Este fórum ficará ativo até 15/Jun/2019. LEIA AQUI.

Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Lucas Camargo

Dúvida sobre os antivírus recomendados

Mensagem Recomendada

Boa tarde, galera.

Sou um usuário com poucos conhecimentos sobre segurança digital, então venho humildemente perguntar algo que acredito ser importante para mim e para muitos usuários. Me perdoem se eu disser alguma bobagem.

A dúvida é em relação aos antivírus gratuitos. Tenho visto os vídeos do YouTube do Canal do Baboo e eles - assim como os próprios tópicos do fórum aqui - recomendam o Panda Free antivírus, Kaspersky Free e BitDefender Free. Quanto a esses 2 últimos, não vejo problemas, uma vez são muito bem reputados e se saem sistematicamente bem nos testes do AV-Comparatives.

Por outro lado, pressupondo que eu interpretei corretamente os relatórios do AV-Comparatives, O Avast Free antivírus (por exemplo) se sai melhor que o Panda. Abaixo estão alguns links:

https://www.av-comparatives.org/tests/real-world-protection-test-july-2018-factsheet/
https://www.av-comparatives.org/tests/real-world-protection-test-february-june-2018/
https://www.av-comparatives.org/tests/false-alarm-test-march-2018/

Portanto, por que recomendar o Panda ao invés do Avast se este último se sai melhor em sites credenciados como o AV-Comparatives? Há algum motivo racional para isso? 

Editado por Lucas Camargo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Lucas Camargo disse:

Portanto, por que recomendar o Panda ao invés do Avast se este último se sai melhor em sites credenciados como o AV-Comparatives? Há algum motivo racional para isso?

É evidente que a razão para não indicar o Avast em detrimento do Panda e de outras soluções tem um motivo racional. Todos os testes por mais sérios e bem conduzidos representam um cenário limitado, por dia são criados milhares de novos códigos maliciosos e não há teste no mundo que consiga representar com fidelidade as condições do mundo real. As indicações além dos testes que você citou são baseadas na experiência pessoal e no conhecimento sobre segurança da informação das pessoas envolvidas no fórum e site, nunca ficou restrita a testes embora eles tenham a sua importância.

No último teste da AV comparatives, modalidade Real-World Protection que simula a proteção dos softwares em condições que mais se aproximam da realidade ficou claro que tanto o Avast como o AVG estão abaixo da proteção do Panda, não se pode avaliar um antivírus por um único teste, existe um conjunto de testes e a solução de segurança precisa ser avaliada ao longo do tempo em diversos aspectos, não apenas por um teste selecionado onde ela aparece bem posicionada para dar respaldo a uma opinião pessoal.

Editado por Dimitriusbueno

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Quer postar a sua dúvida? Cadastre-se pois é rápido e fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...