Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

A partir do dia 19/11/2018, o foco do Fórum do BABOO é apenas Windows e Segurança Digital conforme informado no início de 2018.
As áreas que não têm relação com esses dois assuntos foram arquivadas e seus tópicos estão disponíveis para consulta na área Tópicos Antigos.

Conheça as novidades de 2019 para o BABOO e Fórum do BABOO

Baboo

Resposta ao vídeo da Sayro Digital

Avalie este tópico:

Mensagem Recomendada

O canal Sayro Digital publicou um vídeo com "informações" a respeito do meus vídeos - principalmente o vídeo "A praga dos Otimizadores de PC". Abaixo está a minha resposta clara e direta a cada um dos (fraquíssimos) argumentos do vídeo dele.

Eu assisti o vídeo, e achei curioso que ele "tomou as dores" dos "especialistas" e youtubers. O mais incrível é que quem teve um banho de realidade fui EU - afinal eu esperava MUITO, mas M-U-I-T-O MAIS de um vídeo que "responde" o conteúdo dos meus vídeos. Infelizmente os argumentos deles são absurdos, errados, ultrapassados e até infantis.

Meu trabalho é profissional e sério, e as minhas respostas estão abaixo. Eu realmente espero que sirva de exemplo para outros "especialistas" e youtubers para não perderem tempo tentando me desacreditar - ou ao menos estudem bastante antes de fazer isso..

1. Ele posta links de licenças gratuitas de qualquer software, por mais que esse software seja inútil, ruim ou enganador. Esse é o típico foco na QUANTIDADE e não QUALIDADE. Sites como https://pt.giveawayoftheday.com/ fazem isso há anos, mas é preciso selecionar quais produtos prestam e quais não prestam. Incentivar o download de qualquer coisa só porque ela é gratuita apenas ajuda a infestar o PC dos usuários com porcarias. Isso é tão evidente que o Linux é a prova mais real disso: mesmo sendo gratuito, ninguém quer usá-lo. 

Quando um youtuber publica um vídeo sobre um produto, é de se esperar que ele esteja demonstrando ou ensinando algo para o internauta - afinal o internauta está ali para isso! Alegar que o usuário deve decidir o que instalar é um erro grave, pois se o usuário tivesse remotamente a capacidade de fazer isso, o Brasil não teria tantos PCs infectados - afinal o usuário precisa de AJUDA para NÃO fazer a coisa errada, e doar porcaria para ele é receita para o desastre. 

Ele afirma que "não vamos parar pois não temos motivo para fazer isso", quando o motivo EXISTE e está claramente exposto acima: doar um produto ruim ou inútil não ajuda ninguém - exceto o desenvolvedor do produto. O correto seria DESINCENTIVAR o uso desses produtos.. 

Por fim, alegar que as licenças gratuitas ajudam os usuários a "não usarem software pirata" é simplesmente patético quando o próprio canal incentiva a pirataria postando links para cracks e para produtos piratas. Mais ilegal e hipócrita, impossível..

2. A comparação do Windows com MacOS foi risível: como ele está acostumado a usar e incentivar esses "otimizadores de PC", "boosters" e outros lixos, é óbvio que os computadores que têm eles ficam bugados e lentos :) Se ele conhecesse o assunto a fundo, ele saberia que Mac é uma lesma se comparado com Windows, e sites SÉRIOS com profissionais COMPETENTES mostram isso com muita facilidade. Um bom exemplo é o https://www.pugetsystems.com/, que mostra PC x MAC de maneira clara e direta utilizando aplicações profissionais (Adobe, 3D e outras), aonde em uma mesma configuração, o Windows chega a ser até 3x mais rápido do que o Mac. Alegar que um "Mac com 4GB de RAM" pega um "Windows com 16GB de memória" apenas comprova o que eu penso sobre "especialistas" e youtubers falando abobrinhas sem sentido.

Se o Mac fosse tão otimizado e rápido, por que será que ele não lidera na Steam, aonde os gamers IMPLORAM por uma performance maior (e nos EUA o Mac não é tão ridiculamente caro como aqui no Brasil)? Porque será que Mac tem apenas 2,7% de usuários "ultrarápidos" e 96,6% de usuários com um sistema operacional que não é otimizado? Porque será que todos os campeonatos de games usam PC e não Mac? Porque será que o MacOSX é trucidado até mesmo pelo paleozóico XP em https://www.lifewire.com/mac-os-x-vs-windows-xp-832726 ??

Por fim, se ele entendesse o básico sobre bugs, saberia que o amado MacOS é o segundo sistema operacional mais vulnerável, perdendo somente para o Linux. O primeiro Windows aparece em nono lugar (Windows Server 2008, lançado há quase UMA DÉCADA), e o WIndows 10 está em 34º lugar. Nada mal para um "sistema operacional otimizado para bugs", como ele diz..

