Ir para conteúdo
Paultx

Como remover conta atual e permitir acesso a novo dono

Mensagem Recomendada

Paultx   

Minha filha possui um notebook Sony Vaio VPCEH40EB, que veio originalmente com o Windows 7 e mais tarde recebeu uma atualização legítima do Windows 10. Ocorre que ela está fazendo faculdade de arquitetura e o curso está exigindo que ela use um notebook mais potente, para rodar pesados programas de CAD.

 

Então ela decidiu vender o notebook atual. O problema é que este, com o Windows 10, tem o acesso restrito à conta dela na Microsoft, e quero apagar todos os dados dela para poder vender o produto. O que preciso é de um modo de remover toda e qualquer informação nesse sentido, tanto a conta quanto o perfil dela, para que o notebook possa ser acessado pelo novo dono a partir de uma conta genérica ou local, não ligada à Microsoft,  e que permita a esse novo dono  iniciar o processo de conexão à Microsoft com suas próprias informações.

Em resumo: preciso apagar por completo os dados da minha filha e permitir ao novo dono acessar o notebook e criar sua conta do zero.

Como devo proceder? Grato agora.


@ home: Windows 10 Pro - 64-bit • Intel Core i7 • 12 GB RAM
@ work: Windows 7 Pro - 64-bit • Intel Core i5 • 6 GB RAM
@ large 1 (me): Windows 10  Pro - 64-bit • Intel Core i5 • 6 GB RAM
@ large 2 (wife): Windows 10 Pro - 64-bit • Intel Celeron Dual Core 1007U • 4 GB RAM
@ large 3 (daughter): Windows 10 Pro - 64-bit • Intel Core i3 • 4 GB RAM

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, 

É fácil: acesse o Configurações no Windows 10, e vá em Atualizações e Segurança, Recuperar. Ao clicar no Começar Agora, do Restaurar o PC, ele te dá 2 opções: escolha a que Remover Tudo. Tem as imagens anexadas.

O Windows irá fazer o procedimento.

Recomendo, após a instalação terminar, executar a Limpeza de Disco em modo de administrador, para limpar qualquer resquício que possa ter ficado.

Outra opção, mais trabalhosa, é fazer uma formatação do zero, dando boot pelo pendrive. A ativação do Windows 10 será automática, pois já está atrelada ao hardware do notebook.

1.jpg

2.jpg

3.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Paultx   

DiegoSecco, esse procedimento sugerido irá apenas remover os dados da minha filha e manter o Windows 10 ou irá restaurar para o Windows 7, que era a versão anterior do sistema?


@ home: Windows 10 Pro - 64-bit • Intel Core i7 • 12 GB RAM
@ work: Windows 7 Pro - 64-bit • Intel Core i5 • 6 GB RAM
@ large 1 (me): Windows 10  Pro - 64-bit • Intel Core i5 • 6 GB RAM
@ large 2 (wife): Windows 10 Pro - 64-bit • Intel Celeron Dual Core 1007U • 4 GB RAM
@ large 3 (daughter): Windows 10 Pro - 64-bit • Intel Core i3 • 4 GB RAM

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu estou tentando fazer este procedimento no notebook da minha esposa pois meu filho encheu de virus e ao tentar restaurar o Windows desta mesma maneira ele da erro e tentei pelo cmd ja no boot e ele diz que o disco esta protegido contra gravação. como retirar esta proteção ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 13/03/2017 at 8:00 PM, Rodolosld disse:

eu estou tentando fazer este procedimento no notebook da minha esposa pois meu filho encheu de virus e ao tentar restaurar o Windows desta mesma maneira ele da erro e tentei pelo cmd ja no boot e ele diz que o disco esta protegido contra gravação. como retirar esta proteção ?

