Ir para conteúdo

A partir do dia 19/11/2018, o foco do Fórum do BABOO é apenas Windows e Segurança Digital conforme informado no início de 2018.
As áreas que não têm relação com esses dois assuntos foram arquivadas e seus tópicos estão disponíveis para consulta na área Tópicos Antigos.

mbarreto84

EXCEL - Capturar o último valor preenchido da coluna

Mensagem Recomendada

Pessoal, estou entrando nesse fórum e esperançoso que alguém possa me ajudar.

Não sei se devo continuar neste tópico ou abrir um novo.

Tenho um documento do Excel e nela possui algumas planilhas (abas), preciso que na aba de controle ela me exibe qual a ultima informação cadastrada para um instrumento especifico.

Na imagem abaixo, tenho dois cadastros para o instrumento 8801, linhas 5 e 18 (mas não é regra, ela acontecerá em qualquer linha um novo cadastro).

Cadastro.png.3717b45341b876f1be20c70a49ef06ef.png

Ja na imagem seguinte tenho a aba controle onde me fornecerá  ultima informação valida para este intrumento, ou seja, ele irá aparecer uma unica linha para o instrumento 8801 com a ultima informação válida. Como podem observar a data ele já puxou automático, porém, não consigo fazer o mesmo para as colunas H e I, onde gostaria que me apresenta-se os valores 99xxxxxxx e x-99000000 respectivamente. 

Controle.png.98edc70b63d5f2ebbe6d1648849d37f2.png 

Por ultimo, tenho uma outra aba que se preciso, posso buscar por instrumento e analisar o histórico dele. Podemos observar que a busca já me retorna os dois cadastro, conforme imagem abaixo.

1660186886_HistricoInstrumento.png.921d519b959c6ecb0435a297a0506520.png

Preciso apenas encontrar uma modo ou formula para que seja exibido a ultima informação na planilha de controle para que esta planilha seja eficiente.

Alguém poderia me ajudar POR FAVOR! Eu imploro :) 

Agradeço!!!!

Paulo Henrique

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, Paulo.

Sugiro que você disponibilize aqui no fórum uma amostra do seu arquivo Excel, com alguns dados (4 a 5 linhas) e coloque na própria planilha o resultado esperado e a explicação de como chegou ao resultado.

obs. imagens não servem

Osvaldo

Compartilhar este post

Link para o post
19 horas atrás, osvaldomp disse:

Olá, Paulo.

Sugiro que você disponibilize aqui no fórum uma amostra do seu arquivo Excel, com alguns dados (4 a 5 linhas) e coloque na própria planilha o resultado esperado e a explicação de como chegou ao resultado.

obs. imagens não servem

Controle de Certificados.xlsx

Olá Osvaldo! 

Obrigado pelo retorno. Segue acima a planilha mencionada, coloquei alguns comentários para tentar facilitar a identificação da célula que necessito que retorno um valor. A planilha esta 98% concluída, porém, gostaria de incluir esta automatização nela para ela ficar 100% e estou com extrema dificuldade.

Desde já agraço a ajuda.

Paulo Henrique

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, Paulo.

Cole a fórmula matricial abaixo em H5, arraste para I5 e em seguida arraste ambas para baixo.

=ÍNDICE(CCAL!G$5:G$16;CORRESP(2;SE(CCAL!$C$5:$C$16=$C5;SE(CCAL!$F$5:$F$16=$G5;1))))

obs. eu coloquei na fórmula somente o intervalo em uso na planilha CCAL que vai da linha 5 até a linha 16, se o resultado for o esperado aí aumente o intervalo na fórmula se necessário; vale lembrar que por ser fórmula matricial não é conveniente fazer referência à coluna inteira, tal como as fórmulas que você já tem na planilha, pois com o crescimento da tabela a tendência é aumentar a demora já perceptível no recálculo da planilha.
O ideal seria você criar Intervalos Dinâmicos Nomeados e utilizar os nomes nas fórmulas.

Osvaldo

Compartilhar este post

Link para o post
Em 31/08/2018 at 9:27 PM, osvaldomp disse:

Olá, Paulo.

Cole a fórmula matricial abaixo em H5, arraste para I5 e em seguida arraste ambas para baixo.

=ÍNDICE(CCAL!G$5:G$16;CORRESP(2;SE(CCAL!$C$5:$C$16=$C5;SE(CCAL!$F$5:$F$16=$G5;1))))

obs. eu coloquei na fórmula somente o intervalo em uso na planilha CCAL que vai da linha 5 até a linha 16, se o resultado for o esperado aí aumente o intervalo na fórmula se necessário; vale lembrar que por ser fórmula matricial não é conveniente fazer referência à coluna inteira, tal como as fórmulas que você já tem na planilha, pois com o crescimento da tabela a tendência é aumentar a demora já perceptível no recálculo da planilha.
O ideal seria você criar Intervalos Dinâmicos Nomeados e utilizar os nomes nas fórmulas.