Dica para as respostas: Apple é uma empresa cujo foco é vender celulares (e ela faz isso muito bem!), mas que também vende PCs caríssimos (afinal um Mac nada mais é do que um PC), enquanto o foco da Microsoft sempre foi e continua sendo.. s-o-f-t-w-a-r-e. Isso dá alguma "vantagem" para ela ter um sistema operacional otimizado e adaptável, certo?..

O mais divertido é que ele "chuta para todos os lados" a favor do Mac. Felizmente meu hobby é justamente CGI (efeitos visuais), algo que eu acompanho há muitos anos, e eu poderia gravar um vídeo de 2h sobre isso. Ele precisa entender que a "indústria cinematográfica" depende de programas específicos: Maya, Renderman, SoftImage XSI, Houdini, Zbrush, 3D Max, MotionBuilder, Massive, Premiere e muitos outros que estão disponíveis somente para Windows e/ou Linux. Estações de trabalho (pré-produção) usam Windows e Linux. A renderização das imagens geradas utiliza milhares de servidores utilizando principalmente Linux e, ultimamente, servidores Tesla da NVIDIA. Enquantro isso, Macs são utilizados principalmente na correção de cores e no aprimoramento do áudio. Estatisticamente o uso de Macs necesse nicho é bastante limitado.

Empresas de design e de publicidade (muitas foram minhas clientes), por outro lado, usam Mac por dois motivos que não têm ABSOLUTAMENTE NADA a ver com desempenho do computador: workflow e correção de cor. Como todo processo de publicidade (da foto à impressão) é feito em Macs (por esse ser um dos maiores nichos da Apple), usar Windows não seria eficiente - principalmente por causa do segundo item: a correção de cor. Uma vez que todo padrão de cores dos trabalhos é baseado em Macs, o uso do Windows poderia gerar divergências de cores e tonalidades no resultado final. Por isso eles usam e precisam dos Macs. Se ele tivesse trabalhado apenas algumas horas em alguma empresa de design ou publicidade, ele saberia disso..

Aliás, eu adoraria o "banho de realidade" que essa pessoa do vídeo teria ao trabalhar por apenas UM DIA em uma grande empresa ou corporação, defendendo "otimizadores de PC", aplicativos 171 e outras barbaridades que ele acredita..

3. A citação da BitDefender atingiu o ápice da falta de conhecimento dele, pois a "parceira" da BitDefender com a IOBIT restringe-se UNICAMENTE ao fato da IOBTI pagar um valor anual (que usualmente varia entre 5 e 10 milhões de dólares) para poder utilizar o engine da BitDefender em seu produto por um ano e permitir que os usuários recebem atualizações durante esse período. Avira faz o mesmo com a Baidu, a Kaspersky idem com a CheckPoint (ZoneAlarm), a Sophos faz o mesmo com a SurfRight (HitmanPro), entre muitos outros. Se ele tivesse um mínimo conhecimento sobre como o mundo da segurança digital funciona, ele acessaria http://www.av-comparatives.org/av-vendors/ para compreender melhor.

Aliás, é por isso que antivírus chineses trocam de engine de tempos em tempos: pois o contrato com a empresa de antivírus vence e eles renovam com outra "parceira". A conclusão é que essa "parceria" é apenas um ALUGUEL do engine para um produto de terceiros e que ele REALMENTE precisa estudar mais antes de falar. Business as usual.

Os produtos chineses se APROVEITAM da credibilidade de empresas sérias (como a BitDefender) justamente para tentar iludir o usuário a usar seu produto, que inclui diversos módulos adicionais que acabam transformando ele em uma porcaria. Em um mundo aonde o usuário pode usar livremente o BitDefender free, ele não precisa de um produto chinês que faça isso, mas que tem diversas outras "funcionalidades" desnecessárias..

4. Eu critico o Baixaki há anos pois ele é um dos maiores sites que infectam internautas no Brasil. Se ele não fala pois tem "medo de processo", ok, mas eu não tenho. Como eu tenho conhecimento A FUNDO sobre o assunto, eu não dependo de "achismos" nem fico com medinho de processos, pois sei que qualquer análise técnica mostrará que eu tenho razão, além do Baixaki perder muito mais com a publicidade negativa do que ele poderia lucrar processando um profissional da área. Tradução: é o Baixaki que deve se preocupar com artigos e vídeos que revelem a baixaria deles - e não eu. Talvez agora ele compreenda o termo "Knowledge is power" ;)

5. Além de doer meu ouvido cada vez que eu ouço alguém pronunciar Kaspersky como "Casperskái" (o correto é "Kasperski"), se ele se aprofundasse um pouco mais no assunto, ele não falaria tantas asneiras. A questão do Governo dos EUA x Kaspersky é muito mais uma decisão política do que técnica. Para o governo dos EUA, deve-se evitar tudo que tiver alguma relação com a Rússia. A Kaspersky inclusive se disponibilizou para mostrar o código-fonte de seus produtos, encerrando de vez essa questão, mas o governo americano evidentemente não quis (obviamente para poder manter esse FUD indefinidamente).

