Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

A partir do dia 19/11/2018, o foco do Fórum do BABOO é apenas Windows e Segurança Digital conforme informado no início de 2018.
As áreas que não têm relação com esses dois assuntos foram arquivadas e seus tópicos estão disponíveis para consulta na área Tópicos Antigos.

Conheça as novidades de 2019 para o BABOO e Fórum do BABOO

Baboo

OS MELHORES ANTIVÍRUS DO MERCADO

Avalie este tópico:

Mensagem Recomendada

VÍDEO PUBLICADO DIA 13/ABR/17

Quais são os melhores antivírus do mercado? Confira com quem trabalha com Windows e segurança há 30 anos!

Links úteis deste vídeo:

Kaspersky Internet Security
Kaspersky Free (lançado recentemente)
Panda Free
BitDefender Free
Avira Free

Clique nas imagens abaixo para assistir o vídeo diretamente na parte abordada na imagem

Antes de mais nada, é fundamental que você saiba que eu não ganho um único centavo de qualquer empresa de antivírus. Todas as minhas sugestões e indicações são baseadas exclusivamente no resultado de muitos, MUITOS anos de trabalho que eu tenho realizado resolvendo problemas de segurança e de configuração no Windows e redes.

Atualmente existem mais de 70 antivírus, e desde os anos 90 eu tenho usado e testado diversos deles. Nas muitas consultorias que eu realizei nos últimos anos, eu vivenciei diversos casos ESCABROSOS de segurança. Com isso, eu precisei utilizar antivírus REALMENTE eficientes que resolveram por completo todos os problemas de segurança e de malwares que estavam acontecendo nesse ambiente. 

Então com o tempo, eu defini dois antivírus extraordinários, sendo um pago e outro gratuito, e dois antivírus excelentes, ambos gratuitos. Com o uso desses antivírus, os problemas de infecção caíram para ZERO, indicando que são excelentes SOLUÇÕES.

O melhor antivírus: Kaspersky
O melhor antivírus: Kaspersky

Há alguns anos eu considero o Kaspersky como o melhor antivírus pago – e não sou só eu que falo isso: as principais empresas independentes de testes de antivírus sempre consideram o Kaspersky entre os três melhores antivírus. 

Além dele ser extremamente eficiente, o custo dele é baixo: esse antivírus pode ser comprado por menos de R$ 30, e para pequenas empresas a vantagem é ainda maior: o Kaspersky Internet Security, que é uma versão mais completa do que o Kaspersky Antivírus, custa R$ 229 com 10 licenças, ou seja, ele custa menos de R$ 23 por PC por ano. Pesquise o preço em lojas confiáveis (Kabum, Saraiva, Silicon Action, entre outras), pois se você comprar o Kaspersky na loja oficial da Kaspersky você pagará muito mais caro. E nem pense em comprar no Mercado Livre!

Nem pense em comprar software no Mercado Livre!
Nem pense em comprar software no Mercado Livre!

Se você quer um antivírus gratuito, eu tenho 3 indicações: em primeiro lugar, aquele que eu considero o MELHOR ANTIVÍRUS GRATUITO do mercado: o Panda Free. Ele é pouco utilizado aqui no Brasil, mas ele é EXCELENTE, tendo uma excelente taxa de detecção, e em 100% dos casos em que eu implementei o Panda Free, ele resolveu por completo os problemas de malware. Então eu sugiro você substituir o antivírus gratuito que você está utilizando agora pelo Panda Free. Ele é mais eficiente e ele funciona muito bem em computadores lentos ou computadores antigos.

Em segundo lugar eu sugiro o BitDefender Free. Ele é um excelente produto com altíssimas taxas de detecção.

E em terceiro lugar, eu indico o Avira Free. Embora ele tenha um interface meio antiga, ele também é muito bom.

Os três melhores antivírus gratuitos: Panda, BitDefender e Avira
Os três melhores antivírus gratuitos: Panda, BitDefender e Avira

Os três antivírus gratuitos que eu recomendo são: em primeiro lugar o Panda Free, em segundo lugar o BitDefender Free e em terceiro lugar o Avira Free.

O Panda é uma excelente solução, e ele tem apenas uma desvantagem: ele não faz atualização de build, isto é, se você estiver usando o Panda Free 18.0 e for lançada a versão 18.01 ou 18.1, a versão 18.0 não fará atualização automática para a versão mais recente. Você precisa baixar a versão mais recente e instalar sobre a versão atual.  Essa é a única desvantagem desse antivírus e ele é EXCELENTE para o seu uso, e se você quiser mais informações e como configurá-lo da maneira correta para deixar seu computador seguro, acesse www.baboo.com.br/panda e você terá várias informações, e também, obviamente, o link para fazer download.

Eu particularmente não indico o uso do Avast ou AVG gratuitos pois eu cansei de ver micros infectados que estavam utilizando estes antivírus atualizados. E mais: se você acessar fóruns que ajudam na remoção de malwares (o meu Fórum do BABOO, o Linha Defensiva, o Clube do Hardware do Gabriel Torres, etc), em todos eles você verá que muitos usuários que pedem ajuda para remover adware ou malware já estão usando o AVG ou Avast.
Então na minha opinião esses dois antivírus, embora sejam muito conhecidos, não são tão eficientes quanto o Panda, BitDefender ou Avira. 

Eu também não recomendo antivírus chineses como o 360 Total Security da Qihoo e antivírus da Baidu, além do PSafe, que é uma empresa brasileira que tem a Qihoo por trás. Por que? Porque estas empresas lucram com publicidade. Elas não lucram com segurança. Para elas, o antivírus é só uma ferramenta para que elas consigam lucrar através de banners ou indicação de apps. Na minha opinião, segurança é coisa SÉRIA e deve ser restrito a empresas que trabalham EXCLUSIVAMENTE com segurança e que lucram EXCLUSIVAMENTE com seus produtos de segurança. 

Cuidado com antivírus indicados por quem não entende sobre segurança!

Por fim, uma dica final: se o seu antivírus atual detectou 100% das ameaças, ele está mantendo o seu computador seguro e está tudo OK, NÃO PERCA TEMPO testando outros antivírus. Não perca tempo ouvindo amigo falando “teste este que é bom”, “esse aqui é novo”, “esse aqui é o melhor”... NÃO! Se o antivírus que você está utilizando funciona, está perfeito, fez uma varredura online com outros antivírus (de acordo com meu vídeo mostrando como testar seu antivírus) e não encontrou nada, então mantenha-o pois você já encontrou a solução do seu problema digital: ele é o antivírus que você está utilizando, ele é 100% eficiente, então assunto encerrado. A partir do momento que os computadores com esse antivírus forem infectados, aí sim você começa a pesquisar outras soluções. E daí eu indico o Kaspersky, Panda, BitDefender ou Avira.

Eu costumo receber várias sugestões de testes de antivírus que não sejam o Kaspersky ou o Panda Free, que são os dois que eu mais indico. Mas aí fica a dúvida: se esses dois antivírus resolvem 100% do problema, têm um excelente custo/benefício, e não dão nenhuma dor de cabeça e nenhum problema, PARA QUÊ eu vou testar outro antivírus que eventualmente não será tão eficiente, não será tão barato, e não será tão bom? Isso é perda de tempo. A partir do momento que o Kaspersky ou Panda, ou eventualmente BitDefender ou Avira, não forem suficientes, daí eu mudarei a minha opinião e começarei a testar outros antivírus. Até lá, essas são as minhas sugestões, e eu não perco tempo testando outros antivírus pois eles não serão tão eficientes e tempo é dinheiro.

[]s

Aurélio “Baboo”

assinatura-baboo-forum.png

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia, tenho uma dúvida: Usava o Windows 10 creators update uma ferramenta complementar (EMET 5.5); Agora ela está integrada ao Windows Defender. Uso apenas o antivírus nativo da Microsoft (Windows Defender). mesmo assim, você indica uma solução de terceiros, como o Panda Free?

Compartilhar este post

Link para o post

Sim! Eu continuo indicando o Panda Free até que eu finalize os testes com o Windows Defender do Fall Creators - algo que levará alguns meses. Eu também continuo testando o Kaspersky Free, mas por enquanto eu continuo considerando o Panda Free como o melhor antivírus gratuito..

[]s

Aurélio “Baboo”

assinatura-baboo-forum.png

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente Baboo, sou um grande admirador do seu trabalho.

Esse vídeo vai fazer quase 1 ano e eu gostaria de fazer uma pergunta, o que você acha atualmente da qualidade do Windows Defender que integra o Windows 10? Eu tenho notado que qualquer opção gratuita que eu escolha, o equipamento fica bem mais lento (principalmente a inicialização) em comparação com o solução integrada da Microsoft.

Já testei por aqui o Kaspersky, BitDefender, Panda (também sempre gostei muito dele), Avira e Avast, os demais confesso que não gosto muito e acabei não testando.

Sobre soluções pagas, eu mantenho um site (precisa ser atualizado, estou aguardando os testes de 2018) para mostrar aos meus clientes qual antivírus pago (https://melhorantiviruspago.com.br/)   tem o melhor desempenho em termos de proteção, eficiência, impacto na velocidade e facilidade de uso.

Também tenho preferência pelo Kaspersky na sua versão paga e o BitDefender também tem me surpreendido nos testes.

Grande abraço Baboo e todos os participantes do fórum!

Compartilhar este post

Link para o post

O Defender usa uma engine própria integrada ao Windows assim como o firewall. Esta engine não é vendida para terceiros como o Bitdefender faz e é de uso exclusivo da MS.

Olha, as que eu conheço que se preocupam com a segurança digital é a Kaspersky, Panda, Nod 32, Avira, BitDefender, Symantec, MalwareByte.

Geralmente empresas de "segurança" em que o foco dela não é somente este, você pode suspeitar de algo e deve procurar bem antes de instalar seus softwares.... empresas que vendem antivírus assim como otimizadores de PC e outras soluções geralmente não possuem sua engine própria.

Você pode buscar sobre a eficácia das soluções no site da AV TEST / AV COMPARATIVES

Intel i7 4790K @4.5 | Gigabyte GA-Z97MX-Gaming | 2X Intel SSD 120GB_RAID0 | Intel RTS Asetek | Kingston HyperX @1600 16GB | EVGA GeForce GTX 780 BK | WD Caviar Black 1,5 TB | Corsair TX 650M | NZXT Controller | Bitfenix Ronin

Compartilhar este post

Link para o post