Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

A partir do dia 19/11/2018, o foco do Fórum do BABOO é apenas Windows e Segurança Digital conforme informado no início de 2018.
As áreas que não têm relação com esses dois assuntos foram arquivadas e seus tópicos estão disponíveis para consulta na área Tópicos Antigos.

Conheça as novidades de 2019 para o BABOO e Fórum do BABOO

Yoshi RJ

Fonte 3RSystem 500W pegando fogo

Mensagem Recomendada

Oi pessoal,

Ontem eu estava no meu computador montado por mim mesmo no começo de julho de 2010 e o PC desligou do nada. Desliguei o estabilizador e liguei de novo depois de uns 10 segundos. Quando pressionei o botão Power do gabinete, o PC rodou os coollers por 1 segundo e desligou tudo.

Tenho outro PC mais antigo em casa. Peguei a fonte dele que é uma bem genérica de 220W Wise Case, coloquei no meu PC sem placa de vídeo, memórias, HD, DVD e coolers e pronto. Meu PC firmou a energia.

Para comprovar que o problema está na minha fonte 3RSystem IceAge de 500W, coloquei ela no meu outro PC. Como o outro PC possui um tipo de tecnologia mais antiga, ele não desligou em 1 segundo. Quando liguei a minha fonte nesse PC, vi o cooler dela (fonte 3RSystem) rodando e deu pra enxergar um foguinho numa parte dela. Depois que ela esfriou, vi uma parte amarela dela que eu acho que é uma bobina, com o plástico amarelo meio derretido.

Comprei numa loja anunciante no www.boadicacom.br . Na época, dizia que tinha garantia de 1 ano. Hoje fui na loja e apresentei a nota fiscal e o vendedor me disse que a garantia é de 3 meses (estava 3 meses na nota) da loja e 1 ano do fabricante. Pesquisei e notei que só encontro contato com o fabricante nos EUA, CANADA, CHINA e CORÉIA. Então, tenho algumas perguntas.

1 - Como eu devo recorrer a essa garantia? ela é válida aqui no Brasil?

2 - Se for válida, como é possível eu enviar um produto pesado como esse para outro país?! (deve ser um preço absurdo)

3 - Tenho prática com soldagem de alguns componentes. Tenho ferro de solda e solda. É arriscado tentar substituir o componente danificado por outro novo com as mesmas especificações?

Configuração do meu PC:

FONTE: 3R System iCEAGE IA500HP80 500W

Você encontra o Review dela no clube do hardware

AMD Phenom II x4 945 95W

ECS A785GM-M7

2GB DDR3 Kingston 1333MHz

2GB DDR3 Kingston 1333MHz

HD Seagate Barracuda SATA2 500GB 7200RPM

DVD-RW Samsung SATA

Sapphire HD5750 GDDR5 1GB

5 Collers de Neom

1 Leitor de cartão

1 Mouse PS2

1 Teclado PS2

1 Bluetooth USB

Sobrecarga eu acredito que não tenha sido o causador do problema da fonte. Sempre rodei nessas configurações desde a sua montagem. Já realizei vários testes de stress e o PC nunca desligou, reiniciou ou deu tela azul. Lembro que já relizei um teste em que o processador chegou a 69°C e a placa de vídeo a 95°C e o PC aguentando bem firme, sem qualquer falha. Jogo todos os lançamentos de jogos na configuração máxima e também nunca ocorreu nenhuma falha.

Emfim, desculpem esse texto gigantesco. Mas preciso muito da ajuda de vocês pois preciso muito do PC, estou sem dinheiro e fiquei meio sem chão com essa situação.

Grato.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

1 Contate o RMA da mesma, entre em contato falando qual o problema.

2 Sim eh possivel mas nao deve compensar.

3 Se tiver pratica e se sabe ver a leitura dos componetes (listras dos resistores, polos de diodos capacitores etc) e ver mesmo o que esta queimado com ajuda de multimetro, ateh fica arriscado mas eu faria isso (tenho certa experencia nesse assunto) e nao esqueça do suga solda para "dessoldar" os componetes mas sempre com cuidado de nao queimar nada.

Eu também indico uma fonte de marca mais conhecida Coolermaster, Corsair, OCZ 500W reais e atente a garantia menos de 1 ano não é boa compra, nao fique tao desanimado acontece mesmo em fontes de marca o pior eh arcar com os prejuizos.

Editado por ZzZzJuniorzZzZ

Asus P5KPL AM/BR / Core 2 Duo E7500 @ 3,22Ghz / 2GBs Corsair 800 Mhz @876 Mhz / Fonte Aerocool 500W Reais / HD SATA II 320 GB + 1 TB Seagate Externo / EVGA GTX 550Ti / Windows Seven Ultimate 7600 32 Bits / Razer Abyssus

Compartilhar este post

Link para o post

oi, vi na nota fiscal e a garantia e de 3 meses pra produto importado. Entao, resolvi abrir a fonte. A parte que aqueceu e uma bobina enrolada numa fita adesiva amarela. Removi essa fita derretida e coloquei fita isolante. Liguei o ela no PC e tudo funcionou normal. Quando eu fui rodar o jogo crysis 2, rodou por 1min e desligou. Tirei a fonte e abri. Coloquei o dedo na peça e estava MUITO quente. Acho que estava a uns 100 graus. Entao pessoal, pergunto aos que entendem de eletronica o que pode ser?

bem. Nao sei se o nome e bobina mesmo. O componente e uma roda com um fio de cobre dando varias voltas ao redor dessa roda. Imaginem um pneu feito de fio de cobre hehe e isso. Abracos.

Compartilhar este post

Link para o post

mesmo que fosse lucro mexer, seu PC está com uma config boa, ou seja, não vale a pena tentar fazer uma ´´gambearra`` pois quem faz isso sabe que nunca vai ser a mesma coisa que uma fonte totalmente intacta de fábrica...

o mais adequado é a troca da fonte, não é recomendável você mexer na bobina ou em outros componentes elétricos da fonte, se você mexer em algo errado e por um acaso duplicar uma fase ativa, você pode queimar sua placa-mãe ou qualquer outro componente do computador, o melhor a fazer é trocar a fonte mesmo, ainda mais seu PC que usa uma GPU e ainda tem varios coolers, eu tinha uma fonte de 500w reais e nao deu galho no meu PC.. minha config é TA890GXE biostar + phenom 1090t 6 cores + memória kingston 4 GB, HD 2 TERA 1+1, gabinete sentey arvina 6 coolers LED, e uma gtx460

consumo muito alto de energia, entao a fonte antiga nao guentou o reggae.. tirei ela antes q me desse prejuizo, ela esquentava meu quarto inteiro e era uma corsair...

to usando uma fonte genérica até comprar uma de 750w reais mas claro q dos 6 coolers led só to usando 4, sem GPU, sem 1 HD, e mesmo assim os cooler tao com velocidade baixa... pcs atuais exigem mais energia mesmo.. não tem jeito =)

Sou louco porque vivo em um mundo que não merece minha lucidez

Bob Marley

Compartilhar este post

Link para o post

Creio q a fonte esta superaquecendo mas como thiaguinho disse eh melhor comprar outra mas se quiser testar sua sorte passe dnovo a fita isolante mas passe 2 vezes para nao ficar nem fina nem grossa e nao dexe deixe a fonte aberta porem com um ventilador do lado com o gabinete aberto claro para entrar o ar eu nao aconselharia nunca fazer isso mas que eu fazia :007:

Asus P5KPL AM/BR / Core 2 Duo E7500 @ 3,22Ghz / 2GBs Corsair 800 Mhz @876 Mhz / Fonte Aerocool 500W Reais / HD SATA II 320 GB + 1 TB Seagate Externo / EVGA GTX 550Ti / Windows Seven Ultimate 7600 32 Bits / Razer Abyssus

Compartilhar este post

Link para o post

pessoal, eu sou um energumeno! Cheguei em casa agora e fui ler a caixa da fonte e vi bem pequenininho escrito que era importado por casemall.com.br! O problema e que eu abri a fonte mas o lacre esta la porem rompido -cortei com estilete- sera que eles aceitam ela assim? Se nao aceitarem, se eu pagar eles consertam em alguma autorizada? Aff --' to muito bolado comigo mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Thiaguinho esta certo :010:

Porem tenta vai que cola :006:

Compartilhar este post

Link para o post

verdade... garantia perdida mesmo, pois ela tem 5 anos de garantia não interessando se ela é importada ou não...

possuo uma e to feliz com ela, já é minha segunda, a 1° está no PC que eu vendi e agora no meu PC novo, ou seja, talvez o seu veio bixada...

mas enfim, abriu = adeus garantia =x

Compartilhar este post

Link para o post

Oi,

Há mais ou menos 1 mês, eu estava adicionando um cooller de neom com o PC ligado e uma das tomadas ATA, pegou numa parte do gabinete que tinha uma ponta. O PC desligou na hora. Agora deu isso. Será que isso queimou algum componente e está contribuindo para o superaquecimento do circuito?

Vou aproveitar pra fazer umas perguntas.

O componente que esquenta, como já foi dito, é todo envolvido com fio de cobre e em cima dele, passava uma fita amarela que derreteu.

post-325206-064188100 1304276602_thumb.j [imagem do componente]

1 - Gostaria de saber qual a função dessa fita amarela?

2 - O que eu posso fazer para ela não aquecer tanto desta maneira?

Grato.

Editado por Yoshi RJ

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo jogue fora essa bomba, você esta arriscando muito querendo mexer em sua fonte sem ao menos entender de eletrônica, sua fonte tem uma falha de projeto isso já esta sendo comentado em vários fóruns inclusive no CdH onde fizeram o teste da fonte, serio mesmo jogue fora isso e compre uma de procedência como da Corsair, OCZ, Zalman.

● ASUS CROSSHAIR V FORMULA  ●  AMD FX-8350 4GHz  ● ASUS GTX 970 STRIX OC  ●  2 OCZ AGILITY 3 120GB RAID 0 / 2 HD 1TB SATA3 / 1 HD 1TB SATA2  ●  CORSAIR VENGEANCE PRO SERIES 1866MHz 16GB  ●  CORSAIR TX750W  ●  nVIDIA 3D VISION  ●  SAMSUNG 2233RZ  ●  COOLER MASTER QUICKFIRE TK  ●  2 XBOX 360 CONTROLER WI-FI  ●  CORSAIR HYDRO SERIES H100  ●  CREATIVE INSPIRE T7900  ●  COOLER MASTER STORM STRYKER  ●  MOMO RACING FORCE FEEDBACK WHEEL  ●  CORSAIR M60  ●  XFX WARPAD

Compartilhar este post

Link para o post