Ir para conteúdo

A partir do dia 19/11/2018, o foco do Fórum do BABOO é apenas Windows e Segurança Digital conforme informado no início de 2018.
As áreas que não têm relação com esses dois assuntos foram arquivadas e seus tópicos estão disponíveis para consulta na área Tópicos Antigos.

Kalil Siqueira

Qual o melhor Windows para notebook fraco ou de marca inferior?

Mensagem Recomendada

Uma boa tarde a todos!

Gostaria de indagar a vocês (profissionais do Baboo) sobre qual melhor sistema operacional do Windows para um notebook fraco, de baixo desempenho. Seria o Windows 7, o Windows 8, o Windows 8.1 ou o Windows 10?

Tenho um notebook com Windows 7 Starter instalado, cujo qual já começa a apresentar muita lentidão e tem tornado meu notebook quase que inutilizável, visto que o notebook em si já não é muito bom (marca Positivo). Ele apresenta muitos travamentos, e mesmo eu desabilitando as opções gráficas mais modernas, não parece que este procedimento melhorou muito o meu uso.

Não desejo notebook para jogos, mas sim para acessar bem as redes sociais, assistir alguns vídeos e estudar para a faculdade (faço curso somente à distância).

As configurações estão anexadas à esta publicação em capturas de tela.

Desde então, agradeço muito pelo suporte e ajuda.

Atenciosamente,

קליל

Kalil Siqueira.

Anexo1.png

Anexo2.png

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kalil

Eu já tive um note exatamente igual a este, com a ressalva que era Core 2 T5450.

Acredito que a melhor versão mesmo é o Windows 7 Basic

Intel i7 4790K @4.5 | Gigabyte GA-Z97MX-Gaming | 2X Intel SSD 120GB_RAID0 | Intel RTS Asetek | Kingston HyperX @1600 16GB | EVGA GeForce GTX 780 BK | WD Caviar Black 1,5 TB | Corsair TX 650M | NZXT Controller | Bitfenix Ronin

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Synaptics_Faster disse:

Kalil

Eu já tive um note exatamente igual a este, com a ressalva que era Core 2 T5450.

Acredito que a melhor versão mesmo é o Windows 7 Basic

Boa tarde, Synaptics!

Agradeço novamente pela ajuda.

Neste caso, este Windows 7 Basic é o mesmo que o Windows 7 Starter?

Desde já, agradeço novamente pelo suporte.

Atenciosamente,

קליל

Kalil Siqueira.

Editado por Kalil Siqueira

Razão de maior educação para com quem estou perguntando.

Compartilhar este post

Link para o post

Kalil, estava na correria porém agora posso lhe dar uma melhor explicação!

Para o seu caso eu acho que o melhor sistema seria o Windows 7 Basic, ele é melhor que a starter pois permite alterar o papel de parede e dentre outras funcionalidades. De uma olhada no que nosso amigo Frib lhe indicou!

Eu tinha um note CCE que vinha com o Windows Vista na época (era um Core 2 T5450 - 2GB DE RAM - SIS MIRAGE- HD 120) quando lançou o Windows 7 eu comprei a BOX e instalei nele, rodou perfeitamente.)

Tem um video no canal do BABOO aonde indica o Windows 8.1, porém o seu problema será os drivers do seu sistema... Principalmente pela sua placa de video que fatalmente será a SIS Mirage 3 Graphics (Silicon Integred System) esse fabricante descontinuou seus drivers até o vista e acabou estendendo para o Windows 7, todavia ele não passa para o 8 pois já fiz de tudo.....

Você poderia tentar a versao 30 dias do 8.1 e ver se seu note tem os drivers necessários, caso não seja o "sortudo" com esta placa de video.

Veja o video:

https://www.YouTube.com/watch?v=h7YdCPMzzgo

Intel i7 4790K @4.5 | Gigabyte GA-Z97MX-Gaming | 2X Intel SSD 120GB_RAID0 | Intel RTS Asetek | Kingston HyperX @1600 16GB | EVGA GeForce GTX 780 BK | WD Caviar Black 1,5 TB | Corsair TX 650M | NZXT Controller | Bitfenix Ronin

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Frib 004 disse:

Não,a versão Basic tem um pouco mais de recursos a mais que o Starter,você pode ver todas as versões do Windows 7 aqui.

