Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mensagem Recomendada

Olá a todos,

Fiz a besteira de comprar um laptop DELL 7472 que tem um SSD muito pequeno d 120 GB (C:) e um HD de 1 TB (D:).

O problema é que, como trabalho com desenvolvimento .NET, tenho que ter instalado o Visual Studio nas versões 2013 e 2017. Quando fiz as instalações, determinei que ambas seriam feitas no D:, mas vários arquivos comuns são instalados SEMPRE no disco C:. Isso acaba enchendo o SSD, o que levou a ter atualmente apenas 10 GB livres.

Para facilitar a análise, listo minha atual configuração dos discos:

image.png.1214b8c374090c1ccd226660d1a9335f.png

Algumas dúvidas eu tenho:

1. O que é a partição "Image" no SSD? Posso excluí-la e usar o espaço para aumentar o C?
  2. Como tenho muito espaço sobrando no HD, posso diminuir o espaço alocado para o disco D e fazer a sobra ser uma especie de extensão do disco C?

Alguma outra ideia que não seja trocar o SSD por um de maior capacidade, pois o equipamento ainda está em período de garantia.

Grato,

Marcelo Camarate

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

a image é uma imagem de recuperação do sistema da dell,  você pode executar a limpeza de disco e limpar os arquivos desnecessarios, vai liberar um bom espaço ai.

Compartilhar este post

Link para o post

Marcelo, Bom dia,

Vamos lá:

1: Em alguns Notebooks o fabricante permite realizar a troca de alguns componentes sem violar a garantia. Você pode realizar a verificação de quais são com o suporte da DELL.

2: Já buscou quais são estes arquivos comuns que necessitam estar no C:? Não consegue realizar a alteração para o D:? Baixe um programa que determina aonde estão os maiores arquivos no SSD e se são temporários apenas. Além disso realize a ferramenta de limpeza de disco do Windows, ele costuma liberar bastante espaço no sistema após grandes atualizações.

3: Esta partição "imagem" é usada pela DELL para recuperar o sistema em seu estado original caso ocorrer algum problema. Eu particularmente não vejo necessidade se fores um usuário que sabe instalar o Windows do zero e realizar as modificações necessárias. Em meu DELL eu exclui tudo inclusive fiz uma instalação limpa afim de excluir todos estes softwares que eles insistem em instalar no sistema.

4: Não é possível fazer esta extensão. inclusive são discos com tecnologias diferentes um é HD e outro SSD.

5: Caso libere espaço no SSD e mesmo assim não conseguir utilizar direito, além de não conseguir mudar arquivos de destino eu sugiro alterar o modo como estes discos são utilizados. Não é o ideal pois perderá um pouco de desempenho mas você pode instalar o Windows no HD e utilizar o SSD em cache.   

Intel i7 4790K @4.5 | Gigabyte GA-Z97MX-Gaming | 2X Intel SSD 120GB_RAID0 | Intel RTS Asetek | Kingston HyperX @1600 16GB | EVGA GeForce GTX 780 BK | WD Caviar Black 1,5 TB | Corsair TX 650M | NZXT Controller | Bitfenix Ronin

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde Caio,

Muito obrigado por suas sempre rápidas respostas.

Quanto à possibilidade de trocar o SSD durante o período de garantia, estarei verificando junto a DELL se é possível.

Entretanto, apesar de não ser um profundo conhecedor de suporte do Windows 10, acho que tenho experiência suficiente para reinstalá-lo se necessário. Então, passei para a exclusão da partição "Imagem". Ocorre que, como pode ver na seta vermelha abaixo, quando clico com o botão do lado direito do mouse nela, não é disponibilizada a opção para "Excluir Volume".

image.png.a4737755a5fb72615e322bb95269455c.png

E, de todas as partições que existem no SSD, apenas a "1" e "2" montam o menu com a opção de "Excluir Volume", mas nas duas essa opção não está disponível, conforme pode ver abaixo no contorno em vermelho do menu da partição "1":

image.png.4afad7507b26970c4b552ecf523b101c.png

Para que tenha conhecimento do histórico de meu laptop, o SO "Windows 10 Single Language" é que veio instalado nele. Depois, eu adquiri na Microsoft Store a atualização para Windows 10 PRO, e instalei-a. Como o disco "C" ficou com pouco espaço, eu limpei a instalação anterior através do botão "Limpeza do Disco".

Além disso, não sei porque existem tantas partições no SSD de meu laptop, tais como: "1", "3" e "5", e para que servem. Você saberia me responder?

Grato,

image.png

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite San,

Obrigado por sua resposta.

Mas, como já tenho muita coisa instalada, fica muito complicado e demorado eu reinstalar o Windows 10 PRO do zero.

De qualquer forma, em sua primeira resposta você disse que eu poderia excluir a primeira, terceira, quarta e a quinta partição do SSD, certo?

Ocorre que, como relatei no último post que fiz, não aparece a opção "Excluir Volume" no "Gerenciamento de Disco" para elas. Existe alguma outra forma de eu excluí-las, seja através de linha de comando (cmd) ou PowerShell?

Grato,

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite Marcelo! por nada, estamos aqui para lhe ajudar.

Vamos lá:

Antes de tudo deixa eu te informar que se em todas as alternativas de limpeza do seu SSD não surtirem tanto efeito assim e mesmo desta maneira você precisar de mais espaço.... assim como não conseguir realizar a alteração da raiz do visual para jogar os arquivos para o disco D nem trocar o SSD para um maior, existe uma outra alternativa que eu posso sugerir: A instalação do Windows no sistema de armazenamento de HD (D:) e utilizar a rapidez do SSD com a tecnologia de cache através da tecnologia "Intel Smart Response" Ela fará com que os arqivos mais comuns do Windows sejam alocados automaticamente para o SSD o que agiliza algumas tarefas. Você não terá a rapidez de um sistema instalado no SSD nativamente mas é melhor do que se o sistema fosse instalado apenas no HD ok. Quis te informar pois é uma alternativa que pode se tornar viável no seu caso.

