Ir para conteúdo

A partir do dia 19/11/2018, o foco do Fórum do BABOO é apenas Windows e Segurança Digital conforme informado no início de 2018.
As áreas que não têm relação com esses dois assuntos foram arquivadas e seus tópicos estão disponíveis para consulta na área Tópicos Antigos.

Kyle2k

Sound Blaster Live e Windows 10 - Problema Sério

Mensagem Recomendada

Prezados,

Há tempos enfrento um problema enorme com os funcionamento da minha placa (Creative) Sound Blaster Z nas versões Preview do Windows 10. Meu PC é um Intel i7 3770 3.40GHz, 16GB DDR3 RAM, MB Gigabyte B75M-D3H, nVidia GTX1070, Som Sound Blaster Z. O Windows é o Build mais recente (16362), rodando num SSD Kingston de 240GB.

O som sai em minhas caixas Creative Inspire T7700 7.1, mas que configuro para usar apenas o 5.1 Surround. Recentemente conectei a placa a um receiver Marantz SR3001 que tinha mas não usava mais, via conexão SPDIF (digital) por um cabo TOSLink (fibra ótica, não coaxial). Para o SPDIF funcionar 5.1 (ou mais canais), uso o som no modo Dolby Digital Live ou mesmo em DTS.

Direto ao ponto - seguido/constante mau funcionamento do som da placa no modo 5.1 Surround:

- A cada Build, o som sai de uma maneira diferente, me obrigando a desinstalar e reinstalar os drivers da placa.

- Às vezes, o som do Subwoofer sai numa caixa satélite traseira, às vezes o som em algum satélite sai completamente distorcido ou baixo demais. Ou ambos ao mesmo tempo.

- De umas três Builds para cá (ao menos), as caixas traseiras de meu som 5.1 simplesmente estão MUDAS por completo. Meu som 5.1 virou um "3.1", só funcionando as caixas da frente. Ou então somente em estéreo (este sem problemas).

- O problema se manifesta em qualquer tipo de conexão, independentemente de ser por SPDIF (fibra ótica) ou no modo analógico. Como disse, enfrento esse problema há muito tempo.

- Os conectores estão nas posições corretas, conforme reza o manual. Aliás, quando usava os conectores diretamente no subwoofer Creative (em modo analógico), estes são coloridos (verde, preto e amarelo), tornando qualquer equívoco de minha parte impossível. Como disse, uso cabo TOSLink, ou seja, com uma conexão só.

- Já troquei 50 vezes de driver e nada. Usar drivers nativos do Windows (sem recurso adicional algum, como o app da Creative SB que permite comutar entre as caixas de som e o fone de ouvido, muito importante para mim) diminui os inúmeros bugs encontrados mas não resolveu esse problema.

Vejo na Internet que várias pessoas sofrem do mesmo problema. Pergunto:

- alguém tem alguma sugestão sobre o que fazer ou sabe de uma solução?

- depois de décadas como fã da Creative, estou quase (e definitivamente) desistindo de suas (ótimas) placas, em função suporte e o cuidado de MERDA (desculpe Baboo) com que a Creative trata seus consumidores, principalmente no que tange aos drivers de seus produtos. Alguém me sugere uma placa de som porreta, nível profissional, som 7.1, dolby live, DTS e os cacetes o quatro que eu possa comprar e substituir a minha? Sinceramente acho um retrocesso ter de vender a placa e ter de usar o som Realtek da placa-mãe até porque - até onde sei - ela não oferece compressão de áudio via digital (Dolby Digital Live, DTS) para sair 5.1, somente em estéreo.

Abraços a todos

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico é muito antigo e está impedido de receber novos posts. Se você quiser ajuda ou suporte, crie um novo tópico.