Ir para conteúdo

BABOO e KTS 2018 no YouTube Loja online do BABOO

Entre para seguir isso  
Jheferson R

Automação de Planilha do Excel de Controle de Notas Fiscais

Mensagem Recomendada

Olá,

Necessito que alguma pessoa que tenha um conhecimento mais avançado em Excel para que possa resolver este problema. Acontece que trabalho na área administrativa de uma empresa cujo nome está na planilha, e queria automatiza-lá poupando o tempo que o faço manualmente.

Trabalhamos com entradas de Notas Fiscais, cadastrando na planilha (ex.: N° Nota Fiscal, Data de Emissão, Fornecedor(a), Data de Vencimento, Valor das Duplicatas e o Valor Pago, etc).O problema esta na automação da tarefa, sempre quando cadastro outra Nota Fiscal faço uma filtragem na Coluna "Vencimento" para que possa atualizar os valores de determinado mês referente para que possa fazer o pagamento, seguido de alteração nos códigos aonde contabilizo os valores em dépto em determinado mês.

Ex: Faço em uma Célula abaixo da Tabela Principal.

Total DÉPTO mês de Maio de 2011 | 45.000,00 - Função ex.: =SOMA(E125:E150) - Porque as células correspondem com todo o mês de Maio na coluna "Vencimento".

Total PAGO mês de Maio de 2011 | 20.000,00 - Função ex.: =SOMA(F125:F150) - Porque as células correspondem com todo o mês de Maio na coluna "Valor Pago".

Total PAGAR mês de Maio de 2011 | 25.000,00 - Função ex.: =SOMA(B200-B201) - Aqui não teria problemas pois quando atualizo fará automaticamente.

Portando, queria um modo ou função que pouparia tempo fazendo automáticamente, SOMAR os valores de DETERMINADO MÊS em uma Célula separadamente facilitando a sua visualização, sem que eu tenho o trabalho de fazê-lo manualmente, atualizando-o sempre que cadastrar uma Nota Fiscal.

Conclusão: Não sei se expliquei direito, espero a boa vontade de um usuário oferecer ajuda, estarei anexando o arquivo para melhor apurar o problema, acho eu simples, mas para quem começou agora a aprender a ferramenta complicado, procurei em vários sites e não consegui solucionar tal, espero algum BABOO me ajudar.

Aguardo.

Obs:

O arquivo está em formato padrão da Microsoft Office Excel 2007

Editado por Jheferson R

"Inpiração vem dos outros.

Motivação vem de dentro de nós"

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Mourense,

Obrigado pela iniciativa, já retirei a senha e anexei a planilha no mesmo tópico.

Aguardo.

Editado por Jheferson R

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde Jheferson

Para fazer o que vc pediu eu tive que excluir aqueles textos que haviam nas colunas F, G e H, porque senão as fórmulas não funcionam.

Coloquei a data incial e final em cima de cada Tabela de resumo do mês para usar nas fórmulas. Se vc quiser pode deixar a fonte Branca que não irão aparecer.

Para testar é só digitar algum valor pago no mês de junho que o valor que esta zero (por exemplo célula D587) já irá atualizar

Eu criei mais uma tabela resumo até o final do ano para facilitar pra vc.

Na tabela valores Contabilizados para 2010/2011 eu coloquei uma fórmula a partir do mês de maio para automatizar o lançamento.

Veja se é isto que vc precisa e dê retorno.

Um abraço.

NF Controle_Jheferson_07_05_11.zip

Patropi - Moderador

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite Mourense

Primeiramente queria lhe agradecer e de que foi muito bom a sua ajuda e resolveu sim o problema, aprendi até mais do que imaginava só nessa planilha que você pode inserir as funções, que não são básicas, até compreende-las demorou algum tempo. Irei anexar mais uma vez a planilha aqui para que possa ver o que aprendi, modifiquei pouca coisa nas funções, mas saiba que sem suas funções não teria noção de ligar uma coisa na outra, aprender mesmo com quem sabe.

Note: Onde você inseriu as funções =SOMASES(F12:F584;G12:G584;">="&B601...

Mudei: Pelos nomes das colunas na Tabela1 =SOMASES(Tabela1 [Valor]; Tabela1 [Vencimento];">="&"B601...

Essa foi uma das funções que você me passou e que eu por pura sorte e curiosidade modifiquei. Para os valores pagos modifico aonde está Tabela1 [Valor]; por Tabela1 [Pago];.

Obs: Você deve ter notado também que o redimensionamento não está encaixando bem na sua tela, pelo menos se for o caso da minha, pois no meu trabalho a tela tem outra resolução, e eu planejei a planilha para o padrão da tela da empresa. Observo que você cuidou até dos detalhes e não o deixou sair do padrão. Obrigado mesmo.

