Ir para conteúdo
Baboo

Como NÃO otimizar o Windows

Avalie este tópico:

Como NÃO otimizar o Windows: assista, vote e comente..  

15 votos

  1. 1. Qual é a sua opinião sobre esse vídeo? Poste seus comentários neste tópico

    • Excelente
      14
    • Ótimo
      1
    • OK
      0
    • Fraquinho..
      0
    • Não gostei
      0


Mensagem Recomendada

 

VÍDEO PUBLICADO DIA 01/JUN/17

Existem centenas de vídeos no YouTube e sites mostrando como "otimizar o Windows" ou "deixar o Windows mais rápido", mas infelizmente os autores dessas dicas não entendem do assunto. Veja alguns exemplos disso..

Clique nas imagens abaixo para assistir o vídeo diretamente na parte abordada na imagem

 

Vários sites e youtubers tem dicas de como otimizar o Windows ou como deixar o Windows mais rápido.  Infelizmente muitas dessas dicas são absolutamente inúteis. 

Nesse vídeo eu vou abordar cinco exemplos disso. 

DICA ERRADA 1: LIMPAR O REGISTRO

Muitos aplicativos tem a opção de limpar o Registro ou de otimizar o Registro, como se otimização e limpeza do Registro fossem necessárias. Isso é fantasioso. O que acontece? O Registro que é a "espinha dorsal" do Windows, tendo cerca de 2,5 milhões de chaves únicas, isto é, são dois milhões e meio de chaves que referenciam arquivos, DLLs, executáveis, configurações do Windows, configurações de outros aplicativos. etc. 

Limpeza do Registro: tarefa inútil para deixar o Windows mais rápido...
Limpeza do Registro: tarefa inútil para deixar o Windows mais rápido...

Se algumas dessas linhas (chaves) referenciam ou levam para arquivos inexistentes, isso não afetará EM NADA a performance do Windows.  É errado achar que você apagar essas linhas deixará o Windows mais leve ou mais rápido.  A única "otimização" que acontece nesse caso é visual, pois operacionalmente não muda nada.  Você está eliminando linhas (chaves) que não levam a lugar nenhum e elas não estavam deixando o Windows lento, então a remoção delas não deixará o Windows mais rápido.  


DICA ERRADA 2: OPÇÕES AVANÇADAS NO MSCONFIG 

Esse é provavelmente PRINCIPAL erro que os "profissionais" que otimizam o Windows cometem. Eles acham que se você executar o MSCONFIG > Inicialização do Sistema > Opções avançadas, e ao ver duas caixinhas desclicadas, que são do processador de memória, você clica nelas, reinicia o Windows e ele estará mais rápido. Nada mais ERRADO do que isso!  Aquelas opções estão desclicadas porque desta maneira o Windows estará configurado para utilizar o máximo de processadores e cores e o máximo de memória RAM instalados no computador. Então porque essas opções existem? Elas existem pelo motivo CONTRÁRIO ao que esses profissionais alegam: isso é para deixar o seu Windows mais lento!  

Aí você vai falar:  "BABOO, você está doido! Por que eu vou querer um Windows mais lento?" Você vai querer o Windows mais lento se você for um desenvolvedor e quer testar o seu aplicativo em um computador mais lento ou com menos memória RAM ou com pouca memória RAM sem que ele seja rodado em uma máquina virtual que tem algumas limitações.  Dessa maneira você consegue configurar o Windows para ter menos processadores, muito menos memória RAM, e ele vai reiniciar dessa maneira e você testa o seu aplicativo nesse ambiente. 

Mais uma dica inútil: alterar a memória RAM e processador no MSCONFIG
Mais uma dica inútil: alterar a memória RAM e processador no MSCONFIG

Se você deixar essas opções clicadas e configurar o número máximo de processadores e o máximo de memória RAM, isso NAO DEIXARÁ o Windows mais rápido do que de maneira original, que é simplesmente deixar essas opções desclicadas.  É até engraçado saber que essas opções fazem EXATAMENTE o CONTRÁRIO do que esses "profissionais" alegam


DICA ERRADA 3:  DESATIVAR SERVIÇOS DO WINDOWS

Esse é mais um erro clássico de quem quer otimizar o Windows.  Por que? Porque embora você possa desabilitar alguns Serviços do Windows, isso não vai mudar em nada a performance dele quando o sistema operacional estiver sendo utilizado. Isso fará com que no máximo o seu Windows carregue um pouquinho mais rápido no próximo boot. Por que isso acontece? Porque os Serviços são criados para utilizar o mínimo de CPU e o mínimo de memória RAM. 

Se você abrir agora o seu Gerenciador de Tarefas e der uma olhada nos Serviços que estão rodando ali, você verá que a maioria deles está com zero porcento de CPU e está com algumas dezenas de megabytes de memória RAM, que é muito pouco hoje em dia.  Para piorar, alguns sites indicam desabilitar o Serviço do Windows Update, desabilitar o Serviço da Central de Segurança, desabilitar o Windows Search. Isso é um ABSURDO! Eles querem deixar o internauta inseguro e desabilitar as funcionalidades do Windows em troca de NADA.

Mais uma dica errada: desativar Serviços do Windows
Mais uma dica errada: desativar Serviços do Windows

A única situação em que desabilitar um Serviço é importante para deixar o seu computador trabalhar mais rápido, é quando esse Serviço está com algum problema.  Nesse caso ele está usando 100% de CPU, 100% de HD. aí realmente o Serviço está atrapalhando porque o sistema operacional não consegue trabalhar direito.  Nesse caso você realmente tem que fechar o Serviço e descobrir o que está acontecendo, e isso é algo que eu abordarei em outro vídeo. 

DICA ERRADA 4: DESATIVAR APLICAÇÕES MODERNAS (METRO)

Esse é mais um erro comum e é algo que não faz muito sentido, pois as Aplicações Modernas se atualizam pingando servidores externos algumas vezes por dia ou por hora.  Só que isso é feito de maneira tão rápida e utilizando tão pouca CPU e memória RAM que isso não afeta EM NADA o sistema operacional.  As aplicações Metro (Modernas) são similares aos serviços do Windows:  elas utilizam muito pouca CPU, muito pouca memória RAM, e se alguma Aplicação Moderna (Metro) não funciona assim, ou seja, ela está usando muita CPU ou muito HD, aí ela realmente está com algum problema e você deve fechá-la. 

Desativar Aplicações Modernas não deixará seu Windows mais rápido...
Desativar Aplicações Modernas não deixará seu Windows mais rápido...

Além disso, no Windows 10 você pode definir quais aplicações podem ser executadas em segundo plano - mas isso NAO É para economizar CPU ou memória RAM:  isso é para economizar BATERIA, porque essas aplicações, funcionando em segundo plano, gastam um pouco mais de bateria do que se não estivessem funcionando.  Então neste caso, se você estiver usando um notebook, um laptop, um tablet, ou o que for, você consegue desabilitar essas aplicações e ter mais tempo de uso.  

DICA ERRADA 5: DESLIGAR A PROTEÇÃO DO SISTEMA

Isso é algo "sem pé nem cabeça".  A Proteção do Sistema permite a criação de um Ponto de Restauração com toda a configuração do seu Windows, seus aplicativos e tudo mais, pois se seu Windows tiver algum problema, você consegue restaurá-lo exatamente como ele estava naquele dia que você criou o Ponto de Restauração.

Mais um erro clássico: desativar a Proteção do Sistema para deixar o Windows mais rápido..
Mais um erro clássico: desativar a Proteção do Sistema para deixar o Windows mais rápido..

A Proteção do Sistema não é um Serviço que está rodando constantemente no seu computador:  ela é uma aplicação do Windows que cria o Ponto de restauração, fecha, e assunto encerrado.  Ele não afeta EM NADA a performance do Windows, e desabilitar a Proteção do Sistema não faz sentido algum.  

Essas são as cinco dicas erradas que eu vi no YouTube e nos principais sites de tecnologia, mas tem MUITO MAIS por aí... 

Lista de dicas inúteis para deixar o Windows mais rápido..
Lista de dicas inúteis para deixar o Windows mais rápido..

Aí vai uma lista com as dicas erradas e aberrações que eu encontrei nos últimos dias vindas de sites e youtubers.  NENHUMA dessas dicas vai deixar o Windows mais rápido:

Desabilitar a telemetria do Windows 
Desativar o efeito de transparência 
Desligar a Hibernação
Desabilitar o serviço Prefetch
Desfragmentar" o Registro
Apagar arquivos de prefech em \Windows\ prefech 
Não usar arquivo de paginação
Apagar atalhos do desktop
Desabilitar os relatórios de Erro do Windows
Desabilitar rastreamento do navegador 
Impedir que navegadores criem arquivos de cache 
Apagar arquivos da pasta\Windows\Temp


 


[]s
 
Aurélio “Baboo”

baboo-assinatura-forum.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Baboo

Bom dia!

Gostaria de tirar uma dúvida sobre o vídeo "A praga dos Otimizadores de PC", mas não encontrei o tópico aqui no fórum.

Sobre os otimizadores de memória ram, entendo o conceito que explicou no vídeo, mas ainda assim sinto melhora na performance em alguns casos, quando utilizo o Memory Cleaner, de Koshy John. Além da limpeza de cache da memória ram tradicional, mencionada no vídeo, tem uma função chamada "Trim Processes' Working Set". Não entendo muito bem o que essa função faz, mas diminui o consumo de ram de várias aplicações (geralmente ajuda muito com o navegador), reduzindo a lentidão no sistema (se for o caso). Sei que é uma melhoria temporária e dentro de minutos ou horas, o consumo de memória vai voltar para o que estava antes, mas pode ajudar a finalizar uma atividade que esteja fazendo naquele momento e dessa forma se torna uma ferramenta útil para PCs com hardware incipiente.

Att,

 


Não abandone seu tópico! Diga se o problema foi resolvido! / Regras e Política de Privacidade
Problemas com malwares? Crie um tópico em Serviço de remoção de malwares.
Searching, learning, securing.
Breaker

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×