CONHEÇA o BABOO PRO e a Comunidade BABOO que substituirão o site BABOO e esse fórum

Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Lucas_Moura

Como resolver os textos borrados no Windows 10

Mensagem Recomendada

Alguns usuários costumam comentar que aplicativos aparentam estar borrados no Windows. Parte disso pode ser atribuída a uma configuração de tamanho na opção Tela do Windows 10, mostrada como corrigir no tutorial de como corrigir o texto do borrado, mas nem sempre uma escala configurada erroneamente é o motivo. Entenda a causa e como o Windows lida com diferentes tamanhos de tela.

Como resolver os textos borrados no Windows 10

O que ocorre é que o Windows 10 define automaticamente a escala que deve ser usada no monitor, a coloca acima de 100%, e certos aplicativos não foram desenvolvidos com isso em mente. Há diferentes formas que os programas interpretam o PPI (Pixels por Polegada). O termo, que é uma remificação do Pontos por Polegada (DPI) usado no mercado impresso, é usado para calcular a densidade de pixels em uma tela.

Por exemplo, uma tela de 14 polegadas e uma resolução de 1920×1080 terá uma densidade de pixels por polegada muito maior do que uma tela de 60 polegadas com a mesma resolução. Com o advento de resoluções acima de 1920×1080 — como os monitores em 1440p ou resoluções 4K — o Windows tem de estar preparado para, caso necessário, aumentar a escala dos programas para melhor se adequar a ela. Não apenas isso, mas também tem de se levar em conta usuários com dificuldade de visão, distância entre o monitor e o usuário, e tantas outras variáveis.
 

escala-win-10.jpg

Escala é importante para a distância do usuário e da tela. Fonte: Technet

Isso impõe outra barreira para os desenvolvedores, fazer com que os programas tenham a sua interface ajustada de acordo com a escala do Windows. O que, como apontado anteriormente, nem sempre ocorre.

A Microsoft separa aplicativos em três grupos que utilizam maneiras específicas para interpretar o tamanho definido em um monitor: Os Dynamically Scaling Apps, os System Scale Factor Apps e os Scaling Unaware Apps. (Mais informações no site Technet)

Aplicativos que estão no grupo “Dynamically Scalling Apps” — também conhecido como os Per-Monitor Aware — têm sua interface ajustada de maneira nativa em relação ao tamanho utilizado pelo monitor, ou seja, não apresentam um texto borrado em qualquer configuração. Dentre eles estão o Menu iniciar e o Explorador de arquivos.

Já os aplicativos “System Scale Factor” — ou System Aware — interpretam apenas o tamanho utilizado no monitor primário. Quando eles são utilizados em um monitor secundário que não está do mesmo que o primário, o Windows estica e faz com que o texto fique “borrado”.

Por fim, os “Scaling Unaware Apps”  — ou apenas Unaware — só interpretam o padrão de 100%. Quando o monitor está configurado para um tamanho maior (125%, 150%, etc), o Windows estica e consequentemente os torna “borrados”.

Observe a imagem abaixo. Nela o Windows 10 está configurado em um tamanho de 125% e tanto a janela de configurações como o Microsoft Edge não apresentam problemas.
 

escala-win-6.png


Ainda em 125%, um aplicativo como o Steam mostra um texto borrado.

 

escala-win-5.png

 

Enquanto o primeiro exemplo mostra dois aplicativos que são “Per-Monitor Aware”, o Steam se encaixa na categoria “Unaware”. Ou seja, a não ser que a escala esteja definida como 100%, ele ficará com este visual "borrado".

Você pode descobrir se um programa é ou não Aware com o Process Explorer do SysInternals. Faça o download do programa no site oficial, extraia e execute-o. Dentro dele há uma coluna especial chamada DPI Awareness, acessível ao clicar em Select Columns na parte superior do programa.  
 

escala-win-8.jpg

Como visto na imagem abaixo, o Steam não funciona com um tamanho diferente de 100% (Unaware), enquanto o Word se baseia no tamanho do monitor primário e o Explorador de Arquivos se adapta a qualquer escala de qualquer monitor.
 

escala-win-4.png

Há uma maneira de resolver isso? De maneira simples, não. A empresa responsável pelo aplicativo é que deve alterar a maneira que o aplicativo interpreta a escala. Uma alternativa é usar a opção desativar o dimensionamento da exibição em configurações de DPI Alto, localizado na guia Compatibilidade dentro das Propriedades do executável. Isso faz com que ele seja mostrado com o valor de 100%.

escala-win-9.jpg

Como aponta o artigo da TechNet citado anteriormente, a Microsoft mesmo trabalha em oferecer o máximo de compatibilidade para seus próprios aplicativos.

Na atualização de aniversário do Windows, disponibilizada em agosto de 2016 a Microsoft começou a dar os passos para atualização não apenas dos próprios aplicativos, como melhorias para aplicativos que são “Unaware”.

Como comentado por Peter Felts, gerente de programas Sênior, a empresa está ciente de que alguns dos programas podem não ser receber atualizações para o novo sistema e que o Windows também não contava com as funcionalidades necessárias para tornar o processo mais simples.

Agora o sistema operacional usa um novo sistema para escalonamento da “Non-client area” ou NCA. Em suma se trata das áreas que os programas em si não renderizam. Como por exemplo, a barra do topo, menus e etc. Vale apontar que alguns programas podem optar por uma solução própria de renderização, cabe então a empresa atualizá-los de acordo.

Observe abaixo o novo sistema em ação:

escala-win-7.png

O segundo passo foi o Mixed Mode DPI Scaling. Previamente os desenvolvedores tinham apenas a opção de tornar os programas completamente escalonáveis ou não escalonáveis. O que, para programas complexos, podem ser um empecilho na hora de atualizar.

Com o Mixed Mode, ou modo misto em tradução livre, eles podem definir quais janelas o programa deve gerenciar e quais o Windows deve gerenciar. Mais uma vez, na tentativa de tornar o trabalho dos desenvolvedores mais prático.

É importante reforçar que atualmente passamos por uma fase de transição de resoluções, que rapidamente tem tomado forma nas TVs e também para tablets que tenham alta densidade de pixels. Não é um processo rápido tanto para a Microsoft como para os desenvolvedores. Chegará um ponto onde todos os programas serão escalonados da maneira correta? Possivelmente, mas até lá ainda há muito chão.

Isto conclui o tutorial do que  causa textos de aplicativos ficarem borrados no Windows 10. Outra dica importante é que textos borrados nem sempre são sinônimo de aplicativos que não interpretam a escala corretamente, pode até ser uma configuração em placas de vídeo NVIDIA. Veja no tutorial outras dicas para resolver o problema

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Quer postar a sua dúvida? Cadastre-se pois é rápido e fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

×
×
  • Criar Novo...