Este fórum foi descontinuado. LEIA AQUI e participe da Comunidade BABOO :)

A área de Remoção de Malwares está aberta na Comunidade BABOO. LEIA AQUI

Ir para conteúdo
Lucas_Moura

Entenda para o que serve o tiworker.exe

Mensagem Recomendada

Notou que o computador começou a ficar lento do nada e ao abrir o gerenciador de tarefas percebeu que um executável chamado tiworker.exe ou Instalador de Módulos do Windows usa mais de 50% do processador? Entenda para o que serve o tiworker.exe e se ele está com problema ou não no tutorial abaixo.

Entenda para o que serve o tiworker.exe

O Tiworker, ou o Trusted Installer Worker (Instalador de Módulos do Windows) é um processo cujo um dos propósitos é executar em segundo plano as instalações do Windows Update. Tipicamente essas atualizações não requerem uma reinicialização imediata do computador e serão aplicadas no próximo ciclo de reinicialização.

Não é incomum que ele utilize uma porcentagem de uso do processador e de disco. Entretanto, caso ele permaneça por mais de dez minutos com um uso acima de 50% — comumente visto entre 70% a 99% — isto aponta que o computador pode estar infectado ou que há um problema na instalação.

Antes de mais nada, faça uma varredura com o seu antivírus de preferência no computador. Vale lembrar que o canal do YouTube do BABOO possui  dicas sobre como e a importância de ter um antivírus no computador.

Feito isso e nenhuma ameaça foi encontrada, abra o painel de controle (Windows+X -> Painel de controle) e procure por Solução de Problemas. Nele selecione a opção Windows Update. O programa é a maneira mais rápida e direta do Windows verificar por possíveis problemas no Windows Update e aplicar as soluções.

tiworker-1-1.png

Com ele aberto, clique em Avançar e aguarde o processo ser finalizado. Caso ele requisite direitos de administrador, autorize.

tiworker-9.png

Caso você tenha feito isso e ainda possui problemas tiworker.exe, a solução pode estar ligada a duas situações: uma download corrompido na pasta do Windows Update ou arquivos corrompidos que estão relacionados ao tiworker.exe.

Para garantir que não há arquivos corrompidos no Windows Update é preciso excluir a pasta SoftwareDistribution localizada em C:\Windows.

Antes disso, abra o Gerenciador de Tarefas (Ctrl+Shift+Esc), mude para a aba Detalhes e finalize a tarefa tiworker.exe. Alternativamente, vá na aba Processos e finalize o Instalador de Módulos do Windows.

tiworker-2-1.png

Agora abra o Executar (Windows+R) e digite services.msc para abrir o painel de serviços.

tiworker-3-1.png

Dentro dele navegue no painel da direita até Windows Update, clique com o botão direito e escolha Parar.

tiworker-4-1.png

Com todos os passos feitos agora será possível excluir a pasta, como mostra a imagem abaixo.

tiworker-5-1.png

Por fim, volte ao painel de serviços, clique mais uma vez em Windows Update e escolha Iniciar.

tiworker-7.png

Já para casos onde outros arquivos podem causar o problema, a melhor dica é usar o SFC.  O System File Checker, ou SFC, é um sistema que analisa modificações em arquivos ou entradas do registro essenciais ao funcionamento do Windows. Caso uma alteração seja encontrada, ele automaticamente restaura para uma versão de backup que é armazenada na pasta do Windows.

Para isso Abra o Prompt de Commando em modo Admin (Windows+X -> Prompt de Comando (Admin) ) e digite o comando sfc /scannow

tiworker-1.png

Caso o problema persista ou não consiga usar o SFC, opte pelo o DISM, ou Deployment Imaging and Servicing Management. Ela verifica a imagem do Windows, procura componentes corrompidos e os atualiza a partir da internet. Após usá-lo, o SFC deverá funcionar corretamente.

Ainda no Prompt de comando digite Dism /Online /Cleanup-Image /CheckHealth e espere o processo ser finalizado.

tiworker-4.png

Depois disso, digite Dism /Online /Cleanup-Image /ScanHealth. Este processo pode demorar mais do que quinze minutos, variando de acordo com o computador, então não se preocupe.

tiworker-3.png

Por fim, digite Dism /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth para restaurar possíveis corrupções no sistema.

tiworker-2.png

Com tudo finalizado, rode mais uma vez o SFC /Scannow e ele irá possivelmente resolver o problema.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...