Este fórum foi descontinuado. LEIA AQUI e participe da Comunidade BABOO :)

A área de Remoção de Malwares está aberta na Comunidade BABOO. LEIA AQUI

Ir para conteúdo
Lucas_Moura

Como esvaziar a pasta de downloads automaticamente a cada 30 dias

Mensagem Recomendada

Download de arquivo ali, acolá, quando você menos percebe está com pouco espaço no computador e tudo por conta da pasta de downloads que não foi esvaziada. Fazer com que ela seja esvaziada a cada trinta dias é muito fácil. Veja como no tutorial abaixo como esvaziar a pasta de downloads automaticamente.

Como esvaziar a pasta de downloads automaticamente

O procedimento é diferente para quem usa o Windows 10 e outros Windows. As versões mais recentes do Windows 10, já possuem um serviço que permite isso, o sensor de armazenamento. Para encontrá-lo, abra as a configuração do Windows e vá em Sistema -> Armazenamento.

Ative a opção Sensor de Armazenamento e clique em Alterar o modo de liberar espaço.

lib-esp-1.png

Na próxima janela marque a opção  Excluir arquivos da pasta de Downloads que não foram modificados em 30 dias. Vale reforçar que essa opção só está disponível caso você tenha atualizado para a versão mais nova do Windows 10. Caso não veja, verifique o Windows Update.

Já para outras versões do Windows, pessoas que não querem atualizar o Windows 10 devem usar o agendador de tarefas do Windows e criar um arquivo bat. O processo ainda é simples, apenas um pouco mais trabalhoso.

Vale apontar uma diferença entre os processos, porém. O agendador de tarefas irá esvaziar a pasta de downloads automaticamente para arquivos que tenham mais de 30 dias, independentemente se foram modificados ou não. É bom ter isto em mente antes de prosseguir.

Agora, abra o bloco de notas e copie o seguinte comando. Não esqueça de alterar o campo “seunomedeusuario” para o usuário conectado no computador.

Remover arquivos com menos de 30 dias

forfiles /p "C:\Users\seunomedousuario\Downloads" /s /m *.* /c "cmd /c Del @path" /d -30

Salve-o como limpezawindows.bat. Para salvar como bat, altere de txt para todos os arquivos, como mostra a imagem abaixo.

lib-esp-2.png

Feito isso, armazene o arquivo em um local onde você tenha certeza que não será deletado. Agora, abra o Agendador de Tarefas via a pesquisa do Windows (Windows+S), basta digitar agendador de tarefas.

lib-esp-3.png

Agora, vamos fazer com que esse comando seja executado a cada duas semanas. Escolha Ação -> Criar Tarefa básica.

lib-esp-4.png

Digite o nome e a descrição da tarefa. No caso do tutorial foi usado o “Limpeza pasta de Downloads” como nome e a descrição como “Limpeza de arquivos com mais de 30 dias da pasta de downloads".

lib-esp-5.png

É preciso agora definir um disparador. Ou seja, quando a tarefa irá começar. Como o intuito é que ela ocorra a cada duas semanas, defina Semanalmente e no lado o número de semanas como duas. É preciso definir uma data e horário que o computador está ligado, portanto foi usado quarta-feira às 16h. Você pode ajustar para o que ficar melhor no seu tempo. Clique em Avançar.

lib-esp-6.png

Na Ação, escolha Iniciar um programa. Clique em Procurar, aponte para o arquivo bat criado anteriormente e clique em Próximo.

lib-esp-7.png

Verifique se todas as informações estão corretas e clique em Concluir. Abaixo está a imagem do exemplo criado para o tutorial.

lib-esp-8.png

Pronto! Agora na data que foi marcada no tutorial, dado que o computador esteja ligado, ele irá esvaziar a pasta de downloads automaticamente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...