Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
DAFTPunk

RESPONDIDO Windows 8.1 - 03 Notebooks iguais porém "sem vida".

Mensagem Recomendada

Saudações,

tenho um caso lamentável e gostaria da ajuda do pessoal do fórum.

São 03 notebook iguais, com Windows 8.1 original, porém o W8 não está rodando muito bem, além do famoso bug do "consumo de disco", mas não quero comentar sobre isso e sim uma experiência.

1 - Pretendo instalar o Windows 7 para saber se o desempenho do notebook fica decente, mas por questões de "cuidados", gostaria de saber se caso um dia eu queira reinstalar o W8, não terei problemas com o serial e outro conjunto de números (que eu não me lembro agora) que é solicitado na instalação.

Exemplo: Se um dia eu vender esses notebooks e o comprador quiser usar o W8, tenho que entregar conforme o que é descrito na embalagem do produto, não é verdade!?

2 - A configuração do notebook é:

Intel Celeron CPU 847 1.10GHz

2,00 GB RAM

*Sim, é bem simples, portanto gostaria da ajuda dos experientes em Windows para indicar o sistema operacional ideal para essa configuração, não importa qual versão, mas que funcione pois será usado em um escritório onde é usado aplicações para o mesmo, email e internet apenas e é muito chato depender de um sistema que está sempre rodando processos "inúteis" para a atividade o tempo todo e sem "autorização".

Já tentei configurar o Windows 8, parando serviços inúteis para o ambiente que o equipamento participa, otimizando o máximo do sistema e mesmo assim o W8 insiste em aplicar algum processo em segundo plano causando diversos travamentos que duram de 2~5 minutos, isso faz com que a pessoa que está trabalhando perca o foco na tarefa, rendendo menos e causando irritação no ambiente.

Desde já, fico grato pela atenção e colaboração de todos.

**Update:

Usei um dos notebooks para postar no fórum, recém formatado, totalmente limpo até mesmo sem office, observem o consumo:

11159466_1420713854902994_47618599974487

Editado por Carlos Mariano

''

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em alguns casos e em configurações parecidas, não ocorre um consumo absurdo destes ou pelo menos ainda assim da pra usá-lo numa boa, porém para que tenha uma melhor experiência o único jeito é tentar o Windows 7 mesmo, não há outra saída.. a não ser que queira uma mudança radical.. e mudar para outro SO instale o Win 7, mas o consumo não mudará muito pois são pouca coisa diferentes um do outro.. Windows 7 chega a ser mais leve...mas. ao meu ver vai mudar pouco mesmo. querendo alguma dica sobre instalação de outro sistema operacional... pode vir imbox.. pois não sei se é permitido falar de SO "não MS Windows" aqui :fear:

Esqueci de mencionar um recurso que o Windows gerencia muito bem nestes casos de pouca memória, na verdade um recurso antigo que nas versões atuais ganhou novas funcionalidade, que é a memória virtual... acho que do Vista em diante temos a opção de usar uma memória flash de pendrives por exemplo que criar uma arquivo de memória virtual no mesmo para que haja uma troca entre este arquivo e a memória para gerenciar e baixar o consumo da memória física, ou seja nas versões atuais você pode colocar um pendrive vazio na porta USB e configurá-lo para readyboost

Editado por Evertonlps

''

Compartilhar este post

Link para o post

1 - Pretendo instalar o Windows 7 para saber se o desempenho do notebook fica decente, mas por questões de "cuidados", gostaria de saber se caso um dia eu queira reinstalar o W8, não terei problemas com o serial e outro conjunto de números (que eu não me lembro agora) que é solicitado na instalação.

Exemplo: Se um dia eu vender esses notebooks e o comprador quiser usar o W8, tenho que entregar conforme o que é descrito na embalagem do produto, não é verdade!?

Se for um notebook OEM, a serial fica gravada na própria BIOS e a própria instalação futura irá reconhecer, contudo você pode verificar e anotar em local seguro, usando o comando abaixo via Prompt de Comando com privilégios elevados para Administrador:

powershell "(Get-WmiObject -query 'select * from SoftwareLicensingService').OA3xOriginalProductKey"

Ou use este programa:

http://rweverything.com/download/

Clique em "ACPI" -> clique na aba "MSDM" (Microsoft Data Management) sua chave estará na última linha no campo "Data".

