CONHEÇA o BABOO PRO e a Comunidade BABOO que substituirão o site BABOO e esse fórum

Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
gomesr2d2

RESPONDIDO intervalo dinâmico com função mult

Mensagem Recomendada

Bom dia galera. Primeiramente gostaria de agradecer ao Osvaldo pele excelente ajuda que me deu aqui no fórum, segundo gostaria de fazer uma pergunta um pouco mais complexa: gostaria de criar um intervalo dinâmico para a função mult, pois minha tabela de dados está ficando muito pesada, e toda vez que insere ou apaga um valor ela demora muito. Isso ocorreu principalmente após inserir fórmulas matriciais para a função "mult" (função multiplicação, que a propósito possui dentro dela 2 funções "se"). Conforme o Osvaldo disse, para isso (a lentidão) não ocorrer, deve-se criar um intervalo dinâmico. Pesquisei e consegui compreender a fórmula desloc, porém está dando um nó danado na minha cabeça e não estou conseguindo implementar o intervalo dinâmico na fórmula. Alguém poderia me ajudar? Em anexo a planilha que estou colocando a fórmula. Ela está leve e não apresenta lentidão, mas pq retirei muitos outros dados para apenas deixar o essencial para a dúvida, mas com todos os dados ela fica lenta. A função mult está na aba anual, ela pega as taxas mês a mês e multiplica, desde que esteja no ano.

patrimonio-teste.xlsx

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

1. Insira os Intervalos Dinâmicos Nomeados conforme a tabela abaixo (obs. a quantidade de linhas resultante para todos os intervalos nomeados será obtida pelas fórmulas com base nas linhas preenchidas na coluna C, a partir de C4, da planilha "$ CONSOLIDADO $", que no seu exemplo é de 4 linhas)
nome ~~~> fórmula
aço ~~~> =DESLOC('$ CONSOLIDADO $'!$L$4;0;0;CONT.VALORES('$ CONSOLIDADO $'!$C:$C)-2;1)
ano ~~~> =DESLOC('$ CONSOLIDADO $'!$A$4;0;0;CONT.VALORES('$ CONSOLIDADO $'!$C:$C)-2;1)
cri ~~~> =DESLOC('$ CONSOLIDADO $'!$O$4;0;0;CONT.VALORES('$ CONSOLIDADO $'!$C:$C)-2;1)
fii ~~~> =DESLOC('$ CONSOLIDADO $'!$R$4;0;0;CONT.VALORES('$ CONSOLIDADO $'!$C:$C)-2;1)
pou ~~~> =DESLOC('$ CONSOLIDADO $'!$U$4;0;0;CONT.VALORES('$ CONSOLIDADO $'!$C:$C)-2;1)
res ~~~> =DESLOC('$ CONSOLIDADO $'!$AA$4;0;0;CONT.VALORES('$ CONSOLIDADO $'!$C:$C)-2;1)
rez ~~~> =DESLOC('$ CONSOLIDADO $'!$Z$4;0;0;CONT.VALORES('$ CONSOLIDADO $'!$C:$C)-2;1)
tes ~~~> =DESLOC('$ CONSOLIDADO $'!$X$4;0;0;CONT.VALORES('$ CONSOLIDADO $'!$C:$C)-2;1)

2. Insira na planilha "ANUAL" as novas fórmulas matriciais, conforme a tabela abaixo (obs. essas fórmulas já contém os Intervalos Nomeados conforme a tabela acima)
célula ~~~> fórmula
B4 ~~~> =PRODUTO(SE(ano=A4;SE(aço<>"";aço)))-1
C4 ~~~> =PRODUTO(SE(ano=A4;SE(cri<>"";cri)))-1
D4 ~~~> =PRODUTO(SE(ano=A4;SE(fii<>"";fii)))-1
E4 ~~~> =PRODUTO(SE(ano=A4;SE(tes<>"";tes)))-1
F4 ~~~> =PRODUTO(SE(ano=A4;SE(pou<>"";pou)))-1
G4 ~~~> =PRODUTO(SE(ano=A4;SE(res<>"";res)))-1

H4 ~~~> =SOMASE(ano;A4;rez) ~~~> esta é a única fórmula não matricial

Osvaldo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Quer postar a sua dúvida? Cadastre-se pois é rápido e fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...