Este fórum foi descontinuado. LEIA AQUI e participe da Comunidade BABOO :)

A área de Remoção de Malwares está aberta na Comunidade BABOO. LEIA AQUI

Ir para conteúdo
Paultx

Windows 10: boot e início muito lentos

Mensagem Recomendada

Me lembro vagamente que as primeiras notícias sobre o Wndows 10 falavam em melhorias de performance, especialmente boot e desligamento rápidos. Tive problema com este último e consegui resolver (até postei algo aqui no fórum). Mas o meu drama é com boot e o início, e hoje resolvi fazer algo a respeito. Conto com a ajuda dos amigos de fórum. Vamos lá.

Liguei hoje o PC desktop e cronometrei o tempo que levou para "entregar o sistema", entendendo-se isto como o estado em que tudo foi carregado e está pronto para uso, sem travamento ou ícone de ampulheta indicando atividades "por baixo dos panos".

Até aparecerem todos os ícones da Área de trabalho (em minutos e segundos) foram 6:10. Até que fossem carregados todos os ícones da Barra de ferramentas (Taskbar e área de notificação, que só aparecem depois) foram 7:55.

Quando eu senti que já podia iniciar algo, fiz o que sempre faço após ligar esse PC: acionei a tecla Windows para abrir o Menu Iniciar e daí abrir o Windows Update. Faço isto porque, embora configurado para receber atualizações automáticas, demora muito para isso acontecer. Às vezes, o WU ainda registra a última busca por atualizações do dia anterior ou de outros dias anteriores (dependendo de meu acesso ao PC). Então é mais ou menos como uma busca forçada que eu faço.

Aberto o Windows Update, a tela com o ícone da engrenagem só foi substituída pela tela mostrando a busca, e depois esta completada, aos 8:20. Para ter a coisa toda ativa, isto é, já com a atualização do Windows Defender, o tempo arredondou para 9 minutos!

Embora seja antigo (foi comprado em 2010), penso que meu PC desktop é razoável para uso doméstico:

• Windows 10 Pro - 1803/17134.228 (autêntico, ativado e atualizado)
  • CPU: Intel Core I7 930 2.80 GHz Quad-Core LGA 1366 Box
  • Placa-mãe: Intel Core I7 (LGA 1366) | DX58SO
  • Memória RAM: Kingston 12 GB DDR3 1333 MHz
  • HD 0: Samsung HDD 500 GB SATA2 EcoGreen 5400 RPM
  • HD 1: Samsung HDD 1 TB SATA2 EcoGreen 5400 RPM
  • HD 2: Seagate HDD 500 GB SATA2 Barracuda 7200 RPM
  • Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTS 250 1GB DDR3 256-bit
  • Drive óptico: LG Gravador Blu-ray LightScribe 10x SATA Preto WH10LS30
  • Fonte de alimentação: 3R System 500W | IceAge IA500HP80
  • Gabinete: Thermaltake V3 Black Edition

Reconheço que a velocidade do HD do sistema deixa a desejar, mas com essa quantidade de memória e espaço, creio que o Windows poderia "render mais" em termos de velocidade para tudo, inclusive boot. Aliás, o desempenho dele no geral é de bom a muito bom no uso normal, quando quase sempre mantenho abertos dois browsers com dezenas de abas abertas, processador de texto, player de música e às vezes até o CorelDRAW 2017, tudo rodando simultaneamente sem qualquer engasgo perceptível.

Quanto a boot/início em si, tenho só Akamai NetSession Client e Windows Defender notification icon habilitados no Gerenciador de Tarefas > Inicializar:

w10inigt.png.4fd27a72085dbb8462dc70ad83b88d8e.png

E o Autoruns mostra bem pouco além disso:

autoruns.png.4c3926d65eb2772834dd51f11d4e3274.png
Assim, até onde posso ver, não há nesse cenário o que possa explicar tanta demora. A não ser que o carregamento do ambiente desktop mais os apps y otras cosas do W10 tenham a ver com tudo isso. E aqui peço ajuda dos que sabem mais sobre isto. Qualquer sugestão que possa contornar esse problema é bem-vinda.

