Este fórum foi descontinuado. LEIA AQUI e participe da Comunidade BABOO :)

Ir para conteúdo
Mr.Million

Como Google e sites de downloads infectam computadores

Mensagem Recomendada

Como Google e sites de downloads infectam computadores

Veja como sites de downloads infectam computadores com o uso de instaladores próprios e como o Google ajuda nisso também.

O Google e os sites de download infectam milhões de computadores com Adware aproveitando-se da ingenuidade dos internautas.

Você já deve ter percebido que de uns tempos para cá, sites de downloads, sobretudo brasileiros, criaram a estratégia de colocar opção de adwares nos arquivos para download. Eles inserem um “baixador” próprio que oferece “opções adicionais” que confundem o usuário. Ao clicar nas opções default, esses adwares são instalados e alteram o funcionamento dos navegadores: a homepage é alterada, barras de ferramentas aparecem e a busca é realizada em sites desconhecidos.

O que os sites de download ganham com isso? Dinheiro. Isso acontece pois cada vez que um adware é instalado pelo internautas, o site ganha alguns centavos de dólar pelo criador do adware. E no final do mês eles ganham milhares de dólares infectando seus usuários. E quando esses usuários percebem que o seu computador está lento e cheio de lixo, eles fazem download de programas que (teoricamente) limpam o computador, mas que também instalam adwares! Conclusão: os sites de downloads  contribuem para estragar o computador do usuário, deixando-o mais lento e entupido de software mal-intencionado.

Banner-Adware-Instalador.png

Google e sites de downloads infectam computadores com Adware

Enquanto esses sites realizam essa atitude, o Google contribui um pouco mais para deixar o seu computador mais lento, já que eles aceitam banners de qualquer cliente – incluindo sites com download de “conversor de vídeo”, “leitor de PDF”, e outros programas atraentes.

O próprio painel de controle do AdSense do Google não tem uma ferramenta que ajude donos de sites a impedirem esse tipo de banner. Com isso é necessário o monitoramento diário para evitar que esse tipo de adwware e malware seja anunciado no seu site. E não adianta bloqueá-lo, pois no dia seguinte outros banners idênticos postados por outras empresas aparecem às dezenas.

Para exemplificar, fizemos uma análise rápida dos principais sites de downloads brasileiros para mostrar a você como eles podem te prejudicar.

Realizamos o download de arquivos largamente conhecidos e dos mais baixados da internet: o WinRar, programa para descompactar e compactar arquivos; e o CCleaner, que serve para limpar e otimizar o desempenho do computador. Entretanto, os problemas são encontrados na grande maioria dos arquivos disponibilizados por esses sites.

Abaixo, você confere o resultado, de acordo com o site VirusTotal, que realiza varreduras na nuvem por meio de diversos anti-vírus e anti-malwares, de cada um deles.

Baixaki

WinRar

WinRar-Baixaki-Analise.jpg

CCleaner

CCleaner-Baixaki-Analise.jpg

UltraDownloads

WinRar

WinRar-UltraDownloads-Analise.jpg

CCleaner

CCleaner-UltraDownloads-Analise.jpg

SuperDownloads

WinRar

WinRar-SuperDownloads-Analise.jpg

CCleaner

CCleaner-SuperDownloads-Analise.jpg

Como você pode conferir, todos os sites que utilizam o seu próprio “instalador” tem adwares embutidos no arquivo.

Esses adwares incomodam o usuário e são uma ameaça à segurança dos dados, pois alguns deles instalam programas de monitoramento de navegação do usuário. Além disso o computador fica mais lento e vulnerável por acessar automaticamente sites desconhecidos.

Estes banners devem ser familiares para você:

Banner-Adware-03.png

Banner-Adware-02.png

Banner-Adware-01.png

Estes sites de download aproveitam a ingenuidade do internauta para ganharem dinheiro incomodando o internauta, pois mostramos acima que os principais sites inserem adwares e barras de navegação nos programas mais populares e atraentes.

Barras de navegação

As malditas barras de navegação aparecem pois a sua instalação está marcada automaticamente durante a instalação do programa baixado, e se o usuário estiver desatento em poucos minutos essas barras aparecerão no seu navagador. Esse é o caso típico da Babylon Bar. E para piorar nem todos arquivos podem ser desinstalados facilmente, havendo a necessidade de a uso de programas específicos para isso. Um bom programa é o Spybot da Safer Networking.

Você pode conferir você mesmo, com qualquer arquivo baixado, se eles oferecem qualquer ameaça, pela análise do VirusTotal.

Fica a dica: preste MUITA ATENÇÃO nesses sites e nos arquivos baixados. Evite ao máximo fazer download nesses sites, preferindo fazer download direto do site oficial do desenvolvedor!

Fonte: http://www.baboo.com.br/seguranca/como-google-e-sites-de-downloads-infectam-computadores/

assinatura-mrmillion.png65301516_windows-insider-mvp-logo(Custom).png.36263cb7b506cc6935fb37f39e504cec.png

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom o artigo, agora eu sei porque meu antivírus sempre acusa downloadas destes sites como vírus, na verdade são os adwares que vem com os instaladores.

Obrigado pelas dicas.

gustavopaulinno

Compartilhar este post

Link para o post

Para se ler com atenção.

Impressionante a desatenção ao instalar Programas destes Sites, que vem cheio de Adwares. Cuidado com os Baixakis e Superdownloads da vida..., não é só clicar em "next", "next", tem que desmarcar os os quadradinhos dos Programas agregados.

post-40342-0-70112800-1391110599_thumb.j

assinatura-mrmillion.png65301516_windows-insider-mvp-logo(Custom).png.36263cb7b506cc6935fb37f39e504cec.png

Compartilhar este post

Link para o post

Foi tempo que eu baixava algo desses sites, viram um balde de lixo na internet e não tem o menor escrúpulo e respeito com nenhum internauta. Uma vez o NOD32 havia me mostrado essa mensagem, na mesma hora enviei um e-mail pra central desses sites e até hoje não me responderam o motivo pelo qual eles passaram a ser bloqueado. É lamentável o modo com que agem com os usuários.    

Compartilhar este post

Link para o post

Muito boa a matéria. Há tempos tenho notado isso, pois era meio viciado no baixaki, as vezes enm com atenção se consegue evitar, foi meu caso, estou com o computador todo lento, com ícones e pastas bloqueadas.

Valeu Mr. Million

Compartilhar este post

Link para o post

Ola...Muto bom esse tópico.

Sempre pesquiso e baixo vários programas em  diferentes sites e sempre sinto meu note lento e pesado,e as vezes como se estivesse enrroscando para abrir uma página.Procurar sites dos desenvolvedores  antes de baixar uns programas..

WALEUU

Editado por BEDUINO

''

Compartilhar este post

Link para o post

E se o usuário sempre desmarcar, será que está livre 100% dessas "n" ameaças que existem por arquivo? Fica a dúvida... Eu não acredito que fique. Embora não viva instalando programas, mesmo quando necessário, não baixarei mais desta forma. Muito bacana o alerta! Parabéns pelo trabalho :thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post

Muito oportuno,. Eu tinha notado mas não tinha certeza. E eu que confiava neste baixaki... Pura decepção.

Parabéns, Sr. lMillion

Editado por jotasereno

''

Compartilhar este post

Link para o post

• Criar Novo...