Este fórum ficará ativo até 15/Jun/2019. LEIA AQUI.

Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Lucas_Moura

Como usar o editor de política de grupo no Windows Home via Policy Plus

Mensagem Recomendada

O editor de política de grupo local é uma ferramenta  disponível apenas as versões Professional ou Enterprise do Windows. Isso não impede a promessa de “instalar” o no computador. Porém, há uma forma menos estressante de se ter editor de política de grupo no Windows Home. O Policy Plus. Entenda como ele funciona.

Editor de política de grupo no Windows Home

Antes de mais nada é preciso entender o que exatamente é o editor de política de grupo, o que o torna viável, e o que muitos tutoriais fazem para instalá-lo em outras versões do Windows. O Editor é um Snap-in do Console de Gerenciamento Microsoft, ou MMC. Pense nele como um plugin ou uma ferramenta que é anexada ao console de gerenciamento para o funcionamento.

Snap-ins podem ser desenvolvidos pela Microsoft, assim como feitos pelo próprio usuário. Alguns dos Snap-Ins considerados pelo MMC incluem o gerenciador de dispositivos, agendador de tarefas, dentre outros.

O que muitas "alternativas" realizam, portanto, é criar ou oferecer um instalador que contenha o Snap-in do editor de política de grupo. O problema com esta solução é que ela tende a modificar muitas pastas dentro de C:\Windows e não há como garantir a procedência desses instaladores ou o conteúdo dos mesmos.

Disponível no GitHub, o Policy Plus pode não oferecer todas as opções do que as alternativas, entretanto ele garante que a licença do Windows seja respeitada. Ou seja, não usa componentes de outras versões que não foi a que você comprou. Além disso é portátil e funciona em qualquer versão do Windows.

Clique em Download a Release Build na página do GitHub do Policy Plus e o inicie.

A tela estará em branco, como mostra a imagem. Para realizar as edições é preciso primeiro realizar um download dos arquivos ADMX diretamente da Microsoft. ADMXs são arquivos XML usados pelo Editor de Política de Grupo para popular a cadeia hierárquica e definir quais as opções disponíveis para o computador. Clique em Help -> Acquire ADMX Files.

policy-plus-1.png

A pasta local deve ser C:\Windows\PolicyDefinitions.

policy-plus-2.png

O processo não é prejudicial pelo fato que os ADMXs são usados apenas para visualização e as alterações nas políticas são tipicamente feitas no registro do Windows. Após o término a lista de opções será preenchida automaticamente.

O funcionamento da ferramenta em si é muito similar ao atual editor de política de grupo do Windows. Clique duas vezes sobre uma das opções, altere de Não-Configurado (Not Configured) para Habilitado (Enabled), defina qualquer parâmetro adicional na caixa do canto inferior esquerdo.

policy-plus-3.png

Vale reforçar, no entanto um grande fator. O software ainda está em desenvolvimento, como apontado pela página no GitHub e nem todas as funções estão disponíveis. A aplicação de políticas, por exemplo, requer uma reinicialização completa do computador e políticas que não estão ligadas aos Modelos Administrativos podem não ser aplicadas ou estarem visíveis. Para quem não tem o Editor de Política e prefere uma forma mais saudável (e correta) de usar, no momento é a melhor opção para se ter o editor de política de grupo no Windows Home ou outras versões.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Quer postar a sua dúvida? Cadastre-se pois é rápido e fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

×
×
  • Criar Novo...