*Sim, é bem simples, portanto gostaria da ajuda dos experientes em Windows para indicar o sistema operacional ideal para essa configuração, não importa qual versão, mas que funcione pois será usado em um escritório onde é usado aplicações para o mesmo, email e internet apenas e é muito chato depender de um sistema que está sempre rodando processos "inúteis" para a atividade o tempo todo e sem "autorização".

Já tentei configurar o Windows 8, parando serviços inúteis para o ambiente que o equipamento participa, otimizando o máximo do sistema e mesmo assim o W8 insiste em aplicar algum processo em segundo plano causando diversos travamentos que duram de 2~5 minutos, isso faz com que a pessoa que está trabalhando perca o foco na tarefa, rendendo menos e causando irritação no ambiente.

Com relação a desempenho, em face ao hardware que possui, eu vejo como a melhor opção ainda sendo o Windows 8.

Com relação a consumo de memória, tente implementar esta modificação, acesse o registro e navegue até a chave:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\ControlSet001\Services\Ndu

Modifique o valor do item "Start" para 4. Reinicie e teste.

Verifique também se melhora o desempenho desabilitando os efeitos visuais.

Compartilhar este post

Link para o post

@Evertonlps

"Em alguns casos e em configurações parecidas, não ocorre um consumo absurdo destes ou pelo menos ainda assim da pra usá-lo numa boa..."
Realmente no meu caso e nos três notebooks, é inutilizável. Meu celular é mais rápido. rs

"porém para que tenha uma melhor experiência o único jeito é tentar o Windows 7 mesmo, não há outra saída a não ser que queira uma mudança radical.. e mudar para outro SO..."
Eu estava pensando em alguma distro Ubuntu também.

"instale o Win 7, mas o consumo não mudará muito pois são pouca coisa diferentes um do outro... Windows 7 chega a ser mais leve mas ao meu ver vai mudar pouco mesmo. Querendo alguma dica sobre instalação de outro sistema operacional... pode vir imbox.. pois não sei se é permitido falar de SO "não MS Windows".
Então, eu tenho um servidor de dados em casa, bem básico com Pentium 4, com W7, roda redondinho. Esses notebooks são novos e já vem com o W8, mas fica uma carroça, imagino que com W7 ficará muito melhor. Porém precisava saber o serial de cada SO, para que futuramente eu possa vender e comprador quiser o W8. Aqui é um fórum, não tem o porque alguém achar ruim falar de Linux ou outros SOs. :D

"Esqueci de mencionar um recurso que o Windows gerencia muito bem nestes casos de pouca memória, na verdade um recurso antigo que nas versões atuais ganhou novas funcionalidade, que é a memória virtual... acho que do Vista em diante temos a opção de usar uma memória flash de pendrives por exemplo que criar uma arquivo de memória virtual no mesmo para que haja uma troca entre este arquivo e a memória para gerenciar e baixar o consumo da memória física, ou seja nas versões atuais você pode colocar um pendrive vazio na porta USB e configurá-lo para readyboost..."
Já fiz, continua ruim o desempenho, é o W8. Infelizmente não funciona, é bonito, cheio de ferramentas novas, gostei muito da loja e seus apps mas... O Tio Bill tem que deixar a sua marca em algum lugar. É sempre assim. =/

@Ciro-Mota
"Se for um notebook OEM, a serial fica gravada na própria BIOS e a própria instalação futura irá reconhecer, contudo você pode verificar e anotar em local seguro, usando o comando abaixo via Prompt de Comando com privilégios elevados para Administrador:
powershell "(Get-WmiObject -query 'select * from SoftwareLicensingService').OA3xOriginalProductKey"

Funcionou! Muito obrigado, agora é só usar a mesma instalação no caso né? Acredito que não vou encontrar para download fora que não vem mais com a mídia de instalação. =/

"Ou use este programa: http://rweverything.com/download/Clique em "ACPI" -> clique na aba "MSDM" (Microsoft Data Management) sua chave estará na última linha no campo "Data"."
Não usei, pois a primeira opção funcionou obrigado!