Até hoje o governo americano não mostrou NENHUMA PROVA do que alega, e por esse motivo as grandes corporações americanas continuam usando produtos da Kaspersky independentemente da opinião (política) da CIA e FBI. Se ele acompanhasse mais a fundo política internacional, veria que o atual presidente americano está se lixando para a verdade, preferindo criar a sua própria "verdade" em basicamente todas as áreas: do aquecimento global à imigração de latinos..  

Pior que isso é ouvir dele que "não somos de ladainha", quando ele incentiva o uso dos inúteis "otimizadores de PC" justamente graças à ladainha (e nenhuma prova que eles realmente entregam o que prometem) que existe sobre esses produtos. Se ele testasse SERIAMENTE esses produtos, ele jamais falaria tanta abobrinha, além de evitar que seus internautas aprendessem algo errado.

Parece que ele também não se atualiza muito sobre o assunto Segurança por não fazer ideia do motivo dos profissionais não usarem software chinês, achando que alguém deveria deixar de usar o Kaspersky por causa do governo dos EUA. Os motivo de especialistas não usarem software chinês eu vou deixar como "lição de casa" para ele..

Bem, acho que é o suficiente, né? ;)


[]s
 
Aurélio “Baboo”

assinatura-baboo-forum.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Simples assim! Desde que comecei a seguir as orientações do seu site, fui desinstalando as "ferramentas - tranqueiras" e, além de ganhar espaço no disco, obtive também melhor desempenho.

Será que o pessoal da Microsoft, não saberia cuidar do seu próprio negócio? Não criariam eles, as ferramentas necessárias para consertar qualquer erro?

Para usuários leigos como eu, basta não atrapalhar o sistema e, quando surgir dúvidas ou problemas, é só buscar orientações com quem estuda e não apenas usa.

Parabéns, pelo seu site e fórum.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiquei curioso para ler as bobagens que devem ter falado mas infelizmente apagaram o vídeo para não passar mais vergonha. Olhei os vídeos do canal Sayro Digital  e vi coisas que realmente fazem corar até um moleque de 11 anos metido a técnico.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dizer que "ninguém QUER usar Linux" já é abuso, afinal só existem dois motivos principais pra isso: um deles é os jogos, que são feitos pra Windows, a maioria roda em DirectX o que torna inviável a utilização de Linux pra isso

Outra coisa é o fato de as pessoas pensarem que "Linux é pra nerds" quando na verdade isso já deixou de ser verdade faz muitos anos

Usuários "comuns" que só usam o PC para navegar na internet, consumir mídia e etc, podem muito bem utilizar Linux, o que é uma coisa ainda mais simples do que utilizar Windows, afinal na maioria das distros existe uma central de aplicativos, na qual se instala um programa apenas com um clique...

Os Ads que existem em vários sites de downloads, que baixam um arquivo exe com o mesmo nome do programa que a pessoa quer, e ela vai lá e instala, podendo infectar o PC (Dependendo do antivírus é claro) é outra coisa boa do Linux, como o Mint por exemplo

Utilizo Linux Ubuntu com KDE faz alguns meses no lugar do meu W10 original e só sinto falta dos jogos mesmo, embora alguns eu consiga rodar através do SteamPlay ou WIne, e alguns softwares de Windows, também consigo utilizar via Wine

Claro que existem casos isolados, como pessoas que utilizam softwares específicos que só rodam no Windows ou Mac, que podem tentar rodar via WIne mas no geral, usuários comuns só não utilizam Linux pois não o conhecem.

Além de existirem boas opções de softwares open source para se utilizar no Linux para pessoas que não são profissionais e só querem o básico, como o Kdenlive, Gimp, Inkscape, entre outros.

 

Editado por Bruno Do Nascimento

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não é abuso: é realidade. No desktop ninguém quer usar Linux - afinal mesmo estando em 2019, milhões de usuários preferem continuar utilizando o Windows XP de 2001(!) do que qualquer distro de 2019. Isso acontece pois o Windows é uma SOLUÇÃO para o usuário final (pois ele permite o uso de todos os programas que ele gosta, quer e precisa), enquanto o Linux é apenas um sistema operacional.

O problema do Linux não é técnico - é mercadológico. A Microsoft também vivenciou isso com o Windows Phone. 

O BABOO PRO terá uma área completa sobre Linux listando dezenas de conceitos errados, informações ultrapassadas e ideias distorcidas que defensores do SL utilizam para defender esse sistema operacional e sua ideologia quando tentam justificar seu uso ao invés do uso do Windows..


[]s
 
Aurélio “Baboo”

assinatura-baboo-forum.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×