Ir para conteúdo

A partir do dia 19/11/2018, o foco do Fórum do BABOO é apenas Windows e Segurança Digital conforme informado no início de 2018.
As áreas que não têm relação com esses dois assuntos foram arquivadas e seus tópicos estão disponíveis para consulta na área Tópicos Antigos.

mbarreto84

EXCEL - Capturar o último valor preenchido da coluna

Mensagem Recomendada

Amigos, estou entrando nesse fórum e positivamente surpreso com o grau de colaboração que existe aqui, esperando que algum dos doutores em excel vai saber matar essa.

Tenho uma planilha em que preciso capturar o último valor preenchido da coluna, seja ele qual for (inclusive zero).

Exemplo: na coluna B, lanço valores de B3 até B17 (algumas células podem ficar sem nada), e numa outra célula qualquer (E7 por exemplo), quero que retorne o último valor preenchido desse range de B3 a B17.

Consegui uma fórmula matricial para isso, com um problema: sempre que o último valor preenchido é zero, ele conta como se não houvesse nada e pega o valor anterior a esse. Mas no meu caso, o zero é parte integrante da análise, e portanto indispensável.

No print abaixo segue o exemplo que citei e a fórmula que estou usando e funciona quase perfeitamente, não fosse esse detalhe de estar desconsiderando o zero.

post-568419-0-82463600-1341211969.png

Acho que esse caso não é tão simples, alguém sabe como eu poderia resolver isso?

Agradeço a ajuda de vcs!

Márcio

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde..

ultimo valor.zip

veja se é isto!

Boa sorte!!

O truque da filosofia é começar por algo tão simples que ninguém ache digno de nota e terminar por algo tão complexo que ninguém entenda.

16659376348_0bf967577c_s.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Marcelo e Trafix, desde já agradeço pela ajuda de vcs!

Tentei as fórmulas que me passaram, porém não funcionaram. Consigo identificar o porquê de não terem funcionado, mas não como fazer para funcionar, nem com essas nem com a primeira que passei e que estava tentando inicialmente.

Na fórmula do Marcelo, o problema é que não considera a possibilidade de uma célula estar vazia. Célula vazia é diferente de célula com valor zero, no caso, se a célula estiver vazia (sem conteúdo) preciso que vá pulando para a linha superior até encontrar uma preenchida, e considere o zero como célula preenchida.

Então, por exemplo, tirei o terceiro valor da sequência e a célula A3 ficou vazia. Podem observar no print abaixo que o resultado que ele passa a exibir é 12, quando deveria mostrar o zero que está em A8 e é o último valor preenchido.

post-568419-0-08025700-1341265461.png

Na fórmula do Trafix, isto não acontece, porém ela considera célula vazia = zero, e assim, excluindo por exemplo o valor da última célula A8 e deixando sem nada preenchido, ele entende que o último valor preenchido da sequência é ZERO, quando na verdade é 12 (print também abaixo).

post-568419-0-16360600-1341265627.png

Por isso precisei usar aquela fórmula matricial grande no começo.

Alguém tem novas sugestões? Será que eu consigo fazer isso funcionar?

Obrigado,

Márcio

Compartilhar este post

Link para o post

Barreto,

Boa noite !

A formula que te passei funciona perfeitamente, mais o grande problema de não estar mais funcionando é pq/ no primeiro exemplo você tinha um intervalo de 8 linha e agora você só tem 7, a formula funcionará se você colocar até onde tem dados.

O excel entendi zero como uma célula também sem dados ou vice versa.

Não sei se entendeu o que quis te passar..

Abraços,

Compartilhar este post

Link para o post

Trafix,

É uma necessidade meio chata, mas infelizmente eu preciso que ela funcione desse jeito ;S ou seja, entendendo que a célula vazia NÃO é igual a zero. Se for zero, mostrar o zero como último valor preenchido. Se a célula não tiver nada, ir pulando até encontrar a última com algum valor (inclusive o zero).

Tem a possibilidade de algumas células no intervalo não estarem preenchidas e eu não tenho como modificar isso.

Preciso realmente, que ele diferencie célula não preenchida de célula preenchida com o valor zero.

Alguma ideia do que eu possa fazer?

Abraço,

Márcio

Editado por mbarreto84

''

Compartilhar este post

Link para o post

veja se ajuda

funciona para células contendo número ou texto

=PROC(2;1/(NÚM.CARACT(A1:A100)>0);A1:A100)

Osvaldo

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite...

Haaa, Não vale!!! chegou o Osvaldo, perdeu a graça kkkkkk

Boa Osvaldo, só lembrando ao amigo mbarreto84 que está tua fórmula é "matricial"

Boa noite a todos!!

O truque da filosofia é começar por algo tão simples que ninguém ache digno de nota e terminar por algo tão complexo que ninguém entenda.

16659376348_0bf967577c_s.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Genial amigo, exatamente o que eu precisava e de uma maneira muito mais simples do que a minha primeira fórmula matricial!!!

Abusando da sua boa vontade, gostaria de entender por que usou "2" como primeiro argumento da função?

Muito obrigado a todos que contribuíram!

Márcio

Compartilhar este post

Link para o post
Genial amigo, exatamente o que eu precisava e de uma maneira muito mais simples do que a minha primeira fórmula matricial!!!

Abusando da sua boa vontade, gostaria de entender por que usou "2" como primeiro argumento da função?

Muito obrigado a todos que contribuíram!

Márcio

Pessoal, por favor, vejam se podem me ajudar, também tenho uma planilha em que preciso capturar a última data preenchida em determinadas colunas intercaladas.

Exemplo: na coluna j3, lanço uma data, na coluna R3, lanço outra, na coluna x3, lanço data e na coluna AD3, também. Não necessáriamente as colunas R, X, e AD terão datas, porém, preciso de uma fórmula que me retorne qual a última data preenchida, se for a R, que retorne a data que está na coluna R, se for a X, que retorno a data que está na coluna x e assim sucessivamente.

Desde já agradeço muito a colaboração.

Compartilhar este post

Link para o post
Considerando que as datas estarão nas colunas J, R, X e AD, use a fórmula abaixo para retornar a data mais recente.

=MÁXIMO(J:J;R:R;X:X;AD:AD)

Formate a célula da fórmula para data.

Jeffsilveira,

obrigada! Funcionou! você me ajudou muito!!!

Compartilhar este post

Link para o post