Depois dessa não saio mais do fórum, qualquer coisa que não souber irei procurar aqui. Não só estarei pedindo ajuda como ajudarei e compartilharei as coisas que sei para outra em dúvida. Afinal já estou ajudando um usuário noutro tópico em outra área do fórum.

Um abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite Jheferson

Fico feliz por ter conseguido te ajudar.

Baixei a tua planilha e vi que vc até me acrescentou nos créditos da planilha.

Através dos intervalos nomeados fica mais fácil de trabalhar com as fórmulas, mas aqui nas respostas normalmente usamos os intervalos para facilitar a interpretação da fórmula, pois nem todos que nos enviam planilhas tem o conhecimemto que vc tem. Geralmente trabalham com planilhas feitas por outras pessoas.

Observei que nas tabelas com o resumo dos meses eu esqueci de alterar omês e em todas as tabelas esta constando: "Total Geral Junho de 2011", pois eu copie/colei da tabela desse mês. Mais um serviço p vc fazer. rsrs.

Quando precisar é só postar no fórum.

Um abraço.

Patropi - Moderador

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia Mourense

Já estou trabalhando a todo vapor na planilha, mais uma vez o meu agradecimento, estou rindo muito pois também não percebi isso TOTAL MÊS DE JUNHO, já mudei.

Pois então, não tenho curso algum na área do Excel, sendo assim ainda sou apaixonado por ele, do quão poderosa ferramenta é, milhares de coisas que pode fazer, essa planilha saiu do nada por pura curiosidade e necessidade, fui mexendo, formatando un cantinho aqui e outro ali, não sabia sequer mesclar e centralizar, o que dá um belo visual na planilha.

Já você foi mesmo um professor e gerente da minha planilha, encaixou-se bem a necessidade e o tempo que vou poupar fazendo manualmente, de planilha básica para programação avançada, olha que não estou exagerando, pois quando olhei as funções pensei: "Meu Deus", de onde ele tirou isso... do conhecimento né...

Não vou sair do fórum não, estou ajudando um parceiro noutra área de Video e afins, depois dá uma passada por lá.

Até mais e um abraço, não esqueça logo estarei de volta.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde faiscarox, pode usar para o que for preciso, mas tipo, essa planilha já está meio antiga, e como daquele tempo pra cá, eu aprendi várias coisas, então fiz atualizações, e a "NF CONTROLE" já esta na versão 3.0.0.

Digamos que essa atualização inclui uma página de ajuda, ela também contém muitas outras modificações, dentre elas;

- Ao carregar a planilha, automaticamente fica em tela cheia.

- Tem a opção de colocar a logomarca de sua empresa.

- Página de total separadas, melhora o entendimento da planilha.

- Página com gráficos de compras e de vendas.

- Menu interativo de navegação entre as planilhas.

- E muito mais!

Também a planilha é totalmente desbloqueada, para verificação dos códigos e modificação como bem entender, caso queira deixar a planilha sem ser tela cheia. é só retirar o código dentro da VBA.

Lembrando que recomendo que utilize essa versão, tem o mesmo objetivo final da planilha antiga. Contém fórmulas que automatizam as tarefas, é simples de usar, e para que comece do zero, limpe a tabela na página Entrar NF. Mude a opção do ano para qual desejar na página Entrar NF e bom uso!

Qualquer dúvida ou modificação em relação a planilha que queira fazer, é só entrar em contato comigo, ok. Abraço!

Editado por Jheferson R

''

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal do forum

Nunca pensei que fosse precisar do excel na minha vida até

entrar na empresa e trabalhar no almoxarifado, e me deparar com

prestação de contas e relatorios a cada final de dia e o tal remaneios de NFs.

pesquisando alguma planilha que pudesse me ajudar na questão de notas fiscais

encontrei neste forum uma que ao meu ver foi uma das melhores que encontrei.

a planilha do amigo Jheferson é show de bola mesmo, parabéns!

Não conheço muita coisa do excel, queria saber se há a possibilidade de acrescentar

ao menu algumas colunas: pois na firma que trabalho tenho que discriminar tudo, então

é possível adicionar ao menu as seguintes colunas: categoria | Discrição do produto | REF | UNID | QTD | V.UNIT |

Pois não concegui mudar nada porque não tenho conhecimento suficiente para isso.

então decidi pedir ajuda.

a planilha é esta:Controle Notas Fiscais 3.0.zip

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Edilson, muito obrigado por ter gostado da planilha, muitas funções que tem nela, consegui aprender aqui no fórum, ultimamente ando meio sem tempo por causa da faculdade, aqui no fórum deve ter alguém pra fazer isso pra você, se der tempo, qualquer dia desses vou ver se encontro tempo para que possa fazer isso pra você, mas não é bicho de sete cabeças não.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso