Ir para conteúdo
Renderson

O que preciso aprender para me tornar um profissional em Segurança da Inf.?

Mensagem Recomendada

Eu estou numa época da vida em que tenho que começar a pensar no meu futuro. Eu gosto muito de coisas relacionadas à tecnologia, computadores... e, por algum motivo, Segurança é meu foco. O que eu preciso saber é: como começar a estudar? Para me tornar um especialista em segurança da informação, devo começar por onde? Alguma Faculdade? 

Vocês acham que essa área é uma boa opção? Eu admito que não conheço todas as áreas que envolvem esse tipo de coisa. Recomendam alguma outra?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Renderson
Seja bem vindo ao Fórum do Baboo!

Você está no 2º grau? Já tentou algum curso de ensino superior ou está justamente pensando no 1º?

Comigo talvez não tenha sido o caminho padrão, mas comecei a gostar da área de Segurança da Informação sem saber, desde 2001, quando comecei a "fuçar" a internet procurando soluções para meus problemas, e mais especificamente resolver problemas com malwares, entender como funcionavam os antivírus, como ocorria a "contaminação", como se proteger, etc. Daí veio o gosto por segurança da informação e a vontade de fazer algo na área de TI, e assim estudei Sistemas de Informação. O curso não me ajudou muito em segurança, mas me deu uma visão geral sobre tudo e isso foi muito bom. Meu estágio curricular e minha monografia foram focados em gestão de segurança. Tirei uma certificação e consegui um emprego na área, um pouco antes de formar.

Minha conclusão, no meu caso, é que minha motivação foi trabalhar com o que eu gostava. Não trabalhei exatamente com malwares, mas isso porque escolhas mais específicas me levaram por outro caminho, que gostei bastante e não me arrependo. Sugiro que busque o mesmo, trabalhar com o que gosta, mas com a mente aberta para coisas diferentes que podem aparecer e talvez você possa gostar também.

Acho importante você entender o que faz um Analista de Segurança da Informação, e identificar o que exatamente você gosta nessa área.
A área é muito abrangente! Meu envolvimento técnico foi mínimo em mais de 4 anos de trabalho. O foco do meu trabalho sempre foi a gestão de segurança (trabalhar com normas, políticas, gestão e auditoria, fazendo com que fosse cumprida a política de segurança da empresa).
Mas um analista de segurança pode ter um trabalho extremamente técnico, voltado para redes, monitoramento, servidores, pentests, malwares, forense computacional, entre outras.

 

Att,


Não abandone seu tópico! Diga se o problema foi resolvido! / Regras e Política de Privacidade
Problemas com malwares? Crie um tópico em Serviço de remoção de malwares.
Searching, learning, securing.
Breaker

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Old_Breaker

Obrigado! :D

Estou pensando no primeiro curso, afinal, ainda não completei o ensino médio. Eu só estou vendo o que eu farei quando terminar, que profissão escolher...  

Então, eu quero ser um analista mesmo, da parte mais técnica. Proteger servidores de empresas e coisas do tipo. Para isso, qual seria o melhor caminho? Esse curso específico de Segurança da Informação? Nas faculdades que eu vi em geral, aqui na região de Sorocaba, em SP, são de duração de 2 anos. Eu teria que obter algum tipo de certificado, em uma prova ou algo do tipo depois disso, certo? Parece que eu já ouvi falar sobre algo parecido com isso. 

Bem, o motivo de eu gostar disso é que eu amo códigos. Pelo pouco que sei, é muito interessante para mim. Segurança da Informação me chamou a atenção mais do que outros segmentos do TI, então é um trabalho que provavelmente eu irei gostar. 

Editado por Renderson

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Renderson

Bom dia!

Em 08/01/2018 at 1:09 PM, Renderson disse:

eu quero ser um analista mesmo, da parte mais técnica. Proteger servidores de empresas e coisas do tipo. Para isso, qual seria o melhor caminho?

Ainda assim, sugiro fazer uma faculdade de Sistemas de Informação ou Ciências da Computação. São cursos que vão te ajudar a aprender diversas coisas, de áreas relacionadas ao que você gosta, e ter uma visão geral, que é muito importante.

Em 08/01/2018 at 1:09 PM, Renderson disse:

Eu teria que obter algum tipo de certificado, em uma prova ou algo do tipo depois disso, certo?

Não é obrigatório. O que você está falando chamasse certificação. É diferente de fazer um curso e obter um certificado. É um tipo de certificado que se obtém após fazer uma prova e te dá reconhecimento por conhecer sobre determinado assunto. A maioria são reconhecidas internacionalmente.

Exemplos:

CompTIA Security+ - https://certification.comptia.org/pt/certificações/security

Certified Information Security Manager (CISM) - https://www.isaca.org/Certification/CISM-Certified-Information-Security-Manager/Pages/default.aspx

Offensive Security Certified Professional (OSCP) - https://www.offensive-security.com/information-security-certifications/oscp-offensive-security-certified-professional/

Certified Ethical Hacker - https://www.eccouncil.org/programs/certified-ethical-hacker-ceh/

Essas que citei são mais técnicas e da área de segurança da informação. Existem muitas outras. Você encontra cursos em português para a maioria delas e algumas tem a prova em português também. Mas muitos termos são em inglês, então é importante estar bem no inglês.

Certificação não é obrigatório, mas é um diferencial. Você pode deixar isso para o final da graduação, ou para depois (assim que entrar no mercado de trabalho).

O que você pode fazer é durante a graduação, ou até mesmo desde já, estudar por conta própria ou fazer cursos como: Teste de invasão em sistemas e aplicações web, teste de invasão em redes, Análise forense, Linux, Hardening de servidores, etc.

 

Em resumo, minha sugestão é: estude por conta própria o que você gosta (pode fazer cursos também), faça uma graduação mais generalista, pense em certificação apenas do final da graduação em diante, assim terá mais discernimento para escolher o melhor caminho a seguir.

Att,


Não abandone seu tópico! Diga se o problema foi resolvido! / Regras e Política de Privacidade
Problemas com malwares? Crie um tópico em Serviço de remoção de malwares.
Searching, learning, securing.
Breaker

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caro Renderson, salve!

Minha sugestão é que você faça um curso superior e adquira uma sólida formação acadêmica. Será o começo de tudo.

Na academia envolva-se com pesquisa acadêmica, bolsa de iniciação científica. Grandes empresas como Cisco, IBM, Microsoft, etc enviam para as melhores universidades tais como UnB, USP, Unicamp, etc olheiros nos meses de maio e setembro. Buscam novos talentos.

Há estudantes que ainda nem se formaram e já saem com trabalho garantido.

Abração e boa $orte,
Quemel

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×