil encontrar distribuidores e integradores porque falta mão-de-obra especializada."....esta Mão-de-Obra especializada que eles não tem será que poderia ser eu um diaquestion.gif.....4.gif2.gifadorei esta materia, quando você tiver mais materias falando sobre isso me mande uma MP.....Ps: tempos atrás eu postei que iria fazer faculdade de Sistema de Informação para que mais tarde eu possa me especializar em GIS, é este mesmo o caminho a seguirquestion.gif....

Muito obrigado pelo incentivo que você esta me dando.....

Compartilhar este post

Link para o post

Caro Matheus,

em uma das pesquisas da USP/Unicamp que se chama Impact (monitoramento de mercado dos formados em até dois anos) revela que os melhores salários pagos estão na área comercial. Ou seja, empresas como IBM e Microsoft pegam os melhores talentos técnicos e depois de aproximadamente 5 anos de intenso trabalho de implementação de soluções, eles passam também a comercializar o mix.

Meu último grande trabalho foi em uma empresa de gestão ambiental , em três meses, tive que planejar, implementar e administrar um rede Windows 2000 Advanced Server com AD, Políticas de Segurança e Continuidade de Negócios com ajuda de um estagiário e estudande de Sistemas de Informação. Vou chamá-lo de RT. Ele tem apenas 23 anos e após 7 meses do projeto encerrado, a rede não teve sequer uma falha (até agora). Disse que o trabalho de rede qualquer pode fazer, mas caso opte por fazer carreira na empresa pode se dar muito bem, haja visto que o Msc em GIS saiu para tomar posse em cargo público. Estuda agora ele todas as possibilidades de GIS.

Se puder fazer o curso de Sistemas de Informação + o curso no INPE, sua vantagem competitiva já será maior. Por isso aproveite, esteja nos bancos acadêmicos não apenas para pegar o diploma, mas realmente para construir conhecimento e a manejar saberes.

Busque competências que o tornem mais do que um Analista de Sistemas, mas um Consultor de Negócios, aquele que saber lucrar com as informações que são extraidas dos sistemas.

Compartilhar este post

Link para o post
Ano que vem eu estarei começando a minha faculdade de sistema de Informação em SP, e com isso eu mandarei o meu curriculo para varias empresas, pois eu apesar estar focado para uma área especifica sei fazer de tudo um pouco, Programo, faço assistência, monto e monitoro redes e servidores, sei mexer com BD, eu não consigo ficar parado, tenho vontade e tento aprender o máximo,pode ter certeza que na faculdade eu não estarei ocupando apenas um assento academico para pega um diploma, mas sim para construir conhecimento e a manejar saberes, como você citou acima, e o curso do INPE com certeza eu vou batalhar para conseguir fazer algum, eu sei mexer com as ferramentas que eles desenvolveram para Geoprocessamento o Spring, sei trabalhar com Autocad, eu quero e vou conseguir ser um grande Consultor de Negocios, pois eu gosto de me envolver com os processos que acontecem a minha volta, gosto de me informar, agora o que eu preciso é de uma chance para mostrar que eu sei e que sou capaz, se esta chance aparecer quem me oferecer, garanto que ficará satisfeito....eu sei que tem bastante gente que sabe trabalhar com Geoprocessamento melhor que eu, mas eu também sei que não tem gente suficientemente capacitada para trabalhar nesta área, eu este ano termino meu estagio em Geoprocessamento e junto o meu curso técnico em Informatica, que para mim vai ter um grande valor quando eu for arrumar algum emprego.

Compartilhar este post

Link para o post

Você é um homem de muita sorte, pois esta oportunidade lhe tornará um formado com um F maiúsculo, com uma qualificação que lhe tornará muito requisitado caso saiba aproveitar as oportunidades...

Eu sempre tive vontade de mexer com essa área, mas quando pesquisei sobre vi que não estava ao meu alcance os cursos e disponibilidade de trabalho...então segui na área de suporte mesmo....a alguns anos atrás eu comecei a oferecer a idéia de um site no estilo do Apontador.com.br e depois de um tempo os caras lançaram, aí que eu desisti mesmo da idéia....mas ainda penso caso no futuro ter condições, de lançar um site para o Brasil inteiro misturando o site belohorizonte.com.br com o apontador.com.br, ou quem sabe participar de algum projeto do gênero já me deixaria bem feliz...tem algo que a Mercedes Benz lançou nos States que está mudando os sistemas de GPS para carro, chamado Telematic se não me engano...muito show também...

ass_matrix3d2.jpg

"O homem comum fala, o sábio escuta, o tolo discute."

