Ir para conteúdo
  • Publicidade

Baboo

Windows 10 LTSB x Pro x Home

Avalie este tópico:

Windows 10 LTSB x Pro x Home: assista, vote e comente..  

7 votos

  1. 1. Qual é a sua opinião sobre esse vídeo? Poste seus comentários neste tópico

    • Excelente
      5
    • Ótimo
      1
    • OK
      1
    • Fraquinho..
      0
    • Não gostei
      0


Mensagem Recomendada

 

VÍDEO PUBLICADO DIA 23/AGO/17

 

Neste vídeo eu mostro de maneira simples e direta que a edição LTSB não é mais rápida do que a Pro e Home, e comento sobre bloatwares, cenários de uso, 171 digital & afins.

Links úteis deste vídeo: Teste da GamerNexus e PCMark 8

Clique nas imagens abaixo para assistir o vídeo diretamente na parte abordada na imagem

 

Neste vídeo eu mostro um teste de performance simples comparando em um mesmo computador o Windows 10 Pro, Home e LTSB para comprovar que não existe diferença perceptível de performance entre as edições do Windows 10. 

Há cerca de duas semanas eu publiquei um vídeo sobre Windows 10 LTSB que incomodou gamers que acreditam que ela é a “versão mais leve”, “versão mais enxuta”, “versão sem as tralhas das Aplicações Modernas”, etc, e esse vídeo comprova rapidamente que isso é mito.

Windows 10 LTSB x Pro x Home
Baboo: Windows 10 LTSB x Pro x Home

Quem entende como funciona o Windows A FUNDO sabe que tecnicamente não existe diferença de performance entre suas edições quando elas são executadas em um mesmo hardware, isto é, se você instalar no seu computador o Windows 10 Pro, Home, Enterprise ou LTSB, eles terão o mesmo desempenho no uso do dia-a-dia ou em games.

LTSB x PRO x HOME

Explicando de uma maneira mais simples e comparando o Windows com um carro: imagine a versão Home como a versão mais básica do carro, a versão Pro é a versão Home com alguns acessórios adicionais, a versão LTSB é a versão Pro com acessórios diferentes, e a versão Enterprise é a mais completa com todos os acessórios. Se você acelerar ao máximo com cada um desses 4 carros, você acha que você notará alguma diferença de performance? É claro que não, pois embora eles tenham diferentes acessórios, os componentes que definem se o carro é veloz ou não (o motor, o câmbio, a suspensão, a aerodinâmica, etc) são absolutamente iguais entre eles.

Windows 10 LTSB x Pro x Home: Porsche
Edições do Windows 10 comparadas com um Porsche

Isso também acontece com o Windows 10, pois as edições Pro, Home, LTSB e Enterprise acessam da mesmíssima maneira o processador, memória RAM, HD ou SSD e placa de vídeo, que na prática são os componentes que determinam a performance do computador. Existe uma diferença irrisória de performance entre as edições do Windows 10, e para comprovar isso, eu selecionei um computador antigo com hardware bastante limitado, que eu acredito ser o melhor cenário para testar as edições do Windows entre si.

COMPUTADOR ANTIGO

Esse PC tem um processador Dual Core de 2,4GHz de 2006, 2 GB de memória RAM, uma placa de vídeo GeForce GT 430 com 1GB de RAM (modelo de 2010) e um HD Western Digital de 160GB de 2008, além de um monitor configurado para a resolução 1366x768. A metodologia de teste foi sempre a mesma: primeiramente o Windows foi instalado, depois eu rodei o Windows Update para instalar TODAS as atualizações disponíveis, daí eu executei a Limpeza de Disco (principalmente para remover os arquivos desnecessários do Windows Update) e, por fim, o Defrag do próprio Windows. 

Windows 10 LTSB x Pro x Home: teste em computador lento e antigo
Windows 10 LTSB x Pro x Home: teste em computador lento e antigo

Eu não instalei manualmente nenhum driver de periférico, ou seja, TODOS os drivers vieram através do Windows Update para garantir que o Windows testado fosse o mais original possível
Detalhe interessante: por que eu rodei o defrag se a instalação de todos os Windows foi realizada "do zero"? Pois eu quis garantir que o nível de fragmentação dos arquivos fosse o mínimo possível, uma vez que cada uma dessas versões instala diferentes arquivos e pastas.