18 minutos atrás, Synaptics_Faster disse:

Kalil, estava na correria porém agora posso lhe dar uma melhor explicação!

Para o seu caso eu acho que o melhor sistema seria o Windows 7 Basic, ele é melhor que a starter pois permite alterar o papel de parede e dentre outras funcionalidades. De uma olhada no que nosso amigo Frib lhe indicou!

Eu tinha um note CCE que vinha com o Windows Vista na época (era um Core 2 T5450 - 2GB DE RAM - SIS MIRAGE- HD 120) quando lançou o Windows 7 eu comprei a BOX e instalei nele, rodou perfeitamente.)

Tem um video no canal do BABOO aonde indica o Windows 8.1, porém o seu problema será os drivers do seu sistema... Principalmente pela sua placa de video que fatalmente será a SIS Mirage 3 Graphics (Silicon Integred System) esse fabricante descontinuou seus drivers até o vista e acabou estendendo para o Windows 7, todavia ele não passa para o 8 pois já fiz de tudo.....

Você poderia tentar a versao 30 dias do 8.1 e ver se seu note tem os drivers necessários, caso não seja o "sortudo" com esta placa de video.

Veja o video:

https://www.YouTube.com/watch?v=h7YdCPMzzgo

Boa noite a ambos.

Agradeço imensamente mais uma vez pelo suporte de vocês, pois estava eu um pouco divagado quanto à todas as versões do Windows 7.

@Caio (creio que assim seja seu nome verdadeiro): eu realmente notei o "Baboo" (creio que seja Aurélio o nome real dele) citar varias vezes que o Windows 10 e o Windows 8.1 rodam melhor em notebook como o meu, e como sei que ele é realmente um profissional de T.I, principalmente em segurança, seria eu um tolo se ignorasse a opinião tanto dele quanto a desta comunidade.

Acontece que tenho um grande receio de acabar atualizando para uma destas versões e piorar. Com o seu alarmante da placa de vídeo, me preocupo mais ainda.

Mas supondo que o Windows 8.1 ou o Windows 7 Home Basic ajudem (tenho minhas precauções com o Windows 10, pois é um sistema que gostei bastante, mas meu notebook certamente não aguentaria), como eu baixo uma versão de testes e posteriormente os instalo de forma legal pelo site da Microsoft?

Agradeço por todo suporte desde então.

Atenciosamente,

קליל

Kalil Siqueira.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse é meu nome rssss...

Então Kalil, o Windows 8.1 roda bem sim em sistema fracos e o Aurélio está certo, todavia nós vamos acabar tropeçando na pedra "drivers" pois um note relativamente antigo é bem provável que o fabricante já não disponibilize drivers atualizados entende.

Qual modelo é seu note? Consegue verificar qual placa de video é? pois se for a SIS já descarte o Windows 8 pois ele não vai rodar o video corretamente.

Quanto a links dos downloads eu não posso divulgar aqui, os do próprio site MS pedem a chave de ativação antes de baixar mas com uma pesquisa rápida no google você encontrara ISO do Windows. Você realiza os testes e caso algum sistema funcionar bem você pode realizar a compra dele.

O Windows 7 já é um pouco mais difícil mas você encontra ele em lojas de informática ainda, já o 8.1 é mais fácil encontrar.... mas vamos por parte, teste os sistemas e caso gostar de um você nos informe que dai lhe ajudamos quanto a compra da chave ok? Precisa cuidar de que site compra para não acabar comprando chaves piratas.

Lhe ajudaremos a legalizar a licença bem como escolher entre OEM e FPP/ESD

Compartilhar este post

Link para o post

Como o Synaptics_Faster disse,pelo fato da máquina ser antiga,pode ser que não encontre os drivers corretos nos Windows mais recentes,mas aqui eu uso o Windows 7 (numa máquina fraca) tranquilamente.Você pode testar o Windows 7 Basic e o Windows 8.1 nessa máquina e dizer qual Windows melhor se encaixa.

