Ir para conteúdo

Mensagem Recomendada

Postado (editado)

Olá amigos do forum Baboo, estou tendo muita dor de cabeça para criar regras de segurança para acesso a pastas  e subpastas.

Tentarei explicar. Uma empresa contabil esta implantando serviço ISO assim terá que seguir regras para guardar seus arquivos de seus clientes (emrpesas), criou-se a seguinte hierarquia de pastas. Pasta no c raiz, "empresas cliente" ai subpastas das empresas são 260 empresas (ou pastas) dentro destas vem departamentos 1- Legalização 2- DP 3-Fiscal 4-Contabil, dentro destas 4 pastas de departamentos há suas respectivas subpastas separando os niveis de documentos. O que esta dando trabalho. Tenho que dar poder para usuarios entrarem em qualquer empresa mas depois somente na subpastas de seu departamento e ainda, se for gestor terá acesso irrestrito e total, se for um usuario terá somente acesso a ela para alterar, salvar arquivo novo e não pode excluir nada.

Em parte ja fiz regras para a 1 empresa e funcionou, mas não sei se é o ideal. Criamos grupos de departamentos colocamos no compartilhamento na pasta empresas clientes, estes grupos tendo poder de alteração e leitura, na aba segurança do compartilhamento defini grupos gestores controle total e users somente alteração. Na pastas de cada departamento dentro de uma empresa na aba segurança defini gestores controle total e users em avançada fui alterando a parte que herda a pasta pai, assim tenho users como alteração e users do mesmo departamento dando negar em excluir.

Acho que esta certo pq funcionou neste exemplo, gostaria de saber se tem como copiar estas regras de departamentos para as outras pastas das empresas restantes, ou se terei que fazer empresa por empresa que são + ou - 250...

Obrigado pela atenção.

PS O Server das pastas é 2008 mas o AD é 2003. Nas pastas não contem nenhum arquivo. A  rede esta em dominio.

Editado por elvisprieto10

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pesquisei na internet e vi um programa de nome Robocopy que utilizando algumas opções ele copia as pastas e subpastas com suas respectivas regras de segurança.

Compartilhar este post

Link para o post
piter123   

Caro Elvis, bom dia!

Pode-se realizar este procedimento da seguinte maneira:

No AD, criar dois grupos de usuários: Compartilhamento_Empresa_Escrita e Compartilhamento_Empresa_Leitura.

No compartilhamento Escrita, adicione os usuários que terão acesso TOTAL e usuários que terão acesso a modificação de algumas pastas.

No compartilhamento Leitura, adicione os usuários que não poderão alterar nada, somente ler.

Criado este acesso, ao criar o compartilhamento da pasta Empresas cliente no servidor de arquivos, adicione os dois grupos. O grupo Escrita terá acesso total e o grupo leitura somente leitura. Após isto, cada pasta criada dentro da raiz, deve ter os seguintes configurações:

Na aba segurança, opção avançado, desmarque o item "Incluir permissões herdáveis provenientes do pai deste objeto". Caso a pasta mantenha os acessos da raiz, é só adicionar os dois grupos. Caso mude, adicione por usuário com as permissões que deve ter cada um. Se esta pasta manter todas as configurações para as futuras subpastas, marque a opção "Substituir todas as permissões de objetos filhos por permissões herdadas deste objeto". 

OBS: Caso queira que em alguma pasta, independente de onde esteja, alguns usuários tenham acesso, faça o procedimento anterior na pasta. Desmarque o primeiro item, adicione quem precisa, e marque o outro item.

OBS2: Todos os acessos da raiz ou do compartilhamento vão mandar nos demais. Por exemplo: Se algum usuário esta no grupo Leitura, mesmo que você nas subpastas marque acesso TOTAL, ele não terá pois no compartilhamento ele só tem leitura.

Espero ter ajudado.

Compartilhar este post

Link para o post

Caro piter.. a questão das pastas ja esta rolando, não como certinho como queriam, mas no seu procedimentos há divergencias... pq tenho uma pasta raiz dentro dela varias empresas dentro de cada empresa um departamento,,ai você tem acesso total a um departamento mas em outro só acesso leitura ou sequer acesso nenhum... Mas valeu..

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário