Este fórum ficará ativo até 15/Jun/2019. LEIA AQUI.

Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
mp3colorado

Windows 10 + SSD com boot extremamente lento

Mensagem Recomendada

Bom dia a todos. Estou com um problema que está me tirando o sono. Possuo um Core i7 com 16 GB De RAM, 1 SSD de 120Gb e 2 HD's de 2 teras. De um tempo pra cá (quase 1 ano), a inicialização dele está demorando em torno de 30 minutos. Ligo a máquina, ela carrega normalmente até a tela inicial de carregamento do Windows 10 (aquela que ficam aquelas bolinhas girando) e ali fica parado (com as bolinhas girando, ou seja, não está totalmente travado). Em torno de 25 a 30 minutos. Reparo que o led do HD no gabinete não pisca, ou seja, aparentemente sem acesso algum ao SSD ou a algum HD, como se ele não "encontrasse" o disco. Porém, assim que o led começa a piscar, o Windows carrega normalmente, em cerca de 5, 6 segundos, condizente com o boot do Windows 10 com SSD. E depois de ligado, a máquina trabalha normalmente, muito rápida e sem travamentos. Inclusive, tenho deixada ela ligada full time, justamente por causa desse problema. Chega a ficar semanas sem desligar (possuo um bom no-break). ENFIM, já procurei de tudo no Google, já vi várias pessoas com o mesmo problema (algumas com demoras de 5 min até 30 min, como eu), algumas apontando soluções (trocar a porta SATA dos HD's, verificar se está instalado em AHCI, driver de vídeo, etc etc etc), já fiz de tudo! Nada resolve. Detalhe: o servidor do lugar que trabalho (o qual eu que presto manutenção) também possui um SSD e um HD como segundo disco ocorre exatamente o mesmo problema. Demora pelo menos uns 15 minutos para iniciar o acesso a disco e carregar o sistema. Outra estação de uma colega também e já peguei micro de clientes com o mesmo problema. Resolvi formatando, mas não queria formatar, já que isso TEM QUE TER alguma solução. No meu caso de casa, TENHO A IMPRESSÃO que foi depois da atualização Creators Update. Porém, nesse da minha colega, formatei ele do zero DEPOIS dessa atualização, uns 2 meses atrás. E nesse caso, o único disco é o SSD de 240 Gb. Nenhum HD como segundo disco. E ficou perfeito durante 1 mês mais ou menos... O mesmo com os outros computadores (todos sempre inicializaram em segundos). Depois de algum tempo (ou alguma atualização) que isso ocorre. Alguém tem alguma luz? Alguém já passou por esse problema e conseguiu resolver??? Obrigado e abraço a todos!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, mp3colorado.

- Abra o Prompt de Comando como Admin e nele digite msconfig.exe, aperte ENTER. Vá na aba serviços, selecione a opção no canto inferior esquerdo escrito(Ocultar todos os serviços Microsoft) e desative todos os serviços que não são da microsoft. Vá na aba Inicialização de Programas, Click em Abrir Gerenciador de Tarefas, no gerenciador de tarefas na aba Inicializar, desative todos os programas que iniciam com o Windows. após isso reinicie para ver se o problema resolveu. caso resolva, O problema é com algum programa que instalaram no S.O. 

Caso não resolva, O problema é muito provável que seja com algum driver, dll ou talvez, muito talvez mesmo com o sistema de arquivos.

Para checar as (.dll) digite no Prompt de Comando como Admin o seguinte comando:  sfc /VERIFYONLY

E faça uma verificação no sistema de arquivos e do disco também só pra garantir. comando: chkdsk /R /F /X 

Digite S e pressione enter e depois reinicie o PC, para que a Verificação do sistema de arquivos e do disco comece.

Espero que ajude, boa sorte! :tomara:

Editado por Mr.Million

Usar Citar desnecessariamente

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Eduardo FBBR disse:

Olá, mp3colorado.

