Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

A partir do dia 19/11/2018, o foco do Fórum do BABOO é apenas Windows e Segurança Digital conforme informado no início de 2018.
As áreas que não têm relação com esses dois assuntos foram arquivadas e seus tópicos estão disponíveis para consulta na área Tópicos Antigos.

Conheça as novidades de 2019 para o BABOO e Fórum do BABOO

Lucas_Moura

Como solucionar o texto borrado no windows 10

Mensagem Recomendada

Recentemente atualizou para o Windows 10 ou usa dois monitores e os textos aparentam estar levemente borrados? Basta alterar uma configuração do Windows que isso é resolvido. Veja como fazer no tutorial abaixo.

O principal causador está na alteração de tamanho na configuração Tela. O sistema usado para definir o tamanho dos itens no Windows 10 é diferente do Windows 7/8/8.1.

Não é um problema novo, pois é relacionado ao aplicativo em si do que uma falha do Windows. No Windows 8.1, a Microsoft utilizava padrões de tamanho diferentes para cada tipo de aplicativo, inclusive apps da Windows Store. A escala abaixo, obtida no site Technet, mostra a escala e os limites do sistema operacional anterior.

txt-borrado-12.jpg

No Windows 10 esses valores foram unificados e o limite elevado para 450%.

txt-borrado-13.jpg

Alguns aplicativos, porém, não foram feitos com esses novos limites em mente. Por conta disso, o Windows automaticamente os “estica” para o tamanho utilizado no monitor. Pense no processo como aquele similar quando uma imagem em baixa resolução é esticada. É basicamente isso que o Windows faz com aplicativos que não foram programados para este método.
Existem três grupos de aplicativos que utilizam maneiras diferentes para interpretar o tamanho definido em um monitor: Os Dynamically Scaling Apps, os System Scale Factor Apps e os Scaling Unaware Apps.

Aplicativos que estão no grupo “Dynamically Scalling Apps” têm sua interface ajustada de maneira nativa em relação ao tamanho utilizado pelo Windows, ou seja, não apresentam um texto borrado. Dentre eles estão o menu iniciar e o Explorador de arquivos.

Já os aplicativos “System Scale Factor” interpretam o tamanho utilizado no sistema de acordo com o monitor primário. Quando eles são utilizados em um monitor secundário que não está do mesmo tamanho que o primário, o Windows estica o tamanho e pode fazer com que o texto fique “borrado”.

Por fim, os “Scaling Unaware Apps” só interpretam métodos de exibição com um DPI baixo. Quando o monitor está configurado para um tamanho maior (125%, 150%, etc), o Windows estica e consequentemente faz com que pareçam “borrados”.
Enquanto anteriormente essa configuração tinha de ser definida manualmente, no Windows 10 o sistema ajusta automaticamente de acordo com o monitor utilizado. Algumas vezes ele pode estar configurado em 125%, o que faz com que alguns aplicativos fiquem borrados.

Como solucionar o texto borrado no windows 10


Para alterar o tamanho, clique em Configurações no Menu Iniciar -> Sistema -> Tela.

texto-borrado-1.png

Caso o tamanho do texto, aplicativos e outros itens está como mostra a imagem abaixo. Clique e altere para 100%.

txt-borrado-3.jpg

No caso de mais de um monitor, outro causador do problema, Clique no número equivalente a ele (1, 2 ou mais) e faça o mesmo procedimento. Realize o logoff e o logon do usuário para que as alterações tenham efeito.

texto-borrado-2.png

 

Se ainda assim o problema continuar, clique em Configurações de vídeo avançadas avançadas -> Dimensionamento avançado de texto e outros itens.

texto-borrado-3.png

Na opção Nível de escala personalizado, certifique-se que ela esteja em 100%. Caso não, segure e arraste o slider até que fique.

texto-borrado-4.png

Já na opção Alterar somente o tamanho do texto, clique e selecione um tamanho de fonte mentor. No geral alterar o nível de escala personalizado é o suficiente para resolver o problema.

texto-borrado-5.png

Se o problema está em um aplicativo em específico, você pode evitar que seu tamanho seja alterado na guia Compatibilidade. Clique com o botão direito sobre o executável e escolha Propriedades. Na guia Compatibilidade, marque a opção Desativar dimensionamento da exibição em configurações de DPI Alto e clique em Aplicar.

texto-borrado-6.png

Recentemente a Microsoft lançou junto com a atualização de aniversário o Mixed Mode DPI Scaling. Antes os desenvolvedores tinham apenas a opção de tornar os programas completamente escalonáveis ou não escalonáveis. O que, para programas complexos, podem ser um empecilho na hora de atualizar.

Com o Mixed Mode, ou modo misto em tradução livre, eles podem definir quais janelas o programa deve gerenciar e quais o Windows deve gerenciar. Mais uma vez, na tentativa de tornar o trabalho dos desenvolvedores mais prático. Portanto, atualize os aplicativos em que você esteja com problema, pois uma nova versão pode reduzir o impacto da diferença de escala.

O problema também pode estar relacionado a configurações da placa de vídeo. Para usuários NVIDIA, acesse o painel de controle da NVIDIA ao clicar com o botão direito do mouse sobre a área de trabalho e vá na opção Ajustar o tamanho e a posição da área de trabalho. Em Escala altere para Sem Escala.

txt-borrado-8.jpg

Na guia Tamanho, desabilite Habilitar redimensionamento da área de trabalho.

txt-borrado-9.jpg

Ainda no painel de controle da NVIDIA, vá em Gerenciar as configurações 3D e certifique-se que a opção Anti-Aliasing – FXAA esteja desligada.

txt-borrado-11.jpg

O FXAA (Fast Approximate Anti-Aliasing) é uma solução de pós processamento em jogos que evita os conhecidos “serrilhados” em jogos ao suavizar os cantos do objeto em uma cena. Por causa disso ao ativá-lo alguns programas apresentam fontes borradas. Caso o use, não esqueça de desativar após terminar de jogar.

Já para usuários AMD, o processo é feito no Catalyst Control Center. Mova a barra para 0% em Scaling Options (dentro de My Digital Flat Panels), .

txt-borrado-10.jpg

Para que todos os monitores tenham um tamanho fixo, inclusive os aplicativos, é recomendável utilizar o DPI Fix do XP Explorer. Com ele você pode ajustar para que a função seja usada da mesma forma que no Windows 8.1. Faça o download do fix no site oficial. Vale apontar que essa solução é preferível para usuários que tenham dois ou mais monitores.

No Windows 8.1 havia uma opção chamada Deixe-me escolher um nível de escala para todas os meus vídeos. Ele aplicava um tamanho padrão para todos os vídeos de acordo com a porcentagem definida. Ao utilizar em 100%, os aplicativos não são esticados para a tela.

Por outro lado, isso pode fazer com que eles fiquem pequenos demais em certos monitores. Essa opção é apenas ativada no Windows 10 por meio de uma alteração no registro com o valor Win8DPIScaling, para mais detalhes sobre os comandos, acesse o Technet

Após iniciar o DPI Fix do XP Explorer, marque a opção Use 8.1 DPI Scaling e defina o tamanho desejado em DPI Scale. Clique em Apply e reinicie o computador. Atenção: Atualizações subsequentes do Windows 10 podem reverter os valores do registro, sendo necessário utilizar o aplicativo outra vez.

txt-borrado-2.jpga.

Isto conclui o tutorial de como ajustar texto borrado no Windows 10. Se após realizar todos os procedimentos ainda continuar com textos borrados no Windows 10, crie um tópico no fórum do BABOO para que a comunidade o ajude.

Como solucionar o texto borrado no windows 10

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×