Prezado Osvaldo, 

Não sei nem como agradecer! Me ajudou D+++++++++ :aplauso::aplauso: 

Planilha ficou muito bacana agora com esta função automatizada. E já segui teu conselho, limitei o numero de linhas das colunas, não irei precisar mais que duas mil linhas.

OBRIGADO MAIS UMA VEZ!

Forte Abraço, 

Paulo Henrique

Compartilhar este post

Link para o post

Osvaldo, boa tarde!

Depois de 3 meses e 12 dias, estou aqui novamente com mais uma duvida 😁 

Nesta arquivo que enviei, tenho 3 planilhas (abas), cada uma refere-se a um ano. A quarta planilha seria um relatório onde SE possível gostaria de selecionar um ano da lista suspensa e  que o excel identifique o ano e busque na planilha correspondente (ano selecionado) a somatória do período selecionado de forma automática mês por mês.

Espero que consiga entender meu objetivo. Desde já agradeça sua atenção.

Forte abraço, 

Paulo Henrique 

Modelo.xlsx

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, Paulo.

dúvidas/comentários:

1. geralmente o recurso de selecionar de lista suspensa é utilizado para replicar dados de múltiplas fontes, uma de cada vez, em um único intervalo, porém na planilha Rel você colocou esse recurso em dois intervalos (C4 e C5); porque dois intervalos e não um?; ainda, já que você colocou dois, porque não colocar três, um para cada planilha de origem (2018, 2019 e 2020), isso facilitaria na elaboração das fórmulas.

2. em continuação ao item acima, se você optar por manter dois intervalos ou um apenas, seria viável alterar os nomes das planilhas de Receb-18 para 2018, de Receb-19 para 2019, ... ,?,  isso facilitaria na elaboração das fórmulas

3. nas planilhas Receb-XX há quatro colunas para cada mês, de qual dessas colunas você quer  a soma?

4. eu suponho que o intervalo do qual você quer a soma é da linha 2 até a linha 1003, é isso?; se sim, facilitaria se você colocar na linha 1004 uma fórmula para a soma do intervalo ?2:?1003

Osvaldo

Compartilhar este post

Link para o post
8 horas atrás, osvaldomp disse:

Olá, Paulo.

dúvidas/comentários:

1. geralmente o recurso de selecionar de lista suspensa é utilizado para replicar dados de múltiplas fontes, uma de cada vez, em um único intervalo, porém na planilha Rel você colocou esse recurso em dois intervalos (C4 e C5); porque dois intervalos e não um?; ainda, já que você colocou dois, porque não colocar três, um para cada planilha de origem (2018, 2019 e 2020), isso facilitaria na elaboração das fórmulas.

2. em continuação ao item acima, se você optar por manter dois intervalos ou um apenas, seria viável alterar os nomes das planilhas de Receb-18 para 2018, de Receb-19 para 2019, ... ,?,  isso facilitaria na elaboração das fórmulas

3. nas planilhas Receb-XX há quatro colunas para cada mês, de qual dessas colunas você quer  a soma?

4. eu suponho que o intervalo do qual você quer a soma é da linha 2 até a linha 1003, é isso?; se sim, facilitaria se você colocar na linha 1004 uma fórmula para a soma do intervalo ?2:?1003

Olá Osvaldo,

Respondendo aos itens:

1. Na verdade os dois recursos que estão n intervalo (C4 e C5) é para retornar informações diferentes do ano selecionado. Por exemplo, ao optar por 2016 no intervalo C4, na lina 4 me apresentaria total de cada mês do valor estimado de faturamento. Já na linha 5, ao selecionar 2016 ele me retornaria o valor faturado real.

2. Quanto a alteração do nome da planilha, não vejo problema algum.

3. Seria o total da primeira e segunda coluna de cada mês. Em janeiro por exemplo, coluna D e E.

4. Seria isso mesmo! A diferença é que eu gostaria de algo dinâmico. Ao invés de colocar um quadro para cada ano com as somatórias, colocaria um único quadro onde eu poderia selecionar o ano e a planilha buscar automaticamente, entende? Não sei se é possível.

Obrigado!

Paulo Henrique

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, Paulo.

Quanto aos itens 1 a 3 ok. Entendi.

Quanto ao item 4 me parece que a minha pergunta no post anterior passou a impressão de que colocar a soma na linha 1004 substituiria a solução que você está buscando, que é selecionar o ano planilha Rel e obter ali os resultados.

O que eu quis dizer é que se colocarmos os totais na linha 1004, via SOMA(), as fórmulas da planilha Rel ficariam mais simples, pois buscariam essas somas ao invés de fazer a soma nas próprias fórmulas; ainda, na sua resposta você incluiu o termo "quadro" que eu não sei o seu significado no Excel.

Osvaldo

Compartilhar este post

Link para o post