- Abra o Prompt de Comando como Admin e nele digite msconfig.exe, aperte ENTER. Vá na aba serviços, selecione a opção no canto inferior esquerdo escrito(Ocultar todos os serviços Microsoft) e desative todos os serviços que não são da microsoft. Vá na aba Inicialização de Programas, Click em Abrir Gerenciador de Tarefas, no gerenciador de tarefas na aba Inicializar, desative todos os programas que iniciam com o Windows. após isso reinicie para ver se o problema resolveu. caso resolva, O problema é com algum programa que instalaram no S.O. 

Caso não resolva, O problema é muito provável que seja com algum driver, dll ou talvez, muito talvez mesmo com o sistema de arquivos.

Para checar as (.dll) digite no Prompt de Comando como Admin o seguinte comando:  sfc /VERIFYONLY

E faça uma verificação no sistema de arquivos e do disco também só pra garantir. comando: chkdsk /R /F /X 

Digite S e pressione enter e depois reinicie o PC, para que a Verificação do sistema de arquivos e do disco comece.

Espero que ajude, boa sorte! :tomara:

Valeu pela ajuda, cara.. Mas já fiz isso e muito mais.. Já li que poderia ser algo com placas de vídeo AMD (a minha é Intel HD onboard), por ter HD misturado com SSD (já deixei somente SSD), atualização de BIOS, de firmware do SSD, otimização do SSD, mudança de porta SATA, reiniciar em modo de segurança, etc. Nada adiantou... Já vi essas recomendações em outros fóruns (nacionais e estrangeiros), mas ACHO que não tem a ver com nada instalado ou mesmo algum driver problemático ou mal instalado, pois ele nem dá sinal sequer que tentou acessar o HD. Até porque eu sempre instalo tudo que necessito logo na formatação e dificilmente acrescento programas depois, EXCETO as atualizações do Windows. E já vi que isso ocorre somente com SSD de disco de boot. Já formatei centenas de máquinas, de clientes, aqui da empresa. Nunca ocorreu algo parecido com HD normal. Não dessa forma, em que não chega a ser "lentidão" propriamente dita, e sim algo que pendura o boot inicial. Um lentidão em que o HD fica trabalhando, carregando dispositivos ou mesmo programas na inicialização do Windows é uma coisa. Mas isso é algo mais específico eu acho. E tenho quase certeza de que o culpado é o SSD. Fiquei até meio encasquetado com a questão de Boot UEFI, algo do gênero, mas não achei nada a respeito... Mas tá difícil... Mas valeu pela ajuda mesmo!!

Compartilhar este post

Link para o post

ja tentou desativar a inicialização hibrida.

painel de controle / opções de energia / escolher função dos botões de energia / ligar inicialização rápida. (tente desativar e veja o que ocorre).

Compartilhar este post

Link para o post

Mas já fiz isso e muito mais..

Detalhe quais foram os procedimentos que seguiu, dessa forma impede que sejamos redundantes.

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, misson disse:

ja tentou desativar a inicialização hibrida.

painel de controle / opções de energia / escolher função dos botões de energia / ligar inicialização rápida. (tente desativar e veja o que ocorre).

Sim, já tentei.... Não mudou em nada, infelizmente...

1 hora atrás, Ciro-Mota disse:

Detalhe quais foram os procedimentos que seguiu, dessa forma impede que sejamos redundantes.

Bom, vamos lá então..