"Com relação a desempenho, em face ao hardware que possui, eu vejo como a melhor opção ainda sendo o Windows 8. Com relação a consumo de memória, tente implementar esta modificação, acesse o registro e navegue até a chave:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\ControlSet001\Services\Ndu

Modifique o valor do item "Start" para 4. Reinicie e teste. Verifique também se melhora o desempenho desabilitando os efeitos visuais."
Os temas já estavam desativados, fora outros recursos para 'embelezar' o Windows. Fiz a mudança na chave, porém não sei para que isso serve e não sei como afetou o sistema. Notei que o sistema "parou de chorar" rs. Se for isso ajudou um pouco, mas mesmo assim ele continua travando de 2~5 min. em momentos desnecessários.
Exemplo: Entrar no fórum, logar... (Para essa ação o sistema parece que reclama que não quer trabalhar... rs).

Editado por Carlos Mariano

''

Compartilhar este post

Link para o post

"não tem o porque alguém achar ruim falar de Linux ou outros SOs" é que nem mesmo pude responder a uma pessoa com problemas com vírus aqui e percebi o foco no Windows e por isto comentei que não sabia se eu poderia te indicar Linux pelo tópico :( mas vou me arriscar e indicar o LMDE2 Linux Mint Debian Edition 2, que ficará leve e terá uma maior compatibilidade com UEFI.. Porém se já tem alguma distro em mente.. que não seja Cinnamon, KDE, ou Unity pois assim seria trocar 6 por meia dúzia irá ter problemas também com desempenho

Editado por Evertonlps

''

Compartilhar este post

Link para o post
Funcionou! Muito obrigado, agora é só usar a mesma instalação no caso né? Acredito que não vou encontrar para download fora que não vem mais com a mídia de instalação. =/

Exatamente, você pode baixar a mídia de instalação seguindo estes procedimentos:

http://www.baboo.com.br/windows/windows-81/como-criar-uma-midia-de-instalacao-do-windows-8-1-2/

Os temas já estavam desativados, fora outros recursos para 'embelezar' o Windows. Fiz a mudança na chave, porém não sei para que isso serve e não sei como afetou o sistema. Notei que o sistema "parou de chorar" rs. Se for isso ajudou um pouco, mas mesmo assim ele continua travando de 2~5 min. em momentos desnecessários.

Exemplo: Entrar no fórum, logar... (Para essa ação o sistema parece que reclama que não quer trabalhar... rs).

Faça uma nova conferência nos serviços e programas de inicialização.

Tem um tempinho em que instalei o Windows 8.1 em um notebook Atom e o desempenho final ficou bem aceitável, o mesmo em um Pentium D com hardware bem parecido.

Compartilhar este post

Link para o post

eu acredito que tenha algum vírus nestes notebooks, pois o Windows 8 rodam bem em hardware básico, e o consumo esta parecendo ser vírus, eu estava com o meu notebook com um problema parecido, congelava cerca de 30 segundos e depois voltava, formatei varias vezes, levei para um técnico e era um vírus de BIOS, e eu não conseguia tirar, eles removeram e meu notebook agora ficou perfeito.

Compartilhar este post

Link para o post

Dizer que há um problema de "vírus de BIOS" é o mesmo que dizer que o problema de um carro é na "rebimboca da parafuseta invertida".

https://threatpost.com/new-bios-implant-vulnerability-discovery-tool-to-debut-at-cansecwest/111710

Tudo ainda gira em torno do conceito do que pode ser feito mas confirmação que é bom, até hoje ninguém soube de nenhuma, além disso avalie os riscos de perdas de aparelhos por injeção de código com tantas marcas e modelos diferentes? Creio que tenha em mente que cada aparelho tenha seu conjunto de BIOS diferente um do outro.

É bem provável que seu problema tenha sido no campo dos drivers e que convenhamos foram bem problemáticos no Windows 8, ou algum outro item de hardware.

