Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

A partir do dia 19/11/2018, o foco do Fórum do BABOO é apenas Windows e Segurança Digital conforme informado no início de 2018.
As áreas que não têm relação com esses dois assuntos foram arquivadas e seus tópicos estão disponíveis para consulta na área Tópicos Antigos.

Conheça as novidades de 2019 para o BABOO e Fórum do BABOO

Baboo

CUIDADO com artigos e análises de antivírus!

Avalie este tópico:

CUIDADO com artigos e análises de antivírus: assista, vote e comente..  

  1. 1. Qual é a sua opinião sobre esse vídeo? Poste seus comentários neste tópico

    • Excelente
      0
    • Ótimo
      0
    • OK
      0
    • Fraquinho..
      0
    • Não gostei
      0


Mensagem Recomendada

 

VÍDEO PUBLICADO DIA 14/ABR/17

Qualquer um se acha capaz de escrever sobre antivírus, e isso leva o internauta a conclusões erradas. Saiba como evitar isso.

Links úteis deste vídeo:

Site de testes de antivírus AV-Comparatives
Site de testes de antivírus AV-TEST
Site de testes de antivírus VB100 (Virus Bulletin)

Clique nas imagens abaixo para assistir o vídeo diretamente na parte abordada na imagem

MUITO CUIDADO nos artigos e análises que você lê na internet sobre antivírus pois qualquer um escreve sobre qualquer coisa e até sites de bem estar escrevem sobre antivírus. 

QUALQUER UM ESCREVE SOBRE ANTIVÍRUS!!

Como você, internauta que não é focado em segurança digital, escolhe um antivírus? Certamente você faz o seguinte: você abre o Chrome,  vai no Google, e digita ali "melhor antivírus". Daí aparece aquele monte de links e você vai clicando nos links para saber quais são os melhores antivírus baseado no que você está lendo ali. Isso tem dois problemas graves. 

Primeiro: o jornalista que escreveu sobre antivírus entende de segurança digital? Ele é focado em segurança digital? 

Dois exemplos rápidos: no ano passado um internauta postou em um dos artigos do meu site uma dúvida sobre um produto de segurança em que ele queria saber se era bom ou ruim. Ele colocou o link, eu cliquei para dar uma olhada e o review era realmente muito bom, e eu cliquei no nome do jornalista que escreveu o review. Esse jornalista escreveu nos dias anteriores de review de smartphone a projetos do Kickstarter, passando pelo Papa nas redes sociais e, inacreditavelmente,  a lista dos filmes mais pirateados da semana. Você acha que esse jornalista é focado em segurança? OBVIO QUE NÃO!

Qualquer site escreve sobre antivírus - incluindo site sobre bem-estar!!!
Qualquer site escreve sobre antivírus - incluindo site sobre bem-estar!

Então todo artigo que ele escrever  sobre software de segurança ou sobre antivírus não tem credibilidade nenhuma. 

Em outro caso, outro internauta postou em um artigo do site BABOO a lista dos 5 melhores antivírus de um site inglês. Eu entrei no site,  dei uma olhada em quem escreveu o artigo, e a pessoa que escreveu esse artigo três meses antes era uma estagiária de publicidade(!!) Você acha que o que ela está escrevendo sobre segurança deve ser levado a sério? JAMAIS!

É FUNDAMENTAL que a pessoa que escreve sobre segurança digital tenha experiência prática. Por que? Porque não adianta essa pessoa simplesmente baixar testes de antivírus feitos em outros países e concluir que determinado antivírus é o melhor porque ele se deu bem nesse, nesse e nesse teste. O grande problema é que existem malwares que só funcionam no Brasil: malwares que alteram o boleto bancário,  que afetam o bankline... 

Então aqui no Brasil é fundamental que o antivírus detecte e bloqueie esse tipo de ameaça. Nem todos antivírus conseguem fazer isso. Então a empresa que desenvolveu o antivírus tem que ter uma base no Brasil que ajude a melhorar a detecção dos malwares locais, e esse tipo de experiência do dia a dia é só com prática. 

Você não vai conseguir ler em qualquer site que isso é bom  ou isso é ruim  baseado em pequenos testes. É no dia a dia que o problema acontece e é no dia a dia que você define qual é o melhor antivírus. Então se a pessoa não é focada nisso, a credibilidade é zero. 

SITES FOCADOS NO LUCRO, E NÃO NO CONTEÚDO

Segundo problema: o site que publicou esse artigo é focado em segurança digital? Ele está ajudando o internauta a remover vírus e malware, ele está ajudando a informar o internauta sobre as novidades de segurança? Ou é um site que não é focado em nada e publica um pouco de tudo? Então ele publica sobre Apple, sobre Android,  sobre games, sobre apps.. Ou PIOR: é um site de download que elogia todo tipo de programa e nunca vai falar mal porque o negócio deles é  fazer o internauta baixar o máximo possível, pois é assim que eles ganham dinheiro?

Acesse sites sobre segurança digital para a análise do antivírus ter alguma credibilidade..
Acesse sites sobre segurança digital para a análise do antivírus ter alguma credibilidade..

Então é fundamental você acessar um site que seja focado em segurança digital para que haja credibilidade naquilo que você está lendo. Os três principais sites de testes independentes de antivírus  são o AV-Comparatives, o AV-Test e o VB100 da Virus Bulletin. Eu costumo receber vários comentários de internautas alegando que os antivírus que eles usam são melhores porque no último teste do AV-Comparatives ele ficou em primeiro lugar ou no último teste do VB100 ele foi o melhor.

Na verdade eles estão errados. Você não pode escolher um antivírus por causa do resultado em um mês ou outro. O antivírus deve ser escolhido pelo resultado global, principalmente por não existir um único teste de antivírus. O antivírus é uma composição de módulos que em geral detecta e elimina os malwares então você tem um módulo de proteção do mundo real, de heurística, de comportamento, de falso-positivo.. 

O antivírus tem que ir bem nesses testes e ele não precisa estar sempre em primeiro lugar. Ele tem que estar em média muito bem nesses testes nos últimos meses pois daí no apanhado geral esse antivírus é muito bom. NUNCA vai existir um antivírus que será imbatível em todos os testes o tempo todo.

Conclusão: cuidado com sites famosos que falam de tudo  e não são focados em nada. O negócio deles é ganhar dinheiro com publicidade, com volume, com quantidade, eles têm dezenas ou centenas de jornalistas escrevendo sobre TUDO, sendo que eles não são focados em nada, não se responsabilizam pelo que eles escrevem, não têm COMPROMETIMENTO com o internauta, então isso tem que ser levado em consideração.

Se você está interessado em qualquer informação sobre segurança digital, é fundamental que o site seja focado em segurança digital, e que o jornalista entenda sobre esse assunto. Senão, é perda de tempo.


[]s
 
Aurélio “Baboo”

assinatura-baboo-forum.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×