Ir para conteúdo

A partir desta 2ª feira 19/11/2018, o Fórum do BABOO se focará apenas em Windows e  Segurança Digital conforme informado no início do ano.
As áreas que não têm relação com esses dois assuntos foram arquivadas e seus tópicos estão disponíveis para consulta na área Tópicos Antigos.

Baboo

Windows 10 LTSB A FUNDO

Avalie este tópico:

Windows 10 LTSB A FUNDO: assista, vote e comente..  

9 votos

  1. 1. Qual é a sua opinião sobre esse vídeo? Poste seus comentários neste tópico

    • Excelente
      8
    • Ótimo
      0
    • OK
      0
    • Fraquinho..
      1
    • Não gostei
      0


Mensagem Recomendada

 

VÍDEO PUBLICADO DIA 28/JUL/17

Nesse vídeo eu vou abordar o Windows 10 Enterprise LTSB (edição LTSB) e a burrice monumental que os “especialistas” e youtubers cometem ao considerá-la como a versão mais “leve e segura” do Windows 10, principalmente para gamers, cometendo o gravíssimo erro de indicar essa versão para uso no dia-a-dia.

Clique nas imagens abaixo para assistir o vídeo diretamente na parte abordada na imagem

Nesse vídeo eu vou abordar sobre o Windows 10 Enterprise LTSB (edição LTSB), e destruir rapidamente a besteira monumental que os “especialistas” e youtubers cometem ao achar que ela é a versão mais “leve e segura” do Windows 10, principalmente para gamers, cometendo o gravíssimo erro de indicar seu uso para o desktop dos internautas.

Quando a Microsoft começou a desenvolver o Windows 10, o foco dela foi criar um Windows mais seguro e mais rápido do que as versões anteriores, e também mais adaptável. 

Por causa disso, existem diversas versões do Windows 10: a versão Mobile (para smartphones), o Windows 10 Home (focado no usuário doméstico), o Windows 10 Pro (focado no usuário que precisa mais funcionalidades do que a Home), Windows 10 IoT (destinado para dispositivos pequenos e da Internet das Coisas, que podem ter tela ou não), Windows 10 Education (focado no mercado estudantil), Windows 10 S (focado ao mercado educacional, sendo que essa versão roda apenas Aplicações Modernas), Windows 10 Enterprise (focado nas empresas e corporações), e outras versões que eventualmente virão por aí..

ATUALIZAÇÃO DE RECURSOS

Poucos sabem, mas em relação especificamente a atualização de recursos, o Windows 10 é dividido em 4 níveis:

O primeiro nível é o Windows Insider Preview, que é a versão mais “instável” do Windows 10 por ser na prática uma versão beta (de testes), tendo bugs, falhas e funcionalidades incompletas. Essa versão do Windows 10 é destinada exclusivamente para usuários interessados em saber o que está por vir no Windows 10, podendo testar, opinar e comentar sobre o sistema operacional e suas funcionalidades diretamente com a Microsoft, da mesma maneira que os beta-testes faziam isso no passado. Evidentemente essa versão não é indicada para o uso no dia-a-dia.

Windows 10 LTSB A FUNDO
Windows 10 LTSB A FUNDO

O segundo nível, existente nas versões  Enterprise, Home e Pro, é o Current Branch ou CB, que é o Branch Atual, que permite que os usuários recebam atualizações de recursos e builds novas (como o Anniversary Update ou Creators Update) assim que a Microsoft as disponibiliza oficialmente. Esse é o nível padrão, e você pode verificar isso em Configurações > Atualização e segurança > Opções avançadas.

O terceiro nível está disponível apenas para usuários do Windows 10 Enterprise e Pro: é o Current Branch for Business, CBB, que é o Branch Atual para Negócios. Essa opção adia por alguns meses as atualizações de recurso que os usuários do Current Branch acabaram de receber, e ela existe para permitir que as empresas tenham mais tempo para testar essas atualizações, evitando eventuais problemas que possam aparecer com elas.