Windows 10 LTSB: 6 mil arquivos a mais do que a versão Home
Windows 10 LTSB: 6 mil arquivos a mais do que a versão Home

Enquanto a instalação "do zero" do  Windows 10 Home copia 106 mil arquivos para o HD e a versão Pro copia 110 mil arquivos, a versão LTSB copia mais de 112 mil arquivos, ou seja, quase 6 mil arquivos a mais do que a versão Home, estando longe de ser tão "enxuta" e "limpa" quanto muitos alegam. Isso acontece pois a edição LTSB na verdade chama-se Enterprise LTSB, sendo uma versão destinada ao mercado corporativo. Por esse motivo ela vem recheada de funcionalidades específicas pra esse cenário que foram incorporadas ao sistema operacional, como conexão com o Active Directory do Azure, DirectAccess, MDOP, App-V, entre muitas outras. 

PCMARK 8

Bom, voltando ao teste, eu instalei o PCMark 8 Professional em cada instalação do Windows 10, e executei o teste básico dele que foi justamente criado para computadores simples para uso no dia-a-dia. O teste simula uma pessoa realizando tarefas básicas: navegando na internet, escrevendo um texto, rodando um jogo simples, editando foto e conversando em um chat. Cada uma dessas tarefas foi executada 3x e no final o PCMark informa a média final.

O resultado pode ser visto nesse gráfico, que mostra que cada edição do Windows 10 foi um pentelhésimo mais rápida do que as outras, mas no final a diferença entre o mais rápido e o mais lento é de apenas 0,5%, ou seja, na prática a diferença é irrisória e você nem notaria isso ao usar o computador. Em nenhum teste houve uma diferença notável entre as versões Pro, Home e LTSB, que é algo esperado quando eles rodam no mesmo hardware sob as mesmas condições.

Windows 10 LTSB x Pro x Home: resultado óbvio
Windows 10 LTSB x Pro x Home: resultado óbvio

Depois disso, eu decidi fazer um segundo teste nesse mesmo computador, mas ao invés de utilizar somente 2GB de memória RAM, eu utilizei 10GB de memória RAM (2 pentes de 4GB + 1 pente de 2GB) para ver se nesse cenário também existe alguma diferença na performance das edições do Windows. 

E ao refazer esses mesmos testes com 10GB de memória RAM, o resultado foi uma surpresa para quem achava que ele seria diferente, pois o resultado foi obviamente o mesmo. Em algumas tarefas o Windows 10 Pro foi um pouco mais rápido, em outras o Home ou o LSTB foram mais rápidos, mas no final a diferença também é irrisória e imperceptível para o usuário.

WINDOWS LTSB "VOA BAIXO"

Perceba que esse mostra que, se você tem um computador ou notebook antigo, é ilusão achar que ele precisa usar a LTSB para ficar mais rápido, pois a performance é basicamente a mesma se você usar o Windows 10 Pro ou Home ali. Esse simples teste demole o mito que a versão LTSB é "mais enxuta" e invalida a crença que ele é a "melhor opção" para computadores lentos.

Windows 10 voa baixo
Windows 10 voa baixo

O gamer que instalou a LTSB em um notebook acha que ela "voa baixo" ali - e ela voa, da mesma maneira se ele tivesse instalado a versão Home ou Pro. Qualquer Windows instalado "do zero" em um PC ou notebook certamente vai rodar mais rápido do que a versão anterior. Isso acontece principalmente por quatro motivos:

O primeiro, focado especificamente nos usuários de notebook, é o fato do notebook vir cheio de bloatware, que são aplicativos do fabricante do notebook que normalmente são totalmente dispensáveis mas que atrapalham MUITO a performance do Windows. Em 2016 o site GamerNexus fez um benchmark de games em um notebook gamer da MSI com processador Core i7 de 3,5GHz, 16GB RAM DDR4, SSD M.2 e placa de vídeo GTX 1060, aonde eles testaram esse notebook com os aplicativos que vieram pré-instalados nele (incluindo o Norton Antivirus), e depois com esses aplicativos e o antivírus removidos, mantendo o Windows Defender ativado.

Notebook gamer da MSI com bloatware
Notebook gamer da MSI com bloatware

Os resultados foram evidentes: a versão sem bloatware foi até 20% mais rápida do que a versão original que veio no notebook. No GTA V o FPS médio foi de 109 no notebook com Windows instalado "do zero", e apenas 90,3 na versão que veio com o note, e no Metro Last Light o FPS médio caiu de 75,7 para 59,3. Além disso, eles constataram que em diversos momentos a CPU atingia 100% quando o notebook estava com bloatwares, algo que não aconteceu quando eles foram desabilitados.

E detalhe: para mim, Baboo, bloatware não é apenas aplicativos desnecessários dos fabricantes ou versões de testes de antivírus: ele inclui também QUALQUER aplicativo residente na memória RAM consumindo CPU e monitorando alguma coisa sem NENHUMA necessidade. Eu não considero Aplicações Modernas (como Cortana) bloatware pois essas aplicações são automaticamente desabilitadas quando estão em segundo plano, ou seja, elas ocupam 0% de CPU e com isso não atrapalham em nada a performance do computador. 

Em segundo lugar, é evidente que cenário de uso do LTSB é diferente do cenário de uso do Windows 10 utilizado anteriormente, levando a resultados diferentes. Enquanto não existe diferença de performance entre as edições do Windows 10 instaladas "do zero", como eu mostrei nos testes, o simples fato do usuário utilizar um antivírus diferente, um driver de vídeo diferente ou até mesmo se o HD em uso estiver menos fragmentado do que antes pode fazer com que a performance seja totalmente diferente.

Exemplo simples: enquanto no Windows a diferença de performance geral é inferior a 1%, uma simples atualização de driver da NVIDIA pode fazer com que um jogo tenha um ganho de 33% de performance. Isso é um ganho MONUMENTAL de performance e não tem NADA a ver com a edição do Windows 10 que está sendo utilizada.

Driver de vídeo: diferença MONUMENTAL de desempenho
Driver de vídeo: diferença MONUMENTAL de desempenho

Em terceiro lugar, os usuários têm a PÉSSIMA mania de acreditar em aplicativos que "otimizam o Windows", programas de atualização de drivers, programas que monitoram a fragmentação de disco, programas que monitoram consumo de CPU, que "limpam a memória RAM", além de programas de proteção tipo anti-keylogger, anti-ransomware, anti-qualquer coisa.

Absolutamente NENHUM desses programas é necessário, e infelizmente essas empresas se aproveitam do total desconhecimento do usuário sobre o real  funcionamento do sistema operacional para convencer que o Windows precisa dessas porcarias. Eu particularmente acho isso um absurdo, é de longe o maior 171 digital desde sempre, e em breve eu vou publicar um vídeo mostrando como esses programas são um lixo e você deve se manter o mais longe possível deles. E adicione nisso tudo aquelas dicas absurdas tipo "remover o arquivo de paginação do Windows" e outras idiotices que publicam por aí, e o resultado é que o Windows deixa de funcionar da maneira correta.

E assim que o usuário instala a versão LTSB sem essas porcarias, ele acha que é a versão LTSB que é mais rápida, quando na verdade o Windows anterior estava mais lento por causa deses lixos.

É FUNDAMENTAL que você compreenda que o Windows não precisa de NENHUM programa para deixá-lo mais rápido ou eficiente: enquanto um Windows "limpo" funciona com o melhor desempenho possível, conforme você vai instalando essas porcarias, o seu Windows vai se transformando em uma tranqueira desfigurada realizando tarefas totalmente desnecessárias e até atrapalhando o desempenho.

Windows com "otimizadores": tranqueira
Windows com "otimizadores" = tranqueira

E, para completar esse teatro de horror, muitos youtubers continuam indicando o uso desses 171 digitais por não saberem que o Windows não precisa NADA disso para ter o melhor desempenho possível.

O quarto e último motivo "invisível" da "rapidez" do LTSB é o Windows Defender. Muitos internautas sempre utilizaram antivírus de terceiros (Avast, AVG, ESET, Kaspersky, etc..) em seus computadores, e ao instalar o Windows "do zero" eles decidem inicialmente usar o Windows Defender, que é um antivírus incorporado ao Windows e que é provavelmente o antivírus que menos afeta a performance do computador. 

Como o internauta certamente utilizava outro antivírus antes do Defender, ele acha que é o sistema operacional que está mais leve, quando na verdade era um produto de terceiros que deixava o Windows anterior um pouco mais lento. Como o teste da GamerNexus mostrou, um antivírus mostra claramente que ele diminui a performance do computador - e o uso de diferentes antivírus geram diferentes resultados.

A conclusão é que é obviamente um erro achar que a versão LTSB é a "mais leve" de todas, uma vez que o ambiente de uso dela certamente é diferente da versão anterior do Windows, e isso pode fazer uma IMENSA diferença na performance do computador.


[]s
 
Aurélio “Baboo”

baboo-assinatura-forum.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O vídeo tem qualidade nos mínimos detalhes. Excelente!

 


Quem acha que sabe tudo, descobre que, na realidade não sabe nada. Somos os eternos caçadores do updade e upgrade. eternos aprendizes profissionais na vida.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
[[Template core/front/global/guestCommentTeaser is throwing an error. This theme may be out of date. Run the support tool in the AdminCP to restore the default theme.]]

×