Ah, só lembrando: quando esse PC tinha Windows 7, o boot e tudo o mais citado acima eram bem rápidos. O drama é com o W10.

Editado por Paultx

Desktop: Windows 10 Pro - 64-bit • Intel Core i7 • 12 GB RAM
Laptop: Windows 10  Pro - 64-bit • Intel Core i5 • 6 GB RAM

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
21 horas atrás, Ciro-Mota disse:

Vá no msconfig -> guia Serviços -> "Ocultar serviços Microsoft", veja quais são os ativos.

Estão todos nesta captura:

mscnfg_nms_srvcs.png.1f5543e09b69204f9e6e25774de1fd62.png

Editado por Paultx

Compartilhar este post

Link para o post

Cara eu estou com o mesmo problema, é um drama fora que ainda as vezes quando chego no trabalho pra usar ele após o almoço ele esta travadão! Procuro também a solução disso.

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, Paultx disse:

Estão todos nesta captura:

mscnfg_nms_srvcs.png.1f5543e09b69204f9e6e25774de1fd62.png

Honestamente não vejo nada anormal nestes serviços, porém caso deseje testar, pode tentar desabilitar eles. Modo Seguro o sistema consegue iniciar rapidamente?

Compartilhar este post

Link para o post

Tive um problema semelhante no PC do trabalho. O Windows sempre demorava numa tela preta com o ícone de carregamento por mais de 7 minutos. Mas no geral o sistema fluia bem. A placa de vídeo também é Nvidia, uma GTX 960 4GB e constatei em testes, que o Windows iniciava mais rápido, sem para nessa tela preta, quando desativava por completo os serviços e afins da Nvidia. Porém, mesmo com drivers mais novos ou mais antigos, o problema surgia novamente. Como não podia ficar sem drivers de vídeo (trabalho com edição de vídeo e manipulação de imagens com PS, Premiere e After) A solução que encontrei, foi substituir o HD por um SSD.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 04/09/2018 at 6:00 PM, San.ollZ disse:

Confere a saúde dos HDs com HD Tune

Rodei primeiro a ferramenta de verificação de erros do próprio Windows, e ela informou que não seria preciso verificar o disco, mas fiz mesmo assim, e aí reportou que havia erros a serem corrigidos.

Cancelei e rodei o CheckDiskGUI, para ver se teria alguma informação mais detalhada. Nada.

CheckDiskGUI_02.png.a61e059079026dcad76baaf35b6861b9.png

Então rodei de novo a ferramenta do Windows e aceitei fazer a correção dos erros, reiniciei o PC conforme indicado no aviso e chequei tudo de novo. De novo foram reportados erros na unidade.

Aí então instalei o HD Tune, que indicou zero de erros:

05-setembro-2018_16-29.png.e2badee11f1fbf3cc5c7b6b3540fe046.png

Só um item foi destacado na aba Health:

05-setembro-2018_16-30.png.162e0e82683c67999a15d527acc7969a.png

Alguma ideia sobre isso?

Para ter uma "segunda opinião", instalei o AOMEI Partition Assistant Standard Edition 7.1, cujo teste de superfície também não relatou problema desse tipo com o disco.

Como a ferramenta do Windows demora muito mais na análise do disco, e eu já estava meio sem tempo, rodei de novo o CheckDiskGUI e escolhi a opção Corrigir (esse programa é só uma interface gráfica para os comandos CHKDSK do Windows, portanto ele lança da UI dele os recursos nativos do sistema). Após o reinício exigido, nova análise mostrou ainda haver erros. Desta vez resolvi usar o opção Corrigir e recuperar.

Para quê?!!! Acabei caindo no problema do CHKDSK travado...  😂 Mas resolvi com soluções encontradas na Web.

Em 05/09/2018 at 2:00 PM, Ciro-Mota disse:

Honestamente não vejo nada anormal nestes serviços, porém caso deseje testar, pode tentar desabilitar eles. Modo Seguro o sistema