Amigo, fico te devendo uma resposta mais técnica. Mas, a mais fácil, seria uma formatação do "zero". deve resolver.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

coloquei o hd para verificação pelo H.B. cd em modo dos e ele encontrou 183 setores defeituosos no inicio do hd e estou esperando agora ele acabar a verificação e ja tem mais de 24 horas e nao chegou nem na metade, apos o termino vou tentar novamente a restauração e volto a postar.

agradecido pela atennção

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Paultx   
Postado (editado)

Infelizmente não pude usar as instruções sugeridas. Vou explicar abaixo, lembrando que fiz todo o processo acompanhado de minha filha, sempre com seus dados corretos em mão (e-mail e senha registrados na conta dela na Microsoft).

Ligado o notebook, apareceu a tela de bloqueio com a imagem do usuário (minha filha), nome e sobrenome, com o campo de senha embaixo. Colocamos a senha correta, mas o sistema acusou senha errada.

Então, logo abaixo apareceu um link para redefinição de senha. Ao clicar nele, veio o aviso de que é preciso um disco ou drive USB para fazer essa redefinição.

Criei um drive USB para isso em outro PC com Windows 10 (minha conta Microsoft).

Ao usar o drive USB no notebook em questão, apareceu mensagem de erro e não pude prosseguir com a redefinição de senha.

Reiniciei o notebook e desta vez após nova tentativa com a mesma senha, apareceu o aviso de que poderia redefinir a senha no site account.live.com/password/reset

Fizemos todo o procedimento pelo site citado mas, mesmo com a senha redefinida, continuou dando erro de senha.

Busquei outros modos de tentar solucionar e achei a opção de dar boot em modo seguro. Para isto, cliquei no botão Reiniciar mantendo a tecla Shift pressionada.

Obviamente, a senha do usuário normal (minha filha) não funcionou também neste caso. Só foi possível usar este recurso porque, por precaução, bem antes eu havia criado uma conta de administrador com a senha "admin" (mas sem um nome associado). 

Dentre as opções disponíveis neste caso, decidi primeiramente usar a Restauração do Sistema. Em duas tentativas, com os únicos dois pontos de restauração existentes, deu mensagem de erro:

"Detalhes:

Falha da Restauração do Sistema ao restaurar o diretório do ponto de restauração.
Origem: AppxStaging
Destino: %ProgramFiles%\WindowsApps
Erro não especificado durante a Restauração do Sistema. (0x80070091)

Você pode tentar a Restauração do Sistema novamente e escolher um outro ponto de restauração. Se esse erro persistir, tente um método de recuperação avançado."

Reiniciei novamente em modo seguro e desta vez escolhi usar a opção Restaurar o PC, mas mantendo os arquivos do usuário.

Completada esta ação, o notebook mostrou a tela de bloqueio, mas com detalhes importantíssimos:

- Ainda mostra a imagem do mesmo usuário (minha filha)
- Agora mostra apenas o prenome e não mais o sobrenome!
- No canto inferior direito da tela de bloqueio, diferente de antes, aparecem apenas os ícones de idioma, rede e acessibilidade
- O ícone com as opções Desligar, Suspender e Reiniciar simplesmente sumiu!

E, outra vez, qualquer senha usada (a anterior e a redefinida) resultou em mensagem de senha errada.

Ou seja, fiquei preso, pois nem posso mais reiniciar o notebook para tentar usar outras opções disponíveis no modo de segurança. Se ainda pudesse, eu iria tentar a opção Restaurar o PC, mas desta vez sem manter os arquivos do usuário.

Foi um processo cansativo e demorado, que me tomou cerca de quatro horas e foi piorando a cada vez, até culminar numa situação sem saída, pelo menos para mim.

Por enquanto, a única opção disponível é usar o botão Vaio, que permite (assim espero) devolver o notebook para as configurações padrão de fábrica.

Mas minha intenção é manter o Windows 10, pois ele foi comprado, registrado e ativado, além de ter recebido todas as atualizações até o momento.

Existe algum outro método que eu possa usar para tentar pelo menos a opção Restaurar o PC?

