Este fórum foi descontinuado. LEIA AQUI e participe da Comunidade BABOO :)

Ir para conteúdo
Jose Sinotti

Migração do Windows 10 para SSD

Mensagem Recomendada

Bom dia, Amigos! 

Desculpe a demora Mr. Caio, ótima ideia, farei dessa forma. Aguardo orientações para fazer essas alterações. Ontem procurei o ícone do intel rapid storage no computador e não encontrei, então baixei direto do site da intel de acordo com as indicações do site para versão do Windows, instalei e quando reiniciei o computador deu tela azul. Não consegui reparar nem com os pontos de restauração criados antes da instalação. Vou tentar recuperar através de um pendrive. 

Consegui tirar fotos apenas da tela inicial que havia mencionado, mas achei nenhuma opção de inicialização rápida disponível, há no menu da tela do IRST a opção "Acceleration Opitions" mas não está acessível, a única disponível é a "3 - Reset Disks to Non-RAID", conforme as fotos anexas. 

001.PNG

002.PNG

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Souza,

Tente entrar em modo de segurança no Windows, remover o IRST. Provavelmente instalou a versão AHCI e não a RAID o que pode estar causando o problema.

Vamos nos preocupar primeiramente na resolução do seu problema e configurações, depois eu lhe explico melhor as outras opções de inicialização e tecnologias ok? As opções de inicialização que eu disse fica dentro da BIOS e não neste utilitário do IRST.  Entenda que primeiramente vem a BIOS e dentro dela existe este utilitário (ela puxa o utilizatario) que configura raizes do RAID e afins...

Como eu disse anteriormente, você precisa desfazer o arranjo de RAID presente eu seu sistema, entrar na BIOS e alterar o modo de RAID para AHCI e refazer a instalação do Windows do zero, instalando no SSD de 500GB... no seu M3 você pode usar ele como uma unidade de backup por exemplo (apesar que acho pequena pra isso) - usando o app do Windows 10 que é ótimo.

Unico problema é que estou lhe explicando por cima, é difícil eu conseguir te dar uma formula pronta pois cada PC é de um jeito entende, não existe BIOS padrão o que dificulta mais ainda.

Eu acredito que para entrar na BIOS nesse sistema, deve ter uma tecla que aperta diretamente do lado dos LEDS do hd ali na foto...

Caso queira manter deste jeito... ou seja usando o M3 como cache, você pode entrar na BIOS e procurar alguma opção de fast boot, ocultar detalhes de logs, e etc...

Eu meu computador eu tenho um RAID 0 de SSD Intel para desempenho, eu fiz o aranjo dele no IRST e depois ocultei para ele não ficar mostrando na tela inicial. Meu sistema de arquivos esta em GPT. o RAID originalmente serve para você ter desempenho ou confiabilidade ou os dois.... no caso de desempenho (RAID 0), que é o que eu utilizo o meu sistema, grava nos dois SSD simultaneamente em pedaços.... já o de confiabilidade ele faz espelhamento dos dados....

No seu caso o RAID está sendo utilizado não com a finalidade principal do RAID, mas sim usar um módulo dele para fazer cache... Por isso você está utilizando RAID, mas seu sistema não é RAID propriamente dito....  

No seu caso você irá utilizar AHCI e partiçoes do SSD em GPT ok. 

Sei que deve estar complicado pra entender, mas jaja você pega o jeito... qualquer duvida poste aqui

Obs: Legacy é = IDE ok? e se usa geralmente MBR

Abraços, se puderes dar um like :ok:

Editado por Synaptics_Faster

Intel i7 4790K @4.5 | Gigabyte GA-Z97MX-Gaming | 2X Intel SSD 120GB_RAID0 | Intel RTS Asetek | Kingston HyperX @1600 16GB | EVGA GeForce GTX 780 BK | WD Caviar Black 1,5 TB | Corsair TX 650M | NZXT Controller | Bitfenix Ronin

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia, Amigos! 

Mr. Caio, obrigado pela atenção! Dei like nos posts, mas após isso não conseguir abrir a página do fórum mais, então hj vim contar a saga da inicialização rápida! rs... Depois do erro que deu no Windows após a instalação do IRST, decidi fazer uma instalação do zero já que a opção de restauração não estava funcionando. Baixei o Rufus e a imagem do Win 10 direto do site da Microsoft, criei o pendrive com as configurações GPT + UEFI, alterei as configurações da BIOS para o modo padrão (automaticamente já mudou para UEFI), como não achei a opção de alteração de RAID para AHCI, segui dessa forma mesmo (Vi que é possível alterar isso após o Windows instalado, mas nem tentei ainda). Vi alguns tutoriais da Microsoft informando os comandos diskpart para conversão do SSD em GPT antes da instalação, então primeiramente tentei desta forma, formatei, aloquei as unidades, selecionei a partição que ficaria o Windows e continuei a instalação. Após alguns minutos retomava o Erro 0x8007025D: "o Windows não pode instalar os arquivos necessários. Verifique se todos os arquivos necessários para instalação estão disponíveis e reinicie a instalação", e pelo que pesquisei, várias podem ser as causas e a própria Microsoft sugere vários procedimentos, por sorte rapidamente consegui testar uma delas que funcionou. Achei um vídeo no YouTube de um usuário com o mesmo problema que havia retirado as memórias, e recolocado apenas uma e funcionou (https://www.YouTube.com/watch?v=WLlVyPRS5IU). Aqui consegui resolver da mesma forma.

Primeira parte concluída, Windows inicializando no modo UEFI, SSD em GPT. Agora fico na dúvida sobre como posso confirmar se o arranjo entre os SSD’s estão como antes, usando o menor como cache, e como seria para desfazer esse arranjo e alterar de RAID para AHCI deixando o SSD menor apenas como um pendrive interno mesmo. Sendo que essa BIOS as únicas opções que permitem alteração são - Configuração de boot e Secure boot, Machine Password, Intel Virtualization Technology, Intel AT Suport System, Intel AT Suspend, e por fim data e hora do sistema. Obrigado pelas dicas!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia Souza,

Você até pode usar o Rufus, porém não há necessidade pois a ferramenta da MS Media Creator tool já faz todo esse procedimento. O Rufus as vezes se perde na criação da imagem o que ocasiona estes erros forçando o usuário a criar outra imagem. Mas que bom que deu certo

Para informação: Quanto a mudança para AHCI quando o Windows está instalado: você inicia o Windows e seleciona ele para inicializar em modo de segurança---- altera a opção na BIOS ----- entra em modo se segurança e reinicia em modo normalmente (Isso já é o bastante para o Windows alterar os padrões) lembre-se que este procedimento deve ser feito somente com uma conta local da MS.

Eu acredito que deste modo que fez, de alterar para AHCI, já fez com que o aranjo em cache tenha sido desfeito pois uma exigência do caching é que a opção RAID esteja selecionada. Você pode baixar o IRST no site da intel (AHCI) e abrir o aplicativo, ele informa como o SSD está instalado e se há algum cache utilizado, logo na pagina inicial. Se quiser poste uma imagem aqui.

Me diga uma questão: a tela inicial do IRST parou de ser mostrada? Eu acredito que abrindo o “gerenciador de disco do Windows” a unidade que estava como cache já apareça na lista para a formatação e criação de uma partição convencional.

Intel i7 4790K @4.5 | Gigabyte GA-Z97MX-Gaming | 2X Intel SSD 120GB_RAID0 | Intel RTS Asetek | Kingston HyperX @1600 16GB | EVGA GeForce GTX 780 BK | WD Caviar Black 1,5 TB | Corsair TX 650M | NZXT Controller | Bitfenix Ronin

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho um SSD de 240GB já instalado no notebook, mas estou com problemas para clonar o Windows 10 para esse SSD, usando o Macrium Reflect, uma vez que a partição do sistema está num HD de 1TB, e a ferramenta do Windows não permite reduzir a partição para menos de mais ou menos 500 GB. Ou seja, o Macrium Reflect não faz a clonagem por reconhecer que a partição é superior aos 240 GB do SSD. O volume dos arquivos do sistema, com os arquivos de programas, não ultrapassa 70 GB. Tem alguma solução para isso?

Compartilhar este post

Link para o post

• Criar Novo...