Marcelo, antes de realizar alterações nas partições assim como algumas mudanças um pouco mais profundas como exclusão, eu sugiro que realize uma imagem do seu sistema pois caso der errado você pode recuperar ele numa boa. Utilize a ferramenta do próprio Windows para criar esta imagem. No seu caso sugiro que crie uma nova partição na unidade 😧 no tamanho do seu sistema +  tamanho dos arquivos que tem no seu 😧 para alocar o arquivo de imagem do sistema nesta nova partição. (depois de tudo isso você pode excluir numa boa)

Capturar.PNG.b77faac4d141f39f130ddf43fc4ca7e4.PNG

_________

Eu não consigo ler o que está escrito nas partições 1 e 3, porém você não pode excluir pois são partições reservadas pelo sistema. Se puder expandir para que eu possa ler e confirmar.

A partição reservada pelo sistema tem como função o gerenciamento de boot e de dados de configuração de inicialização além de arquivos de criptografia do BitLocker. Não pode ser excluída!

Já a partição de recuperação pode ser removida pelo disk part, porém perderá as possibilidades de recuperação.

De uma olhada neste link: http://blog.moshe.com.br/index.php/ti-como-deletar-parties-de-recovery-efi-e-outras-protegidas-no-Windows-8/

Está em inglês, porém os comandos são os mesmos e executados no CMD via adm.

Estão as partições 1 e 2 ficam arquivos do sistema, a 3 eu preciso confirmar porém acredito que fique arquivos do sistema também e ela foi criada provavelmente pelas instalações que fez do Windows, tanto no upgrade quanto na instalação que fez no tópico passado. Já a partição 4 e 5 são criadas pelo software da DELL de imagem e proteção do sistema, servem para recuperar o Windows também se houver algum problema.

_________

Aqui vão algumas dicas para recuperar o espaço do seu SSD:

1: Tentar mudar o local dos arquivos que usa no visual para o D:/

2: Execute o programa TreeSize Free para determinar quais pastas estão ocupando mais espaço.

3: Execute o CClenear para limpar arquivos temporários do sistema e navegador além disso você pode utilizar a opção de limpeza de arquivos duplicados.

4: Execute uma limpeza de disco além de limpar os pontos de restauração e arquivos de update. Certifique-se que a pasta Windows.old seja excluída.

5: Compacte o disco pra economizar espaço. Meu computador/propriedades do disco. ( ou o comando: compact.exe /CompactOS:Always )

6: Execute o programa PatchCleaner para excluir arquivos antigos e instalações que já não são mais usados pelo sistema.

Espero ter ajudado, se sim deixa um like.

se tiver dúvidas estamos a disposição

sds

Editado por Mr. Caio Augusto

Intel i7 4790K @4.5 | Gigabyte GA-Z97MX-Gaming | 2X Intel SSD 120GB_RAID0 | Intel RTS Asetek | Kingston HyperX @1600 16GB | EVGA GeForce GTX 780 BK | WD Caviar Black 1,5 TB | Corsair TX 650M | NZXT Controller | Bitfenix Ronin

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde Caio,

Por sua sugestão, entrei em contato com o suporte da DELL e eles me informaram que eu posso comprar um outro SSD com maior capacidade e trocar por conta própria que, se não danificar qualquer outa parte do equipamento, não perderei a garantia de fábrica. Eles disseram que deve ser um SSD tipo M.2 Sata.

Então, decidi comprar um SSD no mercado e instalá-lo. Como isso vai demorar alguns dias, vou deixar este tópico em aberto até lá.

Mas, para já aproveitar sua experiência (e de outros que possam contribuir), como deverá ser meu procedimento para substituir o antigo SSD pelo novo? Eu já fiz um processo parecido num notebook que tinha o Windows 7 instalado e comprei um SSD da Samsung. Na ocasião, utilizei um software chamado Samsung Data Migration para clonar através da USB o disco C para o SSD, e, depois, abri a máquina e troquei o HD pelo SSD. Tudo funcionou às maravilhas.

Entretanto, agora vou ter que clonar o disco C para um SSD M.2 Sata, e não sei como fazer isso. Consigo montar um SSD deste tipo numa entrada USB? Qual o software que deverei utilizar para fazer essa clonagem?

Agradeceria imensamente se me desse dicas de como fazer essa substituição, par que quando tiver o novo SSD, possa proceder a substituição rapidamente.

Grato,

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde,

Marcelo, você pode usar a ferramenta de imagem do próprio Windows para realizar o procedimento. Relatei ela acima.

Primeiro você realiza a imagem do sistema e salva ela em um hd externo. depois de substituir a unidade você utiliza um pendrive com o Windows 10 e ao invés de clicar em instalar você seleciona reparar.... abrirá um submenu para restaurar uma imagem do sistema... so seguir e boa..

Já fiz diversas vezes este processo.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu iria sugerir para você excluir as partições com a imagem de instalação do Windows onde tem as opções de criar e excluir novas partições depois de feito isso era só cancelar a instalação, você removeria todas menos a reservado pelo sistema.

Como você já vai trocar o seu SSD o primeiro passo será realize uma imagem do seu sistema para o novo SSD, boa sorte.

-

42872-sann7768x2.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Quer postar a sua dúvida? Cadastre-se pois é rápido e fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...