Ir para conteúdo
Baboo

Como NÃO remover vírus do PC

Avalie este tópico:

Como remover vírus do jeito ERRADO - o que NÃO FAZER: assista, vote e comente..  

2 votos

  1. 1. Qual é a sua opinião sobre esse vídeo? Poste seus comentários neste tópico

    • Excelente
      1
    • Ótimo
      1
    • OK
      0
    • Fraquinho..
      0
    • Não gostei
      0


Mensagem Recomendada

 

VÍDEO PUBLICADO DIA 19/MAI/17

Existem centenas de vídeos no YouTube mostrando como remover vírus, mas infelizmente os autores desses vídeos não entendem do assunto. Veja vários exemplos disso..

Clique nas imagens abaixo para assistir o vídeo diretamente na parte abordada na imagem

 

Nesse vídeo eu vou mostrar algumas aberrações ensinadas pelos “especialistas” do YouTube na remoção de vírus. Como eu comentei no meu vídeo de apresentação,
muitas pessoas têm tempo livre e boa vontade para gravar vídeos, mas pouquíssimos têm competência técnica para entender o que eles estão ensinando. Esse vídeo aborda esses casos.

Eu não tenho nenhuma intenção de denegrir, difamar ou constranger os autores dos vídeos. O que eu quero mesmo é que você, internauta, compreenda que você não pode acreditar
cegamente nos vídeos de remoção de vírus do YouTube
, e também quero que você, autor dos vídeos,  se preocupe SERIAMENTE com a QUALIDADE do que você está ensinando, pois é a sua CREDIBILIDADE que está em jogo.

VÍDEO ERRADO 1

Nesse vídeo o autor edita uma chave do Registro do Windows HKLM / Software / Microsoft / Windows / CurrentVersion / Run alegando que ali estão os vírus que infectam o computador. Nada mais errado do que isso: ali estão os arquivos carregados após a inicialização do Windows, seja antivírus ou anti-malware, Dropbox, Creative Cloud, Skype, o que for.. 

Como não remover vírus do PC: exemplo 1
Como não remover vírus do PC: exemplo 1

Existem onze chaves do Registro e quatro pastas aonde os arquivos com malware costumam se instalar para serem carregados toda vez que o Windows é inicializado. Essa chave é apenas uma delas, e o fato de você eliminar uma chamada dali você não está removendo o vírus: você está removendo apenas a chamada para ele. O vírus continua no seu computador, mas ele não está sendo carregado por ESTA chave. Ele pode estar sendo carregado por
outras chaves do Registro. Então essa solução não funciona.

O mais doloroso é que dezenas de outros youtubers que não conhecem o funcionamento interno do Windows criaram vídeos idênticos  com essa "solução" que não tira vírus algum.  É justamente por isso que o Registro só deve ser acessado por quem realmente saiba o que está fazendo ali. 

Por fim, um pouco de bom senso: se a remoção de vírus pudesse ser feita simplesmente apagando algumas linhas do Registro, por que as empresas de antivírus investiriam todos os anos milhões e milhões de dólares para melhorar seus produtos? Se alguém alega que consegue remover vírus pelo Registro, essa pessoa realmente precisa estudar mais. MUITO mais.

VÍDEO ERRADO 2

Nesse segundo vídeo o autor complementa o primeiro vídeo. Ele sugere que o internauta verifique quais são os programas carregados na mesma chave HKLM / Software / Microsoft / Windows / CurrentVersion / Run e pesquise no Google se o executável é vírus ou não. 

Como não remover vírus do PC: exemplo 2
Como não remover vírus do PC: exemplo 2

A ideia é boa, mas o autor erra novamente. Existem muitos vírus que têm o mesmo nome de arquivos conhecidos do Windows: explorer.exe, calc.exe, svchost.exe... Os vírus e malwares fazem isso justamente pra não chamar atenção do usuário. 

VÍDEO ERRADO 3

Nesse terceiro vídeo o autor configura o Windows para mostrar arquivos ocultos e pede para o internauta procurar e apagar arquivos .bat. Isso não tira nem remove vírus algum

Como não remover vírus do PC: exemplo 3
Como não remover vírus do PC: exemplo 3

O que isso faz é apagar arquivos .bat que são arquivos que criamos para executar tarefas comuns. Os vírus e malwares continuam no computador se você apagar o arquivo .bat

VÍDEO ERRADO 4
Nesse quarto vídeo o erro é o mesmo. O autor do vídeo sugere que você entre na pasta do usuário, digite dir/ah, que mostra todos os arquivos ocultos, e depois ele usa um comando que apaga todos arquivos .bat dentro dessa pasta. 

Como não remover vírus do PC: exemplo 4
Como não remover vírus do PC: exemplo 4

Isso não apaga nenhum vírus:  ele simplesmente apaga arquivos .bat 

VÍDEO ERRADO 5
Nesse vídeo o autor comete um erro básico: ele indica baixar o Malwarebytes AntiMalware e o AVG pelo Baixaki. 

Como não remover vírus do PC: exemplo 5
Como não remover vírus do PC: exemplo 5

Baixaki é um site de download que ganha dinheiro justamente com programas adicionais incorporados em um “instalador” que eles disponibilizam. Quem se preocupa com segurança JAMAIS baixa arquivos em sites de download

VÍDEO ERRADO 6

Nesse vídeo o autor sugere verificar na Inicialização de Programas do MSCONFIG se existe algum arquivo que seja de fabricante desconhecido ou que seja executado da pasta \Windows\System32 ou então que seja iniciado na chave CurrentVersion / Run. Embora isso seja tecnicamente correto, é perfeitamente possível ter um computador totalmente infectado por malwares que não aparecem  na Inicialização de Programas do MSCONFIG nem da chave CurrentVersion / Run

Como não remover vírus do PC: exemplo 6
Como não remover vírus do PC: exemplo 6

O fato de não existir nenhum arquivo malicioso nesses dois locais não indica que o computador esteja limpo. O computador pode estar totalmente infectado mesmo que não exista nada ali. 

VÍDEO ERRADO 7

Nesse vídeo o autor sugere executar o Sophos Virus Removal Tool. Infelizmente ele comete dois erros: o primeiro é que Sophos não está entre os melhores antivírus, e em segundo lugar, algo básico: se você fizer uma varredura no seu computador à procura de malwares, você jamais deve utilizar uma única ferramenta Por que?

Como não remover vírus do PC: exemplo 7
Como não remover vírus do PC: exemplo 7

Porque não existe nenhum antivírus, nenhum antimalware, nenhum produto de segurança que detecte 100% dos malwares. Você sempre precisa fazer a varredura com várias ferramentas.

VÍDEO ERRADO 8

Bem, nesse vídeo o autor alega que deve-se finalizar o processo wscript.exe  para impedir que vírus baseados em scripts funcionem, pois os antivírus não detectam esse tipo de vírus. 

Como não remover vírus do PC: exemplo 8
Como não remover vírus do PC: exemplo 8

Além dos antivírus detectarem arquivos maliciosos em script, fechar o wscript.exe impede que alguns scripts sejam executados naquele momento. Isso não impede que o computador esteja infectado e isso não limpa nenhum vírus ou malware do computador.

VÍDEO ERRADO 9

Nesse nono vídeo o autor sugere baixar o IOBit Malware Fighter no Baixaki. Além de ser perigoso você baixar um software que não seja no site do desenvolvedor, o IOBit Malware Fighter é muito inferior ao Malwarebytes AntiMalware

Como não remover vírus do PC: exemplo 9
Como não remover vírus do PC: exemplo 9

Há alguns anos a Malwarebytes criou um falso vírus que era detectado somente pelo Malwarebytes AntiMalware. Tempos depois um produto da IOBit também detectava esse malware com o mesmo nome interno que a Malwarebytes tinha criado para ele, comprovando que a IOBit estava surrupiando o banco de dados da Malwarebytes. 

Além disso, a IOBit é uma empresa chinesa, e quem entende de segurança JAMAIS utiliza software chinês.

VÍDEO ERRADO 10

Nesse vídeo o autor conclui que arquivos ocultos em um pendrive são vírus e devem ser apagados,  além de apagar o autorun.inf. O erro básico aqui é que ele considera como vírus arquivos ocultos do pendrive, que não faz muito sentido, além disso ele nem analisa os arquivos que não são ocultos. 

Como não remover vírus do PC: exemplo 10
Como não remover vírus do PC: exemplo 10

O que ele mostrou é como apagar o arquivo autorun.inf e isso não elimina vírus algum. Além disso, se o vírus infectou um arquivo .exe, .pdf ou .doc desse pendrive, o usuário nunca saberá e assim que ele abrir o arquivo ele será infectado.

VÍDEO ERRADO 11

Nesse último vídeo o autor indica três soluções para remover vírus: primeiro utiliza um antivírus, depois utilizar restauração do sistema, e, em último caso, formatar o PC.

Como não remover vírus do PC: exemplo 11
Como não remover vírus do PC: exemplo 11

Eu não canso de repetir: NENHUM malware ou vírus exige formatação de PC. Se alguém sugere isso, ignore, pois essa pessoa está ERRADA.


[]s
 
Aurélio “Baboo”

baboo-assinatura-forum.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×