Este fórum foi descontinuado. LEIA AQUI e participe da Comunidade BABOO :)

Ir para conteúdo
Guilhermebd

Função SomarProduto

Mensagem Recomendada

Boa tarde Prezados

Estou com uma dúvida na função somarProduto em uma planilha financeira que utilizo.Tenho a função aplicada a partir da linha R4 está funcional na planilha, entretanto gostaria de acrescentar uma variável a mais.

A planilha hoje soma o valor do imposto dentro do mês de emissão da Nota e gostaria que somasse também o valor do boleto quando eu gero, isto na mesma formula ou em outra, entretanto não consegui de nenhuma maneira, basicamente a fórmula é a mesma aplicada no R4 mudando a coluna "O" pela "M", mas apenas retorna a mensagem de #Valor!, já tentei de toda forma, mas não consegui.

Sou novo no fórum em caso de ter cometido algum erro favor me avisar.

Obrigado

Capturar.JPG.41e5e876da1eaacace123bce6085db9f.JPG

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Veja se ajuda.

=SOMARPRODUTO((MÊS($E$4:$E$22)=Q4)*($E$4:$E$22<>"")*($O$4:$O$22<>"");$O$4:$O$22)

obs. a sua fórmula em R4 ~~~> =SOMARPRODUTO((MÊS($E$4:$E$22)=Q4)*($M$4:$M$22)) poderá retornar valor incorreto por causa das células vazias na coluna E, pois o Excel atribui a data de 00/01/1900 às células vazias, portanto o mês de uma célula vazia o Excel considera como mês 1; para evitar o erro sugiro que você acrescente a parte em vermelho, conforme abaixo:

=SOMARPRODUTO((MÊS($E$4:$E$22)=Q4)*($E$4:$E$22<>"")*($M$4:$M$22))

Osvaldo

Compartilhar este post

Link para o post
Em 09/11/2017 at 5:41 PM, osvaldomp disse:

Veja se ajuda.

=SOMARPRODUTO((MÊS($E$4:$E$22)=Q4)*($E$4:$E$22<>"")*($O$4:$O$22<>"");$O$4:$O$22)

obs. a sua fórmula em R4 ~~~> =SOMARPRODUTO((MÊS($E$4:$E$22)=Q4)*($M$4:$M$22)) poderá retornar valor incorreto por causa das células vazias na coluna E, pois o Excel atribui a data de 00/01/1900 às células vazias, portanto o mês de uma célula vazia o Excel considera como mês 1; para evitar o erro sugiro que você acrescente a parte em vermelho, conforme abaixo:

=SOMARPRODUTO((MÊS($E$4:$E$22)=Q4)*($E$4:$E$22<>"")*($M$4:$M$22))

Perfeito Oswaldo!! Funcionou ....

Muito obrigado !

Ainda se não for demais, conseguiria me explicar o porque desta parte grifada em vermelho que faltava na minha formula e não consta na primeira, que ao meu ver (leigo e auto didata no excel) executa a mesma função.

Compartilhar este post

Link para o post

Você pode acompanhar a execução das fórmulas passo-a-passo e assim verificar as diferenças entre elas.

sugestão ~~~> reduza nas fórmulas os intervalos, por exemplo para E4:E7 e O4:O7, pois com poucos dados fica mais fácil para acompanhar, ai coloque ao menos uma data de janeiro em E4:E7 e um valor em O4:O7, em seguida selecione a célula que contém a fórmula com intervalo reduzido e clique no menu Fórmulas /  Avaliar Fórmula.

Osvaldo

Compartilhar este post

Link para o post

Guilherme

Essa parte que você pintou de vermelho era a última parte da tua fórmula , mas a parte que foi introduzida na fórmula é aquela em que o Osvaldo pintou de vermelho, que é um critério

($E$4:$E$22<>"")  --> só considerar no intervalo de E4:E22 as células que não estiverem vazias, ou seja, que contenham dados.

[]s

Patropi - Moderador

Compartilhar este post

Link para o post

• Criar Novo...