Conheça os Cursos do BABOO para usuários avançados e profissionais de TI

Ir para conteúdo
AndreyFortes

Arquivo .bat para exibir o IP da maquina

Mensagem Recomendada

Preciso de um .bat que exiba o nome do computador e o IP e nada mais.

O nome do PC já consegui, mas o do IP estou com problemas, encontrei na internet alguns exemplo que exibem todas as informações da rede, não só o IP.

Há algum comando que faça o arquivo exibir somente o numero IP?

O codigo que estou usando é:

@echo off

cls
Title Nome e IP do Computador
echo.
echo    NOME do Computador
echo                    %computername%
echo.
echo    IP do computador
echo                      ??????
pause

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A sua dúvida é interessante pois o Prompt de Comando não tem uma variável para isso, mas a solução está abaixo. Com PowerShell seria mais fácil, pois bastaria usar Get-NetIPAddress.

@echo offclsTitle Nome e IP do Computadorecho.echo    NOME do Computadorecho                    %computername%echo.echo    IP do computadorFOR /F "tokens=4 delims= " %%i in ('route print ^| find " 0.0.0.0"') do set localIp=%%iecho                    %localIP%

[]s

Aurélio “Baboo”

baboo-assinatura-forum.png

Compartilhar este post

Link para o post

A sua dúvida é interessante pois o Prompt de Comando não tem uma variável para isso, mas a solução está abaixo. Com PowerShell seria mais fácil, pois bastaria usar Get-NetIPAddress.

@echo offclsTitle Nome e IP do Computadorecho.echo    NOME do Computadorecho                    %computername%echo.echo    IP do computadorFOR /F "tokens=4 delims= " %%i in ('route print ^| find " 0.0.0.0"') do set localIp=%%iecho                    %localIP%

Opa, valeu!! Funcionou

Só notei que ele aparece o IP apenas quando a maquina está com IP dinamico. Quando está com IP estático aparece a mensagem "Padrão". Teria como fazer funcionar com estático também?

Editado por AndreyFortes

''

Compartilhar este post

Link para o post

A linha abaixo mostra o endereço IPv4 de todos adaptadores de rede. Se o computador tiver apenas um, deve funcionar:

ipconfig | findstr /R /C:"Endere‡o IPv4"

O (longo) código abaixo permite mostrar o IPv4 de acordo com o adaptador de rede. Altere o Adaptador de Rede sem Fio ConexÆo de Rede sem Fio 2 na quarta linha do código abaixo pelo nome correto do adaptador do computador (use ipconfig >lista.txt e copie/cole o nome correto do adaptador listado no arquivo lista.txt):

@echo offrem --- complete adapter name to find without the ending ":" ---set adapter=Adaptador de Rede sem Fio ConexÆo de Rede sem Fio 2rem --- token under an adapter to extract IP address from ---set IPAddrToken=Endere‡o IPv4setlocal enableextensions enabledelayedexpansionset adapterfound=falseset emptylines=0set ipaddress=for /f "usebackq tokens=1-3 delims=:" %%e in (`ipconfig ^| findstr /n "^"`) do (    set "item=%%f"    if /i "!item!"=="!adapter!" (        set adapterfound=true        set emptylines=0    ) else if not "!item!"=="" if not "!item!"=="!item:%IPAddrToken%=!" if "!adapterfound!"=="true" (        @rem "!item:%IPAddrToken%=!" --> item with "Endere‡o IPv4" removed        set ipaddress=%%g        goto :result    )    if "%%f-%%g-!adapterfound!-!emptylines!"=="--true-1" (        @rem 2nd blank line after adapter found        goto :result    )    if "%%f-%%g-!adapterfound!-!emptylines!"=="--true-0" (        @rem 1st blank line after adapter found        set emptylines=1    ))endlocal:result    echo %adapter%    echo.    if not "%ipaddress%"=="" (        echo    %IPAddrToken% =%ipaddress%    ) else (        if "%adapterfound%"=="true" (            echo    %IPAddrToken% Not Found        ) else (            echo    Adaptador de rede inexistente        )    )    echo.