Windows 10: Current Branch for Business ou CBB
Windows 10: Current Branch for Business ou CBB

Muitas empresas habilitam por default o CBB na maioria das estações de trabalho justamente para que esses computadores não sejam atualizados imediatamente, enquanto outras estações são configuradas com CB para receberem imediatamente essas atualizações.

Com isso, a empresa pode testar se essas atualizações causam algum problema nos computadores e sistemas internos que elas usam, evitando que um bug qualquer existente nessa atualização afete todos os computadores da empresa. Assim que os testes são finalizados e tudo está OK, a empresa libera a instalação dessa atualização de recursos para todas as demais estações de trabalho.

Tela Azul da Morte (BSOD)
Tela Azul da Morte (BSOD)

E o quarto e último nível é o LTSB (Long Term Servicing Branch, ou, numa tradução livre, Versão de Serviço a Longo Prazo), que existe somente em uma versão específica do Windows 10, chamada de Windows 10 Enterprise LTSB. 

USO DO LTSB

Essa versão não recebe NENHUMA atualização de recursos, pois os computadores que utilizam essa versão do Windows 10 não precisam disso. Além disso, a versão LTSB não vem com Aplicações Modernas, Cortana, Calendário, Câmera, navegador Edge, ela não tem a Loja do Windows, e recebe APENAS atualizações de segurança e correções de bugs.

Ao saber que a versão LTSB não vem com Aplicações Modernas, obviamente jornalistas despreparados, “especialistas” e youtubers que eu citei nos vídeos anteriores postaram alegremente artigos e vídeos dizendo que essa é “a versão mais leve e segura” do Windows 10, “a melhor versão do Windows 10”, e pior: “a melhor versão para PC fraco e PC gamer” e outras monstruosidades jornalísticas.

Windows 10 LTSB: pirataria
Youtubers incentivam a pirataria do Windows 10 LTSB

E detalhe.. existe um curioso aspecto jurídico nisso: esses mesmos "especialistas" e youtubers sugerem o internauta baixar e usar uma cópia pirata do LTSB (pois essa versão não está à venda), incluindo informando como e aonde fazer isso, mesmo sabendo que a pirataria é um crime de direitos autorais previsto na lei brasileira. E, de acordo com o Código Penal em seu artigo 286, a incitação ao crime (que é o que acontece nesse caso) tem pena de detenção de 3 a 6 meses ou multa. Lamentavelmente esse é o nível de alguns "especialistas" e youtubers que existem por aí, mas o pior ainda está por vir..

O Windows 10 LTSB é uma versão do Windows 10 desenvolvida especificamente para computadores que não precisam de nenhuma atualização de funcionalidade, computadores que não precisam ser atualizados durante vários anos, empresas que querem administrar o Windows 10 de maneira mais simples e limitada do que com a versão Enterprise, e também empresas cujos computadores rodam uma única aplicação.

EXEMPLOS DE USO DA LTSB

Alguns exemplos aonde a versão LTSB é indicada: caixa eletrônico, quiosques, caixa de supermercado, computadores conectados a aparelhos médicos (como equipamentos de ressonância magnética e tomógrafos), computadores em laboratórios, computadores ligados a equipamentos pesados em chão de fábrica, central de monitoramento de câmeras de vídeo, etc.

Tomógrafo: uso ideal do LTSB
Tomógrafo: uso ideal do LTSB

Perceba uma coisa em comum em todos esses exemplos: assim que o Windows 10 for instalado nesses computadores, não existe nenhuma necessidade do Windows receber atualização de aplicativos ou qualquer nova funcionalidade, pois nada disso vai aprimorar o trabalho realizado ali. Note também que em todos esses exemplos o PC está executando um único aplicativo durante o dia todo: seja caixa eletrônico, quiosque, caixa de supermercado, equipamento médico, monitoramento de câmera, etc. 

Que diferença faz para um caixa eletrônico se o Cortana foi melhorado? O que um computador ligado a um tomógrafo se beneficiará com um novo Menu Iniciar? Que vantagem terá um computador que monitora câmeras de vigilância ou um quiosque de informação de shopping se o Windows 10 tem uma nova funcionalidade que facilita a conexão com XBOX? Nenhuma.

