Este fórum foi descontinuado. LEIA AQUI e participe da Comunidade BABOO :)

Ir para conteúdo
emikpo

Excel - macro/vba selecionar qual planilha irá receber os dados

Mensagem Recomendada

Boa tarde pessoal

Eu to tentando montar uma planilha com macro vba que faz o seguinte: Tenho 13 planilhas a plan1 é chamada de Fluxo e as demais planilhas são os meses do ano exemplo; JAN2016, FEV2016, MAR2016 e estas são formatadas como tabela.  

Nessa planilha chamada Fluxo eu tenho Descrição, Valor, Forma de pgto e nas outras planilhas também; então eu criei e atribui uma macro para um botão então quando eu insiro os dados nas respectivas células "Descrição, Valor, Pgto" da planilha Fluxo eu clico nesse botão e automaticamente esses dados são jogados na planilha JAN2016 nas respectivas colunas, porém ai que esta a dúvida. Existe alguma função ou código vba que eu possa escolher em qual planilha esses dados serão lançados? 

Por exemplo, lancei tudo o que tinha que lançar em JAN2016, agora os próximos lançamentos que eu iria lançar gostaria que fossem para FEV2016 e quando eu acabar, gostaria de selecionar para ir para MAR2016 e assim sucessivamente, entendeu? 

Toda vez que eu faço um lançamento esse lançamento só vai para a JAN2016.

Abaixo esta o meu código do vba que uso: 

Sub btnPagamento_Clique()
    Set janeiro = Sheets("JAN2016").ListObjects("janeiro")

Set novaEntrada = janeiro.ListRows.Add

novaEntrada.Range(1, 1) = Sheets("Fluxo").Range("B5").Value
    novaEntrada.Range(1, 2) = Sheets("Fluxo").Range("B7").Value
    novaEntrada.Range(1, 3) = Sheets("Fluxo").Range("B9").Value
    novaEntrada.Range(1, 4) = Sheets("Fluxo").Range("B11").Value
    novaEntrada.Range(1, 5) = Sheets("Fluxo").Range("B13").Value
    novaEntrada.Range(1, 6) = Sheets("Fluxo").Range("B15").Value

MsgBox "Pagamento efetuado com sucesso!"
    Sheets("Fluxo").Range("B5:B15").ClearContents
End Sub

Fluxo é o nome da primeira planilha

JAN2016 é o nome da segunda planilha

janeiro é o nome da minha tabela da planilha JAN2016

Editado por emikpo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, nao sei se ja tem, mas seria bom incluir uma coluna na planilha Fluxo, a data do lançamento para referenciar a respectiva planilha (aba), ao qual lançamento sera replicado.

Não existe uma funcao ja pronta, digamos assim, que vai fazer isso automaticamente, isso tem que ser criado de acordo com o seu cenário. 

Envie seu arquivo, ou um exemplo bem proximo, com alguns dados ficticios.

* Dê retorno.  

Compartilhar este post

Link para o post

Seu comentário me deu uma dica, digo, estou complicando algo que é bem simples. Vou inserir na coluna da planilha Fluxo para especificar as datas dos respectivos lançamentos, ai irei formatar como tabela e filtrar de acordo com a minha necessidade, assim não fica aquele monte de planilha. Mesmo assim muito obrigado!! 

Compartilhar este post

Link para o post

Uma outra dúvida caso você saiba, qual é o código ou como faço pra fazer com que quando eu apertar Enter em uma celula ir automaticamente para uma celula que contenha valor, exemplo: Na minha planilha esta asso, 

Dados: Quando eu escrever os dados e apertar enter, quero que vá automaticamente para a celula Data e assim sucessivamente, e não para a celula vazia que esta em baixo.

Data: 

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, emikpo disse:

Seu comentário me deu uma dica, digo, estou complicando algo que é bem simples. Vou inserir na coluna da planilha Fluxo para especificar as datas dos respectivos lançamentos, ai irei formatar como tabela e filtrar de acordo com a minha necessidade, assim não fica aquele monte de planilha. Mesmo assim muito obrigado!! 

Nao vejo isso como complicação, é uma questao de ponto de vista, da forma que voce estava querendo fazer no inicio, eu acho que fica bem mais apresentável e enriquece se projeto e desta forma voce tem a visualizacao de todos os lançamentos dos pgtos. e com um click a visualizacao mes a mes. Veja este exemplo (anexo), para ter uma ideia do resultado.

* No exemplo, é preciso clicar no botao para direcionar os lancamentos, mas com ajustes isso pode ser automatico.

3 horas atrás, emikpo disse:

Uma outra dúvida caso você saiba, qual é o código ou como faço pra fazer com que quando eu apertar Enter em uma celula ir automaticamente para uma celula que contenha valor, exemplo: Na minha planilha esta asso, 

Dados: Quando eu escrever os dados e apertar enter, quero que vá automaticamente para a celula Data e assim sucessivamente, e não para a celula vazia que esta em baixo.

Data: 

Seria bom enviar seu arquivo, ou um exemplo bem proximo, com alguns dados ficticios para referenciar as celulas/colunas envolvidas.

Separar_Planilhas-V2.zip

* Dê retorno.  

Compartilhar este post

Link para o post
22 horas atrás, Basole disse:

Nao vejo isso como complicação, é uma questao de ponto de vista, da forma que voce estava querendo fazer no inicio, eu acho que fica bem mais apresentável e enriquece se projeto e desta forma voce tem a visualizacao de todos os lançamentos dos pgtos. e com um click a visualizacao mes a mes. Veja este exemplo (anexo), para ter uma ideia do resultado.

* No exemplo, é preciso clicar no botao para direcionar os lancamentos, mas com ajustes isso pode ser automatico.

Seria bom enviar seu arquivo, ou um exemplo bem proximo, com alguns dados ficticios para referenciar as celulas/colunas envolvidas.

Separar_Planilhas-V2.zip

Basole existe alguma função ou código vba que faça por exemplo como eu disse. Na planilha FLUXO tem descrição, pgto, Mês

eu criar uma lista suspensa no Mês e colocar nela os meses Janeiro, Fevereiro. Ai quando eu fosse lançar o pagamento eu escolhesse o mês de Abril e eu lançar ir para a planilha ABRIL ? 

Compartilhar este post

Link para o post

Nao é necessario voce incluir uma lista suspesa com os meses. Inserindo a data do lancamento, a macro ja converte da data no formato "MAR2016" por exemplo, ou pode inserir uma macro que insere automaticamente a data do dia para cada novo lançamento.

Faça um pequeno exemplo com alguns dados ficticios incluindo os campos nº do lancamento e Data , que assim q der um tempinho eu ajusto  a macro do meu exemplo, pra voce.  

Editado por Basole

* Dê retorno.  

Compartilhar este post

Link para o post

• Criar Novo...