O que quero é manter os arquivos e programas atualmente no sistema, para que minha filha possa mover para um drive USB o que ela precisar. Depois pretendo desinstalar todos os programas que instalamos no notebook, incluindo o Office 365. E, finalmente, remover a conta e o perfil do usuário Microsoft (minha filha) — tudo isto para que o novo dono receba o notebook no estado em que possa criar do zero sua conta local ou na Microsoft para usá-lo.

Alguma sugestão? Grato agora.

Editado por Paultx

@ home: Windows 10 Pro - 64-bit • Intel Core i7 • 12 GB RAM
@ work: Windows 7 Pro - 64-bit • Intel Core i5 • 6 GB RAM
@ large 1 (me): Windows 10  Pro - 64-bit • Intel Core i5 • 6 GB RAM
@ large 2 (wife): Windows 10 Pro - 64-bit • Intel Celeron Dual Core 1007U • 4 GB RAM
@ large 3 (daughter): Windows 10 Pro - 64-bit • Intel Core i3 • 4 GB RAM

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

Conhece o Hiren´s Boot CD? É um conjunto de ferramentas, que contem o Mini XP, que da boot em um Windows XP Live. Baixe o Hiren´s aqui: http://www.hirensbootcd.org/download/ e, gere um pendrive bootavel aqui: https://www.pendrivelinux.com/

Com isso, conseguirá ao menos copiar os dados do seu usuário (sua filha no caso). Após, proceda com a formatação completa do Windows de sua preferencia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Paultx   

Consegui resolver usando uma unidade de recuperação USB, que criei em meu outro PC com Windows 10 Pro.

Felizmente por um lado, infelizmente por outro, pois não foi possível manter e transferir os arquivos que estavam no HD.

Esta solução apagou tudo e deixou o notebook com o Windows 10 Pro "limpo", sem nenhum programa anteriormente instalado, inclusive os originais da Sony/Vaio que vieram de fábrica (os chamados "bloatware").

Apenas dois problemas apareceram no processo:

1 - Após uma primeira tentativa com a unidade de recuperação USB, ao reiniciar o notebook mostrou uma mensagem que indicava em princípio o pior cenário: "Sistema operacional não encontrado. Tente desconectar unidades que não contenham sistema operacional. Pressione Ctrl+Alt+del para reiniciar".

Desconectei o drive USB e reiniciei com o atalho de teclado sugerido, mas fiquei fazendo isso num "loop" sem saída.

Só após a segunda tentativa funcionou, e agora o notebook está com um usuário "genérico" chamado Admin, sem qualquer conexão com a Microsoft. O sistema está ativado e foi atualizado.

2 - Ao tentar usar o app Câmera do Windows 10 apareceu erro de que o programa não foi encontrado. Resolvi baixando e instalando o software Sony/Vaio correspondente ao modelo do notebook.

Agora tudo OK (espero). Agradeço novamente pela atenção.


@ home: Windows 10 Pro - 64-bit • Intel Core i7 • 12 GB RAM
@ work: Windows 7 Pro - 64-bit • Intel Core i5 • 6 GB RAM
@ large 1 (me): Windows 10  Pro - 64-bit • Intel Core i5 • 6 GB RAM
@ large 2 (wife): Windows 10 Pro - 64-bit • Intel Celeron Dual Core 1007U • 4 GB RAM
@ large 3 (daughter): Windows 10 Pro - 64-bit • Intel Core i3 • 4 GB RAM

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
rodrigor   
Em 13/03/2017 at 8:00 PM, Rodolosld disse:

eu estou tentando fazer este procedimento no notebook da minha esposa pois meu filho encheu de virus e ao tentar restaurar o Windows desta mesma maneira ele da erro e tentei pelo cmd ja no boot e ele diz que o disco esta protegido contra gravação. como retirar esta proteção ?

Vá no BIOS do notebook da sua esposa e desabilite a opção SECURE BOOT... 
Reporte se seu certo !


Rodrigo Roberti

Santo André - SP

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário


×