Este fórum foi descontinuado. LEIA AQUI e participe da Comunidade BABOO :)

Ir para conteúdo
rafaelaugustop

Somar números que os valores decimais representa outra coisa que o inteiro

Mensagem Recomendada

Olá pessoal, tenho a seguinte situação para uma planilha.

Ela irá fazer a soma de quantos alqueires, litros um trabalhador colheu.

1 alqueire = 60 litros.

Os dados são coletados da seguinte maneira:

O fiscal soma quantos tambores cada um colheu, dando então a quantidade de alqueire (cada tambor = 60 litros)

O que sobra é medido em litros. Digamos que ele colheu 18 alqueires e 30 litros, o fiscal registra 18,30 e aí está o problema. 18 alqueires e 30 litros equivalem a 18,5 alqueires mas estará representado na planilha como 18,3. Tenho que somar os 5 dias da semana e dar o resultado colhido em alqueires e litros na mesma célula, depois calcular o valor total a pagar.

Eu consegui fazer, segue planilha abaixo, mas eu achei que fiz muita gambiarra para chegar até o resultado final, alguém tem ideia de como fazer de uma forma mais simples?

Para somar os alqueires e litros eu fiz:

=TRUNCAR((SOMARPRODUTO(TRUNCAR(D3:H3))*60+SOMARPRODUTO(DIREITA(TEXTO(D3:H3;"#.###,00");2)+0))/60)+(DIREITA(TEXTO((SOMARPRODUTO(DIREITA(TEXTO(D3:H3;"#.###,00");2)+0))/60;"#.###,00");2)+0)*60/100/100

Para o valor à pagar:

=TRUNCAR(I3)*L2+(DIREITA(TEXTO(I3;"#.###,00");2))*(10/60)

D3 a H3 são os valores colhidos diariamente, L2 contém o valor à pagar por alqueire.

Obrigado a quem puder ajudar.

CONTROLE SEMANAL DE COLHEITA.xlsx

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Veja se ajuda:

1. soma dos alqueires ---> =SOMA(INT(D3:H3))  matricial

2. soma dos litros ---> =SOMA(D3:H3-INT(D3:H3))*100  matricial

3. conversão da soma de litros para alqueires ---> =SOMA(D3:H3-INT(D3:H3))*100/60  matricial

fórmula final, juntando as fórmulas 1 e 3 acima ---> total em alqueires ---> =SOMA(INT(D3:H3))+SOMA(D3:H3-INT(D3:H3))*100/60  matricial

total a pagar --> =L6*$L$2

obs. para inserir uma fórmula matricial, após colar a fórmula na célula aperte F2 e em seguida aperte juntas Ctrl+Shift+Enter

Osvaldo

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Osvaldo, obrigado por responder.

Há um problema com o que você passou, a soma dos alqueires + litros dá 77,55 alqueires, mas preciso que ele represente 77,33 alqueires,litros.

O que eu fiz foi assim.

1 - Somo só os inteiros. Somo só os decimais e divido por 60, somo os inteiros dessa soma com os alqueireis.

2 - O que sobra tenho que mostrar em litros, transformo os alqueires decimais em litros.

3 - Calculo o pagamento por alqueire, depois calculo o pagamento por litros.

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, rafaelaugustop disse:

Há um problema com o que você passou, (me parece que o problema é com a sua forma de calcular e não com o que eu passei) a soma dos alqueires + litros dá 77,55 alqueires, mas preciso que ele represente 77,33 alqueires,litros.

O que eu fiz foi assim.

1 - Somo só os inteiros. ---> valor da soma = 76

Somo só os decimais ---> valor da soma = 93

e divido por 60, ---> 93 / 60 = 1,55 <--- este valor já é em alqueires (esta divisão faz a conversão de litro para alqueire)

somo os inteiros dessa soma com os alqueireis. ---> 76 alqueires+ 1,55 alqueires = 77,55 alqueires <--- este é o resultado final

2 - O que sobra tenho que mostrar em litros, transformo os alqueires decimais em litros.

Sobra? Não existe sobra. Você paga com base em alqueires e o resultado final já está em alqueires. Não há que se fazer nova conversão para litros.;)

3 - Calculo o pagamento por alqueire, depois calculo o pagamento por litros. ---> como você tem o resultado final em alqueires e você paga com base em alqueires, basta fazer TOTAL DE ALQUEIRES X PREÇO POR ALQUEIRE ---> 77,55 x 10 = 775,50

Osvaldo

Compartilhar este post

Link para o post

Do ponto de vista lógico e teórico você está certo, do ponto de vista prático não funciona assim.

É comum nesse meio usar alqueres,litros na representação do quanto o funcionário colheu. Esse relatório é impresso e enviado para o fiscal que informa 77,33 (setenta e sete alqueires com mais trinta e três litros) ao invés de 77,55 alqueires.

Esse sistema funciona assim desde o início do século e não irão mudar.

Compartilhar este post

Link para o post

Me parece que agora consegui entender o rolo.

Para calcular "Total alqueires" no formato (alqueires , litros)

=INT((SOMA(INT(D3:H3))*60+SOMA(D3:H3-INT(D3:H3))*100)/60)+MOD((SOMA(INT(D3:H3))*60+SOMA(D3:H3-INT(D3:H3))*100);60)/100   ---> matricial

Para calcular "Total a pagar"

=(INT(I3)+(I3-INT(I3))*100/60)*L2

Osvaldo

Compartilhar este post

Link para o post

• Criar Novo...