[]s

Aurélio “Baboo”

baboo-assinatura-forum.png

Compartilhar este post

Link para o post

Me permitam meter a colher no tópico, este pequeno e belo utilirário abaixo não resolveria o problema até com uma facilidade melhor do que o arquivo .bat?

https://technet.microsoft.com/en-us/sysinternals/bb897557.aspx

Compartilhar este post

Link para o post
Em 06/02/2015 at 10:26 PM, Baboo disse:

A linha abaixo mostra o endereço IPv4 de todos adaptadores de rede. Se o computador tiver apenas um, deve funcionar:

ipconfig | findstr /R /C:"Endere‡o IPv4"

O (longo) código abaixo permite mostrar o IPv4 de acordo com o adaptador de rede. Altere o Adaptador de Rede sem Fio ConexÆo de Rede sem Fio 2 na quarta linha do código abaixo pelo nome correto do adaptador do computador (use ipconfig >lista.txt e copie/cole o nome correto do adaptador listado no arquivo lista.txt):

@echo offrem --- complete adapter name to find without the ending ":" ---set adapter=Adaptador de Rede sem Fio ConexÆo de Rede sem Fio 2rem --- token under an adapter to extract IP address from ---set IPAddrToken=Endere‡o IPv4setlocal enableextensions enabledelayedexpansionset adapterfound=falseset emptylines=0set ipaddress=for /f "usebackq tokens=1-3 delims=:" %%e in (`ipconfig ^| findstr /n "^"`) do (    set "item=%%f"    if /i "!item!"=="!adapter!" (        set adapterfound=true        set emptylines=0    ) else if not "!item!"=="" if not "!item!"=="!item:%IPAddrToken%=!" if "!adapterfound!"=="true" (        @rem "!item:%IPAddrToken%=!" --> item with "Endere‡o IPv4" removed        set ipaddress=%%g        goto :result    )    if "%%f-%%g-!adapterfound!-!emptylines!"=="--true-1" (        @rem 2nd blank line after adapter found        goto :result    )    if "%%f-%%g-!adapterfound!-!emptylines!"=="--true-0" (        @rem 1st blank line after adapter found        set emptylines=1    ))endlocal:result    echo %adapter%    echo.    if not "%ipaddress%"=="" (        echo    %IPAddrToken% =%ipaddress%    ) else (        if "%adapterfound%"=="true" (            echo    %IPAddrToken% Not Found        ) else (            echo    Adaptador de rede inexistente        )    )    echo.

Aurélio, isso é muito antigo, mas me bateu uma curiosidade, e seu eu quiser mostrar o nome do adaptar e o IP referente a ele, tem como no CMD, levando em consideração que não conheço o PowerShell e nem sei como criar uma ".bat" dele.

Compartilhar este post

Link para o post
56 minutos atrás, Ciro-Mota disse:

NETSH INT IP SHOW CONFIG

Não, pois esse comando traz todas as informações, eu queria tipo.

Adaptador Ethernet Ethernet:
IP: 0.0.0.0

Adaptador de Rede sem Fio Conexão Local
IP: 0.0.0.0

Compartilhar este post

Link para o post
Em 06/08/2018 at 4:48 PM, Clebert Coimbra disse:

Testa esse comando e veja se é o que deseja:

ipconfig | findstr IPv4

Nesse comando mostra apenas o IP

2 horas atrás, Ciro-Mota disse:

Tente isto:

Achei interessante por aparecer as duas opções, IPv4 e v6, mas não é bem isso, talvez não funcione no CMD, ou eu não consegui explicar, eu queria ver Impresso na tela as informações do IP, até ai tudo bem, mas eu quero que o nome do dono daquele IP venha junto.

Por exemplo:

echo O Adaptador %"Wi-Fi"% possui o IP:
echo %191.163.3.22%

echo O Adaptador "%Ethernet Interno%" possui o IP:
echo %191.163.3.23%

echo O Adaptador "%Ethernet Externo%" possui o IP:
echo %192.168.100.2%

Compartilhar este post

Link para o post
[[Template core/front/global/guestCommentTeaser is throwing an error. This theme may be out of date. Run the support tool in the AdminCP to restore the default theme.]]