CONHEÇA o BABOO PRO e a Comunidade BABOO que substituirão o site BABOO e esse fórum

Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Jose Sinotti

Migração do Windows 10 para SSD

Mensagem Recomendada

Boa tarde Jose,

Particularmente eu não indico realizar este procedimento, por mais que possível, você nunca terá um sistema como instalado do zero. Faça a instalação limpa do sistema.

Todavia você pode utilizar softwares como HD clone, Norton ghost, EaseUS ToDo Backup.

sds

Intel i7 4790K @4.5 | Gigabyte GA-Z97MX-Gaming | 2X Intel SSD 120GB_RAID0 | Intel RTS Asetek | Kingston HyperX @1600 16GB | EVGA GeForce GTX 780 BK | WD Caviar Black 1,5 TB | Corsair TX 650M | NZXT Controller | Bitfenix Ronin

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, Companheiro..

Grato pela atenção, porem estava querendo evitar aquela maldição da atualização 1803 do Win 10 que levei dias para me recuperar. De qualquer forma preciso baixar o Win 10 do site da Microsoft, mas a chave de meu Lenovo Idea 320 i7 não veio no produto. Se tiveres alguma dica para fazer isso agradeço. Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Também tive alguns problemas com esta atualização. De 6 em 6 meses a Microsoft acaba lançando uma nova versão e vem com alguns bugs que atrapalham.

Utilize uma ferramenta para clonar o HD, assim você não precisa formatar.

Quanto a chave de ativação, a partir do Windows 10 a MS alterou o método de como o sistema é ativado pois no seu caso a ativação a feita pela ID de seu hardware, assim sendo quando instalar o Windows o mesmo ativará automaticamente assim que conectado na internet ok? Fique tranquilo que a ativação é automática para licenças OEM (que vieram instalada na compra do note)   

Intel i7 4790K @4.5 | Gigabyte GA-Z97MX-Gaming | 2X Intel SSD 120GB_RAID0 | Intel RTS Asetek | Kingston HyperX @1600 16GB | EVGA GeForce GTX 780 BK | WD Caviar Black 1,5 TB | Corsair TX 650M | NZXT Controller | Bitfenix Ronin

Compartilhar este post

Link para o post

Se seu SSD for um SSD Samsung, há o próprio utilitário da marca que faz este trabalho. É um procedimento seguro e sem maiores complicações.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia, existem várias ferramentas que podem fazer isso.

Acronis True Image 2016, (cria um pendrive botável e clona o hd para ssd)

Macrium Reflect (cria um pendrive botável e clona o hd para ssd)

Eu particularmente estou usando o AOMEI Backupper também criando um pendrive botável. Muito bom e rápido. Lembrando que para fazer a clonagem direto do Windows é preciso ter a versão pro, mas pelo pendrive ele faz a clonagem ou migração sem problemas.

Uma dica importante que lhe dou é após fazer a clonagem não apague nada no HD, guarde e vá testando o ssd, pois se algo der errado, basta colocar o hd de volta.

backupper.png

Compartilhar este post

Link para o post

Boa dia, Amigos! Adquiri recentemente um SSD e tentamos fazer esta clonagem mas como o Win 10 tava com um erro que parecia não ter como recuperar, não conseguimos. A solução foi fazer uma instalação do zero. Porém após na nova instalação, antes de carregar o Windows aparece uma tela "Intel Rapid Storage Technology - Option ROM - 11.5.0.1582" mostrando informações de volumes RAID e Dispositivos Físicos (1 SSD 500 gb e um M2 de 32gb, e o espaço disponível em cada). O problema é que fica nessa tela vários segundos, e antes entrava direto no Windows após uma breve tela com a marca do fabricante. Tem como desabilitar essa tela, para entrar direto como antes? Pelo que li a respeito acho q foi instalado no modo de boot antigo, o legacy, e o SSD está no formato de arquivo MBR. Agradeço a ajuda, pois não entendo muito do assunto. 

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia Jsouza,

Eu acredito que fora instalado o Windows no SSD e marcado como o M2 de 32GB para ser usado como Cache do SSD através da tecnologia "Intel Smart Response" porém não faz muito sentido esta utilização pois seu SSD já é rápido o bastante para isso dispensando essa tecnologia de Cache.... Você tinha um HD mecanico + um M2 correto? neste cenário é correto a utilização desta tecnologia no quesito desempenho.

Provavelmente seu sistema está em RAID, pois a tecnologia acima exige isso para cache. Por gentileza abra o Windows e clique no icone do intel rapid storage e poste uma imagem aqui para termos certeza.

Outra opção e verificar se existe alguma opção na BIOS para inicialização rápida, pois esta opção oculta algumas informaçoes e atepas do boot.

Quanto a opção legacy e MBR vamos lá:

Sistema legado é um modo mais antigo que exime o uso de algumas tecnologias atuais e geralmente este modo está atrelado a partição MBR do HD... ambas são antigas e está certo.

Já o sistema UEFI (BIOS MODERNA) geralmente é usado com a partição GPT do sistema ok?

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde, Mr. Caio. 

Obrigado pela atenção e esclarecimentos! Exato, substitui o mecanico, que já não estava bom, pelo SSD. Se antes já tinha dúvidas quanto às configurações necessárias para se ter um desempenho melhor, incluindo a inicialização, agora com o SSD tenho ainda mais. Até foi por isso q um amigo fez a instalação pra mim. Mas gostaria de saber o modo de instalação ideal nesse cenário, para que eu mesmo possa fazer eventuais formatações e instalações futuras. Aproveitando, complemento as informações quanto às configurações do ultrabook (Sony SVT13126CXS - i5-3317U 1.70GHz 8GB RAM SSD samsung evo 860 500gb + M2 32gb). Não estou com ele agora, mas postarei as fotos do intel rapid storage hoje à noite quando chegar em casa. 

Editado por JSouzaa

Compartilhar este post

Link para o post

Então Jsouzaa,

Em seu cenário anterior seu computador tinha um HDD + um SSD M2 de 32 Gb. Nestes ultrabooks as empresas colocam um HDD normal mais um SSD de pequeno espaço (custo menor) somente para tecnologia em cache que significa que os arquivos mais usados serão movidos temporariamente para esse pequeno SSD para agilizar as leituras e escritas. Quem controla isso nativamente no seu caso é a controladora da INTEL juntamente com a tecnologia que lhe informei anteriormente através do software IRST, pois ele determinará quais arquivos são inseridos no SSD.

Este procedimento fora relativamente comum pois o custo x beneficios dos SSD eram e ainda é elevado, além disso inserir um SSD de 500Gb é bem custoso para o fabricante. Então criaram este método alternativo para as empresas utilizarem HDD e aproveitar a rapidez de um SSD entende? porém um SSD nativo é melhor que um SSD usado para cache, por isso no seu caso deves alterar as configurações. (Não faz sentido utilizar outro SSD para cache sendo que você já tem um nativamente e a velocidade dele provavelmente é melhor) 

O que eu faria no seu caso:

Alteraria o modo RAID na BIOS para AHCI e quebraria o aranjo de cache que provavelmente possui no sistema, utilizaria o SSD que comprou em sua forma normal e usaria seu SSD M3 para arquivos de uso comum (como um pendrive interno) - mas lembre-se que ao alterar o modo o Windows não conseguira mais dar boot então você precisa de alguns passos que depois eu lhe explico melhor. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Quer postar a sua dúvida? Cadastre-se pois é rápido e fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...