A versão LTSB foi criada ESPECIFICAMENTE para cenários aonde novas funcionalidades e melhorias no Windows 10 nunca serão instaladas. 

Quem utiliza a versão LTSB NÃO PODE instalar a Loja do Windows, NÃO PODE instalar o Edge, NÃO PODE instalar nenhuma atualização de funcionalidade do Windows 10, ficando na prática com um Windows 10 limitado e ultrapassado para uso no seu dia-a-dia, uma vez que a Microsoft informou que novas versões do Windows 10 LTSB serão lançadas a cada 2 ou 3 anos.

BURRICE TOTAL AO USAR NO SEU DESKTOP

Estamos em Julho de 2017 e a versão atual do LTSB é de 2016, sendo que dois meses atrás, Nathan Mercer da Microsoft informou que a próxima versão LTSB será lançada somente em 2019. Enquanto usuários das demais versões do Windows 10 receberão constantemente novas funcionalidades e melhorias, quem usa a versão LTSB estará estagnado na versão 2016 e permanecerá ali até 2019.

Para os internautas “espertos” que acham que tudo bem usar a LTSB pois ele não usa a Loja do Windows, Cortana, Edge e também não tem interesse em novas funcionalidades, aí vai um exemplo delicioso: se a Microsoft implementar uma novidade nas próximas versões que faz com que o Windows 10 utilize menos CPU e memória RAM, por exemplo, quem estiver utilizando o Windows 10 LTSB NÃO RECEBERÁ essas melhorias ou QUALQUER outra melhoria no Windows 10, pois elas não são relacionadas a bug ou segurança: elas são atualizações de recurso.

O mesmo acontece com TODAS as novidades que virão nas próximas versões do Windows 10:  abas no Windows Explorer, mostrar o uso de GPU no Gerenciador de Tarefas, melhoria do visual do Windows 10 com o Fluent Design, o novo sistema de backup que será lançado no Windows 10 no início de 2018, a desativação automática de CPU quando um programa estiver inativo na memória, etc etc etc.

Ah, e essa é ótima para os gamers: se você, gamer, estiver utilizando a versão LTSB, você JAMAIS receberá alguma atualização do DirectX ou QUALQUER novidade no Windows que melhore a performance em jogos, pois isso tudo é atualização de recurso.

Resumo para quem ainda não compreendeu: TODA e QUALQUER MELHORIA que o Windows 10 venha a ter para deixá-lo mais rápido ou completo, não será disponibilizado para quem usa a versão LTSB. NENHUMA novidade no Windows que aumente a produtividade ou a performance do sistema operacional e seus componentes será disponibilizada para quem usa a edição LTSB.

windows 10 LTSB: uso de memória RAM
windows 10 LTSB: uso de memória RAM

Para piorar, esses “profissionais” e youtubers que sugerem o uso da versão LTSB alegam que ela consome menos CPU e memória RAM. Nada mais errado do que isso: o consumo é simplesmente O MESMO das demais versões, pois as funcionalidades removidas não afetam EM NADA consumo de CPU e a diferença de uso de memória RAM é imperceptível.

Na prática, quem utiliza o Windows 10 Pro (nem é o Home) ou Windows 10 LTSB, tem O MESMO consumo de CPU e memória RAM: aqui você tem à esquerda o Windows 10 Pro e à direita do Windows 10 LTSB, ambos instalados “do zero” e com todas as atualizações disponíveis - e você nota que o consumo de ambos é obviamente O MESMO.

Outro detalhe importante é que, ao contrário do que muitos acreditam, “economizar memória RAM” não significa que o seu computador vai rodar mais rápido, pois o que importa mesmo é o uso INTELIGENTE da memória RAM – e jamais ECONOMIZAR memória RAM a todo custo achando que quanto menos memória RAM usar, melhor, pois desde sempre isso é um dos erros mais comuns que as pessoas cometem – mas isso eu vou abordar em outro vídeo.. 