Compartilhar este post

Link para o post

----------------

matrix3d escreveu:

Você é um homem de muita sorte, pois esta oportunidade lhe tornará um formado com um F maiúsculo, com uma qualificação que lhe tornará muito requisitado caso saiba aproveitar as oportunidades...

Eu sempre tive vontade de mexer com essa área, mas quando pesquisei sobre vi que não estava ao meu alcance os cursos e disponibilidade de trabalho...então segui na área de suporte mesmo....a alguns anos atrás eu comecei a oferecer a idéia de um site no estilo do Apontador.com.br e depois de um tempo os caras lançaram, aí que eu desisti mesmo da idéia....mas ainda penso caso no futuro ter condições, de lançar um site para o Brasil inteiro misturando o site belohorizonte.com.br com o apontador.com.br, ou quem sabe participar de algum projeto do gênero já me deixaria bem feliz...tem algo que a Mercedes Benz lançou nos States que está mudando os sistemas de GPS para carro, chamado Telematic se não me engano...muito show também...

----------------

Valeu matrix3d, eu realmente espero que tudo isso que você e o Quemel falaram realmente chegue a acontecer....sabe esta areá que eu já atuo...não é muito dificil....é muito bom, faço tudo com prazer, como se fosse um lazer....apesar de ser uma coisa que não admite erros...pois os calculos são os mais complexos possiveis, mas o computador nestas horas ajuda e muito..hehehe...e existem programas que fazem tudo....você só manuseia....

Compartilhar este post

Link para o post

Este texto que vou escrever agora foi um MP que eu enviei ao QUEMEL ontem, contando que graças a algumas dicas dele e de mais alguns colegas daki eu consegui alcançar um objetivo.

56.gif 56.gif 56.gif

"Quemel, há 2 anos atrás quando eu ainda fazia estágio eu postei o tópico abaixo no qual você me mostrou um caminho a seguir e gostaria de lhe dizer que hoje eu trabalho na Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos em São Paulo/Capital aonde sou desenvolvedor de um sistema de um localização e rotas, e que mesmo será aberto ao publico em geral, nossa base dados já está chegando em um número absurdo de pontos notaveis.

Faço faculdade de Sistemas de Informação, infelizmente tive que largar da minha primeira faculdade e por isto estou começando novamente minha segunda faculdade porém o mesmo curso.

Você tinha me dito que esta área é muito produtiva no setor público aqui estou eu HOJE fazendo 1 ano trabalhando nesta orgão público.

Muito Obrigado

Abraços"

Compartilhar este post

Link para o post

Caro Matheus,

veja que sua escolha acadêmica e seu trabalho estão muito relacionados e pelas últimas pesquisas, você irá mais longe do que pensa.

Um estudo recém-concluido pelo Instituto de Trabalho dos Estados Unidos realizou projeções para descobrir quais serão as as carreiras mais promissoras dos próximos dez anos. Sete entre 20 listadas exigem experiência em computação. O envelhecimento da população e a busca por novos tratamentos prometem também uma forte demanda por profissionais de saúde. A campeã da lista foi a engenharia ambiental.

As carreiras mais promissoras para os próximos dez anos

Carreira (perspectiva de aumento)

9.gif 1º Engenheiro ambiental (54%)

9.gif 2º Analista de sistemas e informações (42%)

Conselheiro de finanças pessoais (36%)

Administradores de banco de dados (33%)

Engenheiro de software (28%)

Engenheiro biomédido (28%)

Relações públicas (28%)

Administrador de infossistemas (26%)

Fonte: Bureau of Labor Statistics - EUA

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Quemel, eu sempre que posso me esforço nesta área, e mais para frente pretendo fazer alguma certificação, e com certeza farei de tudo para ter um futuro brilhante!

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
[[Template core/front/global/guestCommentTeaser is throwing an error. This theme may be out of date. Run the support tool in the AdminCP to restore the default theme.]]