Compartilhar este post

Link para o post

Virus de BIOS.... se alguém realmente conhece um me fala ae que quero "instalar" pra ver o porque de existir "virus" que infecta BIOS, pode ter artigo e tudo mais que pra mim não existe tal coisa, o que existe são empresas de "segurança" que querem vender mais "antivírus" e neste caso removem virus até  do usuário hahaha.. é cada piada que tenho que ler nesse mundo viu!!!! Carlos Mariano

ignore o assunto "virus de BIOS" levantado aqui... tudo bobagem.. e  hoje em dia na verdade não há um sistema operacional sequer que fique 100% em 2GB de ram e em processador com menos de 2GHZ, pois  se reparar os programas como navegadores por exemplo, usam e abusam da memória disponivel no sistema e com isto cada vez exigem mais, isto para que tenham cada vez mais "velocidade" e também como uma forma de forçar o usuário a sempre  atualizar o seu hardware.. este sim é um absurdo que de fato ocorre.. voltando ao BIOS de virus rsrs tanto empresas de "segurança da informação" tipo symantec, avast etc quanto as de software de uso comum como navegadores e outros, geram a necessidade de mudanças, atualizações e etc para movimentar o mercado tecnológico e isto sim é um fato que ninguém fala.. então cada vez mais aparecerão "virus de BIOS" que vem lá do mundo de "Alice" para arrancar dinheiro do usuário bem como softwares que "comem"  a memória sem necessidade para isto gerar mais upgrades... então de fato o que salvaria mesmo estes Notes e ou PCs  com pouca memória e processadores lentos são os softwares livres que supostamente não vão por este lado

Editado por Evertonlps

''

Compartilhar este post

Link para o post

Após nossa discussão bem evoluída e objetiva, gostaria de saber o que vocês fariam se estivesse no meu lugar. (rs) Depois podemos encerrar esse tópico. Já sabemos que um Celeron de '1GHz' + 2GB RAM não é bem aceito no Windows 8 e que um P4+2GB com W7 roda melhor que o notebook desse caso. Segue as respostas por usuário, desde já obrigado.

Todos os procedimentos para presevar o W8 com o serial já foram feitas, de repente, uma instalação limpa seja a solução. :D Gostaria de saber se alguém já fez isso, comprou o notebook, mas a instalação de fábrica não ajudava e sim, somente uma instalação 'limpa' era a solução. (Tive o insight agora, para demostrar o interesse pelo W8). Última rodada! :D

-----------------------------------------

@Evertonlps
"indicar o LMDE2 Linux Mint Debian Edition 2, que ficará leve e terá uma maior compatibilidade com UEFI.. Porém se já tem alguma distro em mente.. que não seja Cinnamon, KDE, ou Unity pois assim seria trocar 6 por meia dúzia irá ter problemas também com desempenho."
Sim, com certeza, apesar que o Linux eu me entendo bem, o problema seriam os usuários, bem que se eu configurar o ambiente de trabalho com as ferramentas 'na cara' do usuário, não tem o que dar errado. Email, navegador e Office tem compatibilidade sem desculpas, mas é uma boa distro, bem lembrado.

"Virus de BIOS..."
Gostaria de aprender escrever em memória ROM também... rs

"hoje em dia na verdade não há um sistema operacional sequer que fique 100% em 2GB de ram e em processador com menos de 2GHZ"
Era isso que eu queria saber, tava tentando encontrar opinião semelhante. Então se confirma o que eu andava pensando.

"então de fato o que salvaria mesmo estes Notes e ou PCs  com pouca memória e processadores lentos são os softwares livres que supostamente não vão por este lado"
Na verdade não são lentos, há um artigo 'perdido no Google' que diz que os softwares são muito mais 'evoluídos' do que os hardwares disponíveis, num exemplo bem claro existia um HD que ocupava uma mesa inteira para de tamanhos monstruosos para a época dos anos 50 (Tecnologia Militar assim como o IPV5), enfim, é um ciclo, apenas hardwares com pouca capacidade é disponível para compra comparado ao que realmente existe. Se temos um HD de 1TB no microcomputador hoje, com certeza já existe HD com 50/100 TB em laboratórios, mas lançar esses discos hoje não é interessante para quem fabrica. (R$)

@Ciro-Mota
"Exatamente, você pode baixar a mídia de instalação seguindo estes procedimentos: http://www.baboo.com...-windows-8-1-2/"
Opá, encontrei a ferramenta enquanto você respondia, mais um sinal que eu fiz certo. Já possuo a imagem e está salva nos meus arquivos. Muito obrigado!

