Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

A partir do dia 19/11/2018, o foco do Fórum do BABOO é apenas Windows e Segurança Digital conforme informado no início de 2018.
As áreas que não têm relação com esses dois assuntos foram arquivadas e seus tópicos estão disponíveis para consulta na área Tópicos Antigos.

Conheça as novidades de 2019 para o BABOO e Fórum do BABOO

Mensagem Recomendada

Há anos, sempre acessei o Internet Banking através de uma VM. Nunca tive nenhum problema, nem mesmo era necessário desligar a VPN e o acesso ao Banco do Brasil sempre funcionou.

Do dia 16.04 até hoje, encontro o seguinte problema. Acessei, e recebo a informação que preciso formatar o computador (lembrando que acesso através de um VM e não utilizo para navegar). Formatei, troquei as senhas e funcionou. 2 dias depois a mesma coisa. Formatei, troquei a senha e o acesso foi normal. E isto aconteceu num total de 4 vezes. O suporte do Banco do Brasil não me ajudou e abri uma reclamação através do SAC.

Depois de 4 dias recebi o seguinte e-mail:

Houve ataque de trojan (vírus que capturam senhas) ao seu computador no dias 16/04 e 23/04
Você deverá alterar a senha em questão e formatar o equipamento, ou seja, efetuar a reinstalação do sistema operacional e do módulo de segurança, pois, a execução do antivírus ou a restauração da configuração original de fábrica não solucionam o problema.
A senha deve ser alterada (desconsidere caso já tenha feito a alteração) em uma agência BB ou por um dos seguintes canais:
- No TAA, com biometria cadastrada há mais de sete dias, em qualquer dia e horário;
- No TAA, com cartão com chip e código de acesso, em dias úteis das 10h às 16h;
- Pelo Mobile, se tiver o BB Code ou push habilitado. Necessário também ter cartão liberado (a ser fotografado na transação).
Caso não tenha cartão liberado será necessário dirigir-se a um TAA para confirmação com o uso da biometria, que deve estar cadastrada há mais de 7 dias.
Caso não queira formatar, desinstale o módulo de segurança do computador infectado e utilize outra máquina que esteja liberada ou providencie a liberação de um novo computador para acessar sua conta BB.

Este email não me ajudou em nada, pois os supostos ataques não foram nos dias mencionados acima, isto se realmente houve ataques.  Sexta feira passada formatei, troquei a senha, acessei, paguei minhas contas, fiz uma transferência e não acessei mais. Ontem a noite eu queria acessar e novamente recebo a mensagem que preciso formatar o meu computador.

Como faço para resolver o problema?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Utiliza uma VM + VPN correto? Qual VPN? programa?

Tenho vergonha das orientações que o TI desse banco colocou para os usuários. Formatar? comprar outra máquina? é complicado confiar, sem ter um suporte mais "avançado"

Algum protocolo na VM ou localização da VPN está afetando a interpretação dessa "porcaria" de módulo GBD... digo isso pois esse módulo não é um dos melhores, mas enfim... tentou utilizar seu acesso em sua máquina mesmo? ou realizar um dual boot para acesso? Tente eliminar o uso da VM e VPN para ver se o problema está com eles.

Outra questão, porque não acessa em sua máquina? alguém mais utiliza ela? já teve algum problema relacionado a segurança? O Banco é responsável por manter sua integridade, caso houver algum problema o banco que se responsabilizará, só terá a dor de cabeça para resolver.

Eu não utilizo esses módulos pois não gosto da maneira que ele se atrela ao computador, então meu acesso é por celular... já pensou nisso? Consigo fazer tudo por ele

Intel i7 4790K @4.5 | Gigabyte GA-Z97MX-Gaming | 2X Intel SSD 120GB_RAID0 | Intel RTS Asetek | Kingston HyperX @1600 16GB | EVGA GeForce GTX 780 BK | WD Caviar Black 1,5 TB | Corsair TX 650M | NZXT Controller | Bitfenix Ronin

Compartilhar este post

Link para o post

Uso a PureVPN paga há vários anos.

