Ir para conteúdo

A partir do dia 19/11/2018, o foco do Fórum do BABOO é apenas Windows e Segurança Digital conforme informado no início de 2018.
As áreas que não têm relação com esses dois assuntos foram arquivadas e seus tópicos estão disponíveis para consulta na área Tópicos Antigos.

Kyle2k

Adware.Elex.Shrt.cln - Contribuição para solução

Mensagem Recomendada

Mr. Million e demais colegas

Posto aqui uma contribuição para solucionar o vírus Adware.Elex que me deu muito trabalho e a outros colegas. Esse procedimento me livrou desse vírus que insistia em retornar.

Problema: Adware.Elex.Shrt.Cln

Observações:

- O vírus não é facilmente detectado. Para mim, o único que o detecta com facilidade é o Malwarebytes Antimalware, embora outros também o possam.

- Como o vírus em questão reinfecta o PC via o 'sync' do Chrome e se aloja em um arquivo específico do Chrome, ele retorna ao efetuar, no Chrome, login na conta de sincronização do usuário. Nem mesmo uma instalação limpa do Windows resolve, se o usuário voltar a sincronizar com o Chrome. Portanto esse é o procedimento que resolve de vez o problema.

1. Abra o Chrome --> configurações --> Sincronização... --> DESMARQUE todas as opções de sync (sincronizar tudo, apps, preenchimento, etc.). (Nota: não há necessidade de mexer nas extensões do usuário mas, por precaução, talvez seja bom desabilita-las temporariamente.)

2. Um pouco mais abaixo, clique em "Gerenciar dados sincronizados no Painel de Controle do Google" --> abrirá a página "Dados de recurso "Sincronização do Chrome".

3. No pé dessa página clique em REDEFINIR SINCRONIZAÇÃO.

4. Feche o Chrome e NÃO abra o navegador por enquanto.

 

Como medida de precaução, efetue esse procedimento adicional:

5. Abra a janela 'Executar" (WIN + R) e digite o caminho abaixo:

C:\Users\NOME DA SUA PASTA DE USUÁRIO\AppData\Local\Google\Chrome\User Data\Default

6. ...E DELETE o arquivo 'Web Data'.

- Nota: essa exclusão NÃO irá apagar seus dados nem seus favoritos do Chrome, apenas forçará seu logoff de sua conta no Chrome.

Basta agora apenas abrir o Chrome novamente, conectar à sua conta novamente e reestabelecer sua sincronização. Pode rodar o Malwarebytes Antimalware (que detecta esse vírus, embora não evite seu retorno ao excluí-lo) ou outro AV e note que, dessa vez ele não retorna mais.

Espero ter ajudado e fica uma vez mais o agradecimento ao Mr. Million pela paciência e ajuda: esse foi o vírus mais difícil de achar uma solução, embora sua remoção seja relativamente tranquila, bastava apenas saber o modo correto de faze-lo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×