CONCLUSÃO

Então você já percebeu que o Windows 10 Enterprise LTSB NÃO É focada para o usuário comum e NÃO DEVE ser utilizado pelo usuário comum – principalmente por gamers que acham que estão “com a melhor versão do Windows” quando eles estão justamente com a PIOR versão para jogos.

Um detalhe final é que a ignorância no uso do LTSB é tanta que a própria Microsoft publicou um artigo para as pessoas não instalarem a versão LTSB no Surface, que é um dispositivo híbrido notebook/tablet, pois essa versão remove o suporte a caneta aplicações para telas sensíveis ao toque, comprometendo o uso dele.

Windows 10 LTSB no desktop do usuário
Minha visão do uso do Windows 10 LTSB no desktop do usuário

E aí? Você REALMENTE acha inteligente usar a versão LTSB? Nem eu. Então reclame com o “especialista” ou youtuber que sugeriu você usar essa versão, pois você fez isso devido à absoluta ignorância dele por indicar algo que ele não conhece.

Pensando bem, eu vou sugerir à Microsoft uma alteração na versão Windows 10 LTSB: assim que essa versão detectar que está sendo utilizada em um desktop comum do dia-a-dia, ela vai aplicar essa imagem na tela de login e esse som na inicialização do Windows, para te lembrar da E-X-C-E-L-E-N-T-E decisão que você tomou :bravo:

 


[]s
 
Aurélio “Baboo”

assinatura-baboo-forum.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pena que seus testes são feitos em máquinas virtuais e não em máquinas reais.... cade a relação de processos, uso de CPU, DISCO, GPU, MEMÓRIA? Cade os testes de desempenho? Consigo ver apenas afirmações vagas nesse artigo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 13/11/2017 at 10:13 AM, Matheus Andrei disse:

Pena que seus testes são feitos em máquinas virtuais e não em máquinas reais.... cade a relação de processos, uso de CPU, DISCO, GPU, MEMÓRIA? Cade os testes de desempenho? Consigo ver apenas afirmações vagas nesse artigo.

Ele já fez um vídeo sobre isso com os testes em máquina real.


[Dell Inspiron 5558 | Intel Core i5 4210U @ 1,7 ~ 2,4 GHz | 8 GB de RAM @ 1600 MHz | 1 TB HD @ 5400 RPM | Intel HD Graphics 4400 128 MB | NVIDIA GEFORCE 920M 2 GB]

Página do Facebook: https://www.facebook.com/cantinhodoromeo/
~RomeoTheFox

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu também realizei os testes.... e posso afirmar que há um diferença nos processos e uso de memória.

 

Sistema operacional Windows 10 64x PRO.

PRO.JPG.9abba63d55c1056a36f863aa98b6e477.JPG

Sistema Operacional Windows 10 LTSB.

LTSB.JPG.eae3c8eb6475b39b95a41413d298743f.JPG

Foi feita a instalação limpa dos dois sistemas, sem nenhuma alteração em "máquinas virtuas" eu percebi uma diferença de 400 mega de RAM e 14 processos, estabilidade do disco se manteve estável.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 13/11/2017 at 10:13 AM, Matheus Andrei disse:

Pena que seus testes são feitos em máquinas virtuais e não em máquinas reais.... cade a relação de processos, uso de CPU, DISCO, GPU, MEMÓRIA? Cade os testes de desempenho? Consigo ver apenas afirmações vagas nesse artigo.

 

Em 20/11/2017 at 8:09 AM, Matheus Andrei disse:

Eu também realizei os testes.... e posso afirmar que há um diferença nos processos e uso de memória.

Foi feita a instalação limpa dos dois sistemas, sem nenhuma alteração em "máquinas virtuas" eu percebi uma diferença de 400 mega de RAM e 14 processos, estabilidade do disco se manteve estável.

Assistam os vídeos LTSB x Pro x Home e Consumo de Memória RAM a fundo..


[]s
 
Aurélio “Baboo”

assinatura-baboo-forum.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×