1) Troca de porta SATA dos HD's (e posteriormente, tb do SSD) na placa-mãe
2) Deixei somente o SSD
3) Desativei todos os programas da inicialização do Windows
4) Desativei todos os serviços que não são da Microsoft
5) SFC pelo DOS para verificar problemas em arquivos críticos
6) Atualização de BIOS da placa-mãe e do SSD
7) Reinicialização em modo seguro ou com vídeo básico
8 ) Ligar inicialização rápida nas opções de energia (na verdade já estava ligada, desliguei e religuei novamente)
9) Setar a BIOS para valores default e não performance
10) Verificar AHCI ativado (só por descargo de consciência, pois sempre ativo ela antes de instalar o Windows 10)
11) Num momento de "tentar qualquer coisa", rodei o defrag do Windows ou mesmo utilitários como Perfect Disk, para otimizar o SSD e demais HD's
12) Uso uma placa onboard, mas coloquei uma NVidia dedicada que tenho, como teste.
13) Também rodei antivírus (Kaspersky e o próprio Defender, que é o que uso)
14) Como momento de total desespero, troquei as memórias

Fiz esse teste somente no meu computador de casa, mas tanto nele como nos outros dois computadores do meu trabalho (e mesmo com os dois de clientes que recebi com o mesmo problema - e ambos também com SSD), ambos os computadores estava funcionando perfeitamente, rápidos, sem travamentos nem reinicializações aleatórias. O único problema mesmo é o tempo que fica parado naquelas bolinhas girando. Pra mim, que nunca desligo o computador, tranquilo. Para outro que desligue sempre que não esteja usando, é um sacrifício...

Compartilhar este post

Link para o post
30 minutos atrás, fctenorio disse:

Seu computador está numa rede?

O meu de casa não.. Só ligado no roteador do modem de fibra ótica... Os aqui do trabalho sim...

Compartilhar este post

Link para o post

Sei que é algo simples, mas você já efetuou a troca dos cabos do ssd? Mudar a alimentação da fonte por outra entrada.. Eu como trabalho no mesmo ramo que você, descartaria um problema no ssd, não que seja impossível. Acredito que o seu problema seja configuração, não vejo outra hipótese. 

Compartilhar este post

Link para o post
6 minutos atrás, Mr.Robot disse:

Sei que é algo simples, mas você já efetuou a troca dos cabos do ssd? Mudar a alimentação da fonte por outra entrada.. Eu como trabalho no mesmo ramo que você, descartaria um problema no ssd, não que seja impossível. Acredito que o seu problema seja configuração, não vejo outra hipótese. 

Sim, problema no SSD em si tenho certeza que não é, visto que nos 3 que tenho em mãos são SSDs novos e todos de marcas diferentes... Nos dois dos clientes que peguei mesma coisa (1 ano e pouco de uso)... Inclusive em todos eu rodei o utilitário do fabricante para testar a "saúde" do SSD. E como disse, nos dois clientes eu formatei, reinstalei o Windows 10 mais atual e não ocorreu mais (pelo menos ainda). Me parece ser alguma espécie de incompatibilidade do Windows 10 (não vi isso acontecer em nenhum outro Windows - 7 ou 8 ) com SSD. Ou mesmo o que tu falou, algum programa instalado. Mas acho difícil, pois como disse, raramente instalo algo de diferente depois da formatação inicial. E outra: tenho mais duas máquinas no meu trabalho que também possuem SSD, formatação padrão com mesmos programas instalados dessas duas problemáticas e estão OK. Como vi em vários fóruns pessoas com o mesmo problema e ninguém achou uma solução, penso que o buraco é mais embaixo... Não quero me render a formatar pra sanar o problema.. Hehehe..

Compartilhar este post

Link para o post
51 minutos atrás, Mr.Robot disse:

Ah, e sim, já troquei os cabos do SSD sim.. Tanto o de dados quanto o de força... Já troquei inclusive a fonte...

Compartilhar este post

Link para o post

Nos dois dos clientes que peguei mesma coisa (1 ano e pouco de uso)... Inclusive em todos eu rodei o utilitário do fabricante para testar a "saúde" do SSD. E como disse, nos dois clientes eu formatei, reinstalei o Windows 10 mais atual e não ocorreu mais (pelo menos ainda).

Não entendi esse ponto, você pegou SSD de clientes para testar em seu PC e com as unidades deles você não teve o problema relatado, é isso?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Quer postar a sua dúvida? Cadastre-se pois é rápido e fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...