Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

A partir do dia 19/11/2018, o foco do Fórum do BABOO é apenas Windows e Segurança Digital conforme informado no início de 2018.
As áreas que não têm relação com esses dois assuntos foram arquivadas e seus tópicos estão disponíveis para consulta na área Tópicos Antigos.

Conheça as novidades de 2019 para o BABOO e Fórum do BABOO

rodrigojbw

Excel somar no intervalo com critérios !

Mensagem Recomendada

Olá pessoal do fórum Baboo, acompanho o fórum a algum tempo e geralmente encontro as soluções para resolver os problemas que preciso graças a excelente receptividade do pessoal aqui do fórum.

Porem necessito da ajuda de vocês mais uma vez, estou desenvolvendo uma planilha no Excel, tentarei explicar como ela deve funcionar.

Preciso que a planilha some alguns valores em um intervalo de datas, ex:

Gostaria que na coluna F, G, H... e as seguintes somassem um valor nas colunas da seguinte maneira, se o serviço da Coluna A ocorre no mesmo mês (ex: 4) e no mesmo ano (ex:2012), então gostaria que o excel fizesse a seguinte análise, se o serviço 1 e o 2 ocorrem no mesmo intervalo de tempo ex: serviço 2 e 3 e coluna B e C, e os serviços ocorrem no mesmo espaço de tempo então gostaria que somasse só as 2 linhas, me dando a informação que necessitariam de 4 pedreiros para realizar o serviço, porem se o serviço 2 fosse após ou igual ao termino da data gostaria que somasse somente a primeira linha, já que o serviço nessecitara de somente 1 equipe de 2 pedreiros para executar o serviço.

Não sei se me fiz entender, porém espero que o pessoal posso me auxiliar nesse desafio. Estou a disposição para maiores informações.

Obrigado desde já !

Abraço a todos

Editado por rodrigojbw

''

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite Rodrigo

Seja bem vindo ao fórum!

Para facilitar anexe um exemplo Zipado da tua planilha.

Pelo que eu entendi dá para resolver com a função SOMARPRODUTO ou com a função SOMASES.

Um abraço.

Patropi - Moderador

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia Rodrigo

Com o exemplo eu vi que é bem mais complexo do que eu havia entendido.

Os horários atingem mais de um dia dificultando,pois não não podemos comparar simplesmwente o final do serviço,pois ele acumula, devido um serviço começar e termina hoje e o outro só no outro dia, apesar de ter começado no mesmo horário.

Eu tentei usara está fórmula, que na primeira linha dá certo, mas depois fui ver que é mais complexo.

SOMARPRODUTO((B$2:B$18=B2)*(C$2:C$18=C2)*(D$2:D$18=D2)*(E$2:E$18=E2))*2

Como hoje é sexta estou meio sem tempo, mas temos vários colegas que podem também tentar ajudar.

Um abraço.

Patropi - Moderador

Compartilhar este post

Link para o post

Ficou meio confusa a minha explicação mas tentarei explicar melhor, seria o seguinte, por exemplo temos acima as colunas F G e H então se a coluna Mês (D) e a coluna Ano (E) tiverem suas linhas igual, exemplo mes 4 e ano 2012, então o excel soma as linhas da coluna F, G, H onde o intervalo de dias do mês não é o mesmo. ex: se o serviço inicia dia 10/04/2012 e termina dia 13/04/2012 e o serviço dia 14/04/2012 a 18/04/2012 então ele somaria somente 1 dos valores (1 das linhas entre os 2) no mesmo intervalo.

Caso o serviço estivesse no mesmo intervalo, então somaria os valores das 2 linhas.

Para ficar mais fácil o entendimento colocarei o arquivo que estou trabalhando no link http://www.sendspace.com/file/ymv70b

Utilizei a seguinte sentença =SE(E(B3>=B2;C2<=C3);F2+F3;F2) mas não está funcionando da maneira correta.

Obrigado !

Compartilhar este post

Link para o post