"Faça uma nova conferência nos serviços e programas de inicialização. Tem um tempinho em que instalei o Windows 8.1 em um notebook Atom e o desempenho final ficou bem aceitável, o mesmo em um Pentium D com hardware bem parecido."
Eu fiz assim:     msconfig > inicialização com processos básicos > roudou perfeito
        msconfig > inicialização normal > voltou a ficar lento
        resumo: processos de segundo plano + processos do Windows que auxiliam o sistema em tempo real é o que prejudica o desempenho, principalmente o SkyCloud e Windows Defender. (Estou usando conta local, fica muito mais rápido com esses dois processos desativados). Mesmo assim não fica 'normal'. =/

"Dizer que há um problema de "vírus de BIOS" é o mesmo que dizer que o problema de um carro é na "rebimboca da parafuseta invertida". https://threatpost.c...nsecwest/111710Tudo ainda gira em torno do conceito do que pode ser feito mas confirmação que é bom, até hoje ninguém soube de nenhuma..."
É então, memória ROM... atribb +w 'only write mode dude!' (rs).

@Misson
"eu acredito que tenha algum vírus nestes notebooks, pois o Windows 8 rodam bem em hardware básico, e o consumo esta parecendo ser vírus, eu estava com o meu notebook com um problema parecido, congelava cerca de 30 segundos e depois voltava, formatei varias vezes, levei para um técnico e era um vírus de BIOS, e eu não conseguia tirar, eles removeram e meu notebook agora ficou perfeito."
Acredito que em Celeron o W8 está reprovado. O consumo não pode ser de vírus, pois está sem nada instalado, está como veio de fábrica, assim como o @Ciro-Mota, tenho um pouco de experiência com os nossos amigos vírus, conheço bem esses carinhas, eles não são tão chatos a ponto de acessar a BIOS, é tipo uma ética entre nós usuários e os vírus. (rs) Eles só querem conhecer o nosso computador, são arquivos abandonados pelo seu dono querendo uma casa para morar. (rs) Agora seria bom analisar o seu técnico, pesquisar outro e ver se ele diz a mesma coisa, talvez seja uma desculpa boba para dizer que o seu problema era sério... Quem é cursado em Hardware sabe que vírus de BIOS não existe, obrigado pela participação.

Compartilhar este post

Link para o post

Carlos Mariano, eu não sei como lhe ajudar nos demais aspectos, mas caso decida tirar o Windows 8 do notebook problemático para testar neste dispositivo outro sistema operacional, sugiro que use um software de clonagem de SO. Clone o W8 para outro HD (interno ou externo) e guarde enquanto faz o teste com outro(s) SO(s).

A vantagem desta solução é que você pode mover tudo, incluindo programas instalados e arquivos em geral.

Tive uma ótima experiência com um software desses, quando precisei migrar o Windows 7 de um HD de 1 TB para outro de 500 GB. O problema é que isso faz tempo e não lembro qual foi exatamente o programa usado.

Mas acredito que este pode ajudar: AOMEI Partition Assistant.

Boa sorte!

Editado por Paultx

''

Desktop: Windows 10 Pro - 64-bit • Intel Core i7 • 12 GB RAM
Laptop: Windows 10  Pro - 64-bit • Intel Core i5 • 6 GB RAM

Compartilhar este post

Link para o post

@Paultx

"Carlos Mariano, eu não sei como lhe ajudar nos demais aspectos, mas caso decida tirar o Windows 8 do notebook problemático para testar neste dispositivo outro sistema operacional, sugiro que use um software de clonagem de SO. Clone o W8 para outro HD (interno ou externo) e guarde enquanto faz o teste com outro(s) SO(s)."

Sim, conheço os softwares de clonagem. É uma boa opção, gosto de usar o Acronis (baseado em Linux), mas não é interessante pra mim salvar as imagens dos 03 notebooks. Pois o problema está no SO não nos notebooks, é muito improvável que o problema seja de hardware nos três. (rs) Todos estão com pouco desempenho. Obrigado pela participação.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Quer postar a sua dúvida? Cadastre-se pois é rápido e fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...