Nunca tive problemas em acessar os bancos através de uma maquina virtual. Nem mesmo com o uso de VPN.  Na maquina principal nunca tive problemas com segurança, além do mais formatei ela faz 1 mês.

E é justamente por causa destes módulos de segurança nunca utilizei na minha maquina que uso no dia a dia. Só me dava problemas. Agora imagine, ter que formatar a minha maquina de 2 em 2 dias. E não adianta dar um refresh ou reset. Tem que instalar do zero. Não adianta nem mesmo uma restauração, ou então um Backup mais antigo. 

Estes bancos parece que só vivem para ferrar com a nossa vida. Agora imagine, você viajando, de repente até mesmo fora do país, e acessa o banco e o sistema deles manda formatar. E não adianta apenas formatar, também é necessário trocar a senha. E como faz estando fora do Brasil por exemplo.

Mas acessar pelo celular? Se no próprio computador já me da esta dor de cabeça, imagine pelo celular.

Vamos ver se algum profissional me ajuda...

Editado por ultimate_live

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, eu faço tudo por celular. Eu não sei o android mas no Iphone não necessita instalar nada além do app.

Além disso consigo fazer todas as operações e qualquer lugar, inclusive tirar foto dos boletos e pagar sem digitar código de barras. Eu sempre fui resistente a utilizar estes apps no celular porém me rendi. É só colocar senha pra tudo, não salvar credenciais, bloquear o celular e pronto.

Consigo além disso gerenciar os cartões, bloquear, desbloquear, e etc... tudo por ele.

Estou usando justamente pq não quero instalar esse GBD porcaria.

Mas enfim. Já tentou ver se na MS Store não existe app do seu banco pelo aplicativo metro?

Editado por Synaptics_Faster

Intel i7 4790K @4.5 | Gigabyte GA-Z97MX-Gaming | 2X Intel SSD 120GB_RAID0 | Intel RTS Asetek | Kingston HyperX @1600 16GB | EVGA GeForce GTX 780 BK | WD Caviar Black 1,5 TB | Corsair TX 650M | NZXT Controller | Bitfenix Ronin

Compartilhar este post

Link para o post

Talvez o problema esteja na VPN e aliás, eu também já tive problemas com o BB com o uso de VM (apenas a VM), simplesmente abandonei o uso.

Compartilhar este post

Link para o post

Ciro-Mota.

E agora acessa como? Na maquina normal? Não me lembro,ma não existia um APP (Microsoft Store) com que dava para acessar o BB sem necessidade de instalar o tal Módulo? Ainda existe?

Compartilhar este post

Link para o post

Se der uma conferida neste link verá que o problema vem de longe e a opção deles sempre foi formatar...Tem posts desde 2014 no link e alguns recentes, 2017 e 2018 mas o problema sempre o mesmo, resolvido formatando ou limpando os itens do BB no registro e instalando o módulo novamente.

http://ryan.com.br/blogs/quicktalk/2014/09/seu-pc-foi-infectado-o-suporte-do-banco-do-brasil-quer-que-voce-formate/

Quanto ao app do BB tem sim na loja 

https://www.microsoft.com/pt-br/store/p/banco-do-brasil/9wzdncrfj50d

No fim tudo dá certo, e se não deu certo é porque ainda não chegou ao fim....

Compartilhar este post

Link para o post
20 minutos atrás, ultimate_live disse:

Mas se usar o App, também é necessário instalar o módulo de segurança?

Acredito que não pois conforme pode ver na imagem abaixo ele abre já com a opção de colocar os numeros de conta e senha que devem ficar salvas...

Não tenho como testar pois não tenho conta no BB mas uso o do itau no 10 (na versão atual inclusive) há muito tempo e não é necessario nenhuma instalação adicional, apenas o app.

Untitled.jpg

No fim tudo dá certo, e se não deu certo é porque ainda não chegou ao fim....

Compartilhar este post

Link para o post