Compartilhar este post

Link para o post
4 horas atrás, Frib 004 disse:

Como o Synaptics_Faster disse,pelo fato da máquina ser antiga,pode ser que não encontre os drivers corretos nos Windows mais recentes,mas aqui eu uso o Windows 7 (numa máquina fraca) tranquilamente.Você pode testar o Windows 7 Basic e o Windows 8.1 nessa máquina e dizer qual Windows melhor se encaixa.

21 horas atrás, Synaptics_Faster disse:

Esse é meu nome rssss...

Então Kalil, o Windows 8.1 roda bem sim em sistema fracos e o Aurélio está certo, todavia nós vamos acabar tropeçando na pedra "drivers" pois um note relativamente antigo é bem provável que o fabricante já não disponibilize drivers atualizados entende.

Qual modelo é seu note? Consegue verificar qual placa de video é? pois se for a SIS já descarte o Windows 8 pois ele não vai rodar o video corretamente.

Quanto a links dos downloads eu não posso divulgar aqui, os do próprio site MS pedem a chave de ativação antes de baixar mas com uma pesquisa rápida no google você encontrara ISO do Windows. Você realiza os testes e caso algum sistema funcionar bem você pode realizar a compra dele.

O Windows 7 já é um pouco mais difícil mas você encontra ele em lojas de informática ainda, já o 8.1 é mais fácil encontrar.... mas vamos por parte, teste os sistemas e caso gostar de um você nos informe que dai lhe ajudamos quanto a compra da chave ok? Precisa cuidar de que site compra para não acabar comprando chaves piratas.

Lhe ajudaremos a legalizar a licença bem como escolher entre OEM e FPP/ESD

Boa noite a todos!

Perdão, pois infelizmente não tive tempo de responder anteriormente.

@Frib: se me permite saber, quais as configurações deste seu notebook antigo? Estou pensando em testar o Windows 8.1 por conta da "interface" mais bonita dele, mas não descarto o Windows 7 Home Basic!

@Caio: Tem razão. Vou ver se consigo uma ISO de algum modo legal mesmo e depois compro licença (sem ser naquele antro de ladrões chamado Mercado Livre).

Segue abaixo uma captura de tela da minha placa de vídeo (espero que esteja correto). Você conhece ela e acha que é compatível com o Windows 8.1?

Desde já agradeço pelo suporte!

Atenciosamente,

קליל

Kalil Siqueira.

Anexo1.png

Editado por Kalil Siqueira

Maiores informações e educação.

Compartilhar este post

Link para o post

Kalil, esta placa de video não está certificada para utilizar o Windows 8 pelo que pude perceber, porém nada impede que realize os testes, inclusive deixe o Windows update baixar o driver.

Conheço esta placa, não creio que terá desempenho satisfatório em rodar o Windows 8.1, as janelas podem ficar carregadas.

Compartilhar este post

Link para o post
14 horas atrás, Synaptics_Faster disse:

Kalil, esta placa de video não está certificada para utilizar o Windows 8 pelo que pude perceber, porém nada impede que realize os testes, inclusive deixe o Windows update baixar o driver.

Conheço esta placa, não creio que terá desempenho satisfatório em rodar o Windows 8.1, as janelas podem ficar carregadas.

Boa tarde, Caio.

Que lástima. Pelo jeito vou ter que comprar um notebook novo mesmo.

Estive pensando na possibilidade até do Windows 7 Home Basic, entretanto minha incerteza para com este notebook é enorme, e acredito não valer muito a pena.

De qualquer forma, agradeço a você e ao Frib mais uma vez pelo tempo gasto.

OBS: se alguém da moderação estiver a verificar este tópico, pode fechá-lo.

Que O SENHOR os abençoe, amém!

Atenciosamente,

קליל

Kalil Siqueira.

Compartilhar este post

Link para o post

Kalil, 

Realmente é complicado um sistema moderno, porém acredito que se sairá bem com o Windows 7 Basic com o thema aero basic desligado. Ou para não perder a licença você pode formatar e continuar usando esse sistema mesmo.

Assim não gasta com um SO e tem ele formatado do zero. Bem configurado ele vai sim pois eu já utilizei um note semelhante... Não desanime  

Compartilhar este post

Link para o post