CONHEÇA o BABOO PRO e a Comunidade BABOO que substituirão o site BABOO e esse fórum

Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mensagem Recomendada

Bom dia.

Estou tentando transforma essas expressões em fórmulas,só que as mesmas apresentam o erro #num.

Já fiz a revisão, deve ser a maneira como montei a fórmula, tentei desmembrar e apesar de funcionar não apresenta o valor real.

O que está errado?

Dados em metros.

0,191  H
0,540   Comprimento
0,009120250  R^2
3,14  PI
0,0955  RAIO

=(A1-A5)*RAIZ(A3-((A1-A5)^2))+(A3^2)*(ASEN(A1-A5)/A5))+A4/2*(A2) Expressão 1

=A3^2*(ACOS(1-(A1/A3))-(RAIZ(2*A1*A3-(A1^2))*(A3-A1)*A2))

WhatsApp Image 2018-05-15 at 10.33.52 AM.jpeg

WhatsApp Image 2018-05-15 at 10.35.20 AM.jpeg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

=((A1-A5)*RAIZ(A5^2-(A1-A5)^2)+A5^2*(ASEN((A1-A5)/A5)+PI()/2))*A2  ~~~> resultado 0,01547214

=(A5^2*ACOS(1-A1/A5)-RAIZ(2*A1*A5-A1^2)*(A5-A1))*A2  ~~~> resultado 0,01547214

Osvaldo

Compartilhar este post

Link para o post

Grato pela ajuda....A segunda persiste no erro...e quando eu carrego parâmetros diferentes na primeira ela não reconhece, tipo quando eu aumento o comprimento ou o raio....o que pode ser?

Capturar.JPG

Compartilhar este post

Link para o post

As fórmulas que estão na sua planilha não são as fórmulas que eu sugeri. (???)

Apliquei as minhas fórmulas na sua planilha e ambas retornam 0,01547214.

Osvaldo

Compartilhar este post

Link para o post
Agora, osvaldomp disse:

As fórmulas que estão na sua planilha não são as fórmulas que eu sugeri. (???)

Apliquei as minhas fórmulas na sua planilha e ambas retornam 0,01547214.

São estão ótimas mas não estão funcionando no meu aplicativo ele retorna aquele erro para a segunda. tem um espaço n começo quando eu tiro o espaço ele passa a dar o erro, com o espaço ele não calcula.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem vindo, Marcio Souza

15 minutos atrás, Marcio Souza disse:

tem um espaço n começo quando eu tiro o espaço ele passa a dar o erro, com o espaço ele não calcula.

Quando você copia uma fórmula vinda de uma página da internet como a que o Oswaldo postou acima, pode ocorrer que alguns caracteres indesejáveis venham de carona.

Uma dica é colar no Word, ligando o "Mostrar Tudo" (pi) que aí os caracteres são revelados:

image.png.51a15f51deae1955d2e862a300e32e87.png

Na verdade a sujeira está no final e não no começo. Posicione o cursor atrás do último A2 e apague os símbolos.

As fórmulas que o Oswaldo postou estão corretas. Só há um porém com relação à Expressão 1: Aquelas duas barras verticais da fórmula significam Módulo (ou Valor Absoluto), não são chaves como na de baixo. Então é só usar a função ABS do Excel.:

=ABS((A1-A5)*RAIZ(A3-(A1-A5)^2)+A3*(ASEN((A1-A5)/A5)+A4/2))*A2

Caso contrário, poderão ocorrer resultados indesejáveis no cálculo do volume conforme as proporções existentes entre raio e altura.

Compartilhar este post

Link para o post
Agora, EdsonBR disse:

Bem vindo, Marcio Souza

Quando você copia uma fórmula vinda de uma página da internet como a que o Oswaldo postou acima, pode ocorrer que alguns caracteres indesejáveis venham de carona.

Uma dica é colar no Word, ligando o "Mostrar Tudo" (pi) que aí os caracteres são revelados:

image.png.51a15f51deae1955d2e862a300e32e87.png

Na verdade a sujeira está no final e não no começo. Posicione o cursor atrás do último A2 e apague os símbolos.

As fórmulas que o Oswaldo postou estão corretas. Só há um porém com relação à Expressão 1: Aquelas duas barras verticais da fórmula significam Módulo (ou Valor Absoluto), não são chaves como na de baixo. Então é só usar a função ABS do Excel.:

=ABS((A1-A5)*RAIZ(A3-(A1-A5)^2)+A3*(ASEN((A1-A5)/A5)+A4/2))*A2

Caso contrário, poderão ocorrer resultados indesejáveis no cálculo do volume conforme as proporções existentes entre raio e altura.

Grato apreendi muito mesmo com vcs....as fórmulas estão dentro do padrão vou desenvolver para criar uma tabela de arqueação porem quero entender mais profundamente a matemática por trás do milagre. Desejo tudo de bom Edson e Oswaldo pela ajuda.

Editado por Marcio Souza

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, EdsonBR disse:

Só há um porém com relação à Expressão 1: Aquelas duas barras verticais da fórmula significam Módulo (ou Valor Absoluto), não são chaves como na de baixo. Então é só usar a função ABS do Excel.:

Bem observado, Mestre. Obrigado pela correção.

Osvaldo

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Quer postar a sua dúvida? Cadastre-se pois é rápido e fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...