Este fórum foi descontinuado. LEIA AQUI e participe da Comunidade BABOO :)

Ir para conteúdo
Prologue

Notebook dell muito quente

Mensagem Recomendada

Olá pessoal, tenho um notebook Dell Inspiron 14-5448-B10v que está esquentando muito enquanto jogo.

Configuração:

Core i5 5200u

8GB RAM (2x4GB)

Placa de vídeo Intel Graphics 5500 e dedicada AMD R7 M260(?) 2GB

Enquanto jogo World of Warcraft, quando a placa de vídeo dedicada está ativada, o processador chega a uns 99°C.

Uso mesa o notebook na mesa, a ventilação não está obstruída.

Já abri e o Cooler está limpo. O notebook tem 1 ano e meio de pouco uso e acredito que a pasta térmica ainda esteja dentro da validade.

A parte superior do teclado fica extremamente quente, embaixo também. Fecho o jogo e a temperatura volta ao normal, entre 48~63 graus. Com a placa de vídeo dedicada desativada, a temperatura fica no máximo até os 75°C, normal, ao meu ver.

Olhei o notebook sem a capa traseira, e notei que a placa de vídeo usa o mesmo dissipador de calor que o processador. Os dois usam a mesma barra de metal.

Uma vez estava instalando novos drivers, e a placa de vídeo foi identificada como M265 também. Muito esquisito já que a M265 usa um clock maior.

Então pessoal, essa placa de vídeo é quente assim mesmo? Alguém dá uma ajuda.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma solução neste caso seria instalar os coolers alternativos de base, já que não há muito o que melhorar na refrigeração interna dele.

Compartilhar este post

Link para o post

Instalei o driver de vídeo da AMD mais recente e ele identifica como M260.

Fui na página da Dell, informei o número da etiqueta de serviço e vi nas configurações do note, consta AMD M265.

O driver fornecido pela Dell, realmente instala como M265 de 2014. Já o mais atual da AMD, não. Inclusive baixei de forma manual um driver para o M265 e mesmo assim a AMD instala o M260.

Tanto o driver da Dell quanto o mais recente da AMD, estão bem quentes chegando a 92°C até 100°C.

Nas configurações de energia quando coloco pra "Otimizar o desempenho" do vídeo, o jogo roda a 60FPS tranquilamente. Porém esquenta demais, até queima embaixo.

Agora estou usando as configurações que preservam a vida útil da bateria e o jogo está rodando a 40FPS e a 75°C.

É muito frustrante você ter uma placa de vídeo com potência suficiente para rodar seu jogo favorito em 60FPS e não poder por deficiência no sistema de resfriamento planejado pela Dell.

Quem tiver mais alguma ideia. Por favor.

Compartilhar este post

Link para o post

Instalei o driver de vídeo da AMD mais recente e ele identifica como M260.

Fui na página da Dell, informei o número da etiqueta de serviço e vi nas configurações do note, consta AMD M265.

O driver fornecido pela Dell, realmente instala como M265 de 2014. Já o mais atual da AMD, não. Inclusive baixei de forma manual um driver para o M265 e mesmo assim a AMD instala o M260.

http://www.amd.com/pt-br/products/graphics/notebook/r7-m200#

Mesma série de placas, a 260 é quem usa um clock maior, ao contrário do que citou acima. No mais, são praticamente a mesma placa.

Tanto o driver da Dell quanto o mais recente da AMD, estão bem quentes chegando a 92°C até 100°C.

Isso elimina de que o problema seja causado pelo driver.

Nas configurações de energia quando coloco pra "Otimizar o desempenho" do vídeo, o jogo roda a 60FPS tranquilamente. Porém esquenta demais, até queima embaixo.

Agora estou usando as configurações que preservam a vida útil da bateria e o jogo está rodando a 40FPS e a 75°C.

É muito frustrante você ter uma placa de vídeo com potência suficiente para rodar seu jogo favorito em 60FPS e não poder por deficiência no sistema de resfriamento planejado pela Dell.

Quem tiver mais alguma ideia. Por favor.

Como dito acima, trocar o sistema de resfriamento (não sei se é possível devido ao fato da Dell utilizar peças proprietárias) ou utilizar cooler externo.

Compartilhar este post

Link para o post

"Mesma série de placas, a 260 é quem usa um clock maior, ao contrário do que citou acima. No mais, são praticamente a mesma placa. "

Obrigado pela correção. Dessa forma, o que você sugere: deixar o driver M265 de 2014 da Dell ou o mais recente da AMD M260?

Realmente penso em comprar uma base refrigerada. Indica alguma de qualidade não tão cara?

Obrigado Ciro.

Compartilhar este post

Link para o post

Você precisa avaliar se os drivers mais recentes trazem alguma correção que seja relevante para seu uso, ou se mexem muito no clock da placa.

Há modelos diversos, avalie o quanto poderá pagar e veja se as opções atendem a sua necessidade:

http://www.kabum.com.br/hardware/coolers/notebook-notepal

Compartilhar este post

Link para o post

normal em se tratando de DELL, o meu e segunda geracao do processador i5, e esquenta muito também.. arrumei um cooler de mesa e uso sempre

Gustavo Campos 
mecanico de manutencao em aeronaves em formação, agente de aeroporto com muito gosto....
Dell  Inspiron 15, Windows 7 Home Premium ,Windows 10, i5 segunda geraçao, 12GB RAM Corsair vengeance, 256 GB ssd Kingston + seagate 500GB, 512Mb video Dedicado

Compartilhar este post

Link para o post

• Criar Novo...