Este fórum foi descontinuado. LEIA AQUI e participe da Comunidade BABOO :)

Ir para conteúdo
pedroalexandre

Transpor Linha coluna com criterios

Mensagem Recomendada

Salve salve, mestres!

Amigos, estou precisando transpor dados de uma linha para colunas, o problema é que precisa de um critério,  vejam um exemplo

Estrutura atual

PRODUTO A

ASD

SDS

DF

ITEM C

A

C

Nova estrutura

Produto A| ASD|SDS|DF

ITEM C| A|C|

Como vocês podem observar não existe nenhum padrão para realizar a transposição. Coloquei uma planilha para facilitar o entendimento. 

Transpor_Linha_coluna.xlsx

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

1. qual o procedimento com menor número de caracteres? - dos procedimentos do seu exemplo, o que tem o nome com menos caracteres é Acupuntura (01  Sessão), com 23 caracteres, na linha 3; há outro procedimento com nome menor do que esse e que você não colocou no exemplo? se sim, coloque-o aqui

2. qual o "string" com maior número de caracteres? - entre um e outro procedimento do seu exemplo há ou letras ou números ou números e letras (strings), o mais extenso deles é 177,76, com 6 caracteres, na linha 20; há outro "string" com mais caracteres do que esse e que você não colocou no exemplo? se sim, coloque-o aqui

Osvaldo

Compartilhar este post

Link para o post

Meste Osvaldo, 

são mais de 40 mil linhas eu tenho procedimentos de todos os tamanhos, mas o menor são 3 caracteres (PCR). Em relação a string a maior delas é "não se aplica ao procedimento".

Acredito que pelo tamanho das strings não será possível, mas so acho mesmo ! haha.  Um dado que talvez seja importante eu sei onde começa e onde termina a listagem das "strings. Por exemplo, o cod Acupuntura (01  Sessão) tem começa com o cod 1 e vai ate o 3. 

Compartilhar este post

Link para o post

Fala, Pedro.

1 hora atrás, pedroalexandre disse:

Acredito que pelo tamanho das strings não será possível, ...
Verdade.

Por exemplo, o cod Acupuntura (01  Sessão) tem começa com o cod 1 e vai ate o 3.
Mas esse seria um critério válido para apenas um dos procedimentos, aí fica inviável adotá-lo.

Com base na sua planilha de exemplo, me parece que os termos "Sessão" e "sessão" podem ser adotados como  identificadores de procedimento, desde que não façam parte de algum string. Confirme.

Outros identificadores de procedimento, isolados ou associados, poderiam ser: Sessões, sessões (se presentes), parêntesis, barras, inicial maiúscula, número de caracteres associado com algum outro critério, fonte em negrito, ...
Seria útil para tentarmos descobrir critérios para identificar  ou procedimento ou string se você preparasse uma lista com os procedimentos e outra lista com os strings, ambas contendo todas as variações possíveis e grafadas exatamente como aparecem no relatório. Devem ser listas simples, ou seja, que não estejam no formato da estrutura da planilha do seu exemplo. Algo assim:

Procedimentos (sem repetições)
Acupuntura (01  Sessão)
Fisioterapia Motora - 01 sessão
Fisioterapia respiratória - 01 sessão ~~~> não colocar esta pois é repetição da variação anterior
Hidroterapia (01 Sessão) ~~~> não colocar esta pois é repetição da variação da primeira
...
...

strings (sem repetições)
a
b ~~~> não colocar esta pois é repetição da variação anterior
C
C ~~~> idem
F ~~~> idem
12C
89v ~~~> idem
23
...
...

Osvaldo

Compartilhar este post

Link para o post
3 minutos atrás, pedroalexandre disse:

Mestre, que tal criarmos uma coluna auxiliar: na coluna B colocaríamos um X, para identificar quem é o principal e nos demais não teria nada. 

Aí, beleza, lacrou! (Y)

2 horas atrás, pedroalexandre disse:

são mais de 40 mil linhas

E você vai colocar o "X" na mão, na planilha com 40+ mil linhas ? :apavorado: Esse trabalho de transpor será feito uma única vez ou é repetitivo ? Se for repetitivo vale a pena estabelecer critérios para a macro em lugar de colocar "X" em coluna auxiliar.

Osvaldo

Compartilhar este post

Link para o post
22 minutos atrás, pedroalexandre disse:

Como eu sei quais são os codigos, eu uso um procv pra colocar o X na coluna auxiliar 

Se existem "códigos" utilizáveis no PROCV para identificar o que é procedimento, então podemos utilizar esses "códigos" na macro para igualmente identificar o que é procedimento (é exatamente isso que estou buscando!), sem a necessidade de PROCV, nem coluna auxiliar, nem "X". Ou entendi errado?

Osvaldo

Compartilhar este post

Link para o post

Mestre, são muito códigos para coloca-los dentro do codigo acredito que não fica muito interessante, mas eu posso colocar em coluna. Na planilha de exemplo, eles iriam ficar na coluna G

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, então manda a lista com os códigos dos procedimentos.

sugestão - disponibilize um arquivo Excel com uma planilha contendo os dados a serem organizados, a lista dos códigos dos procedimentos e indique onde e como você quer o resultado.

Osvaldo

Compartilhar este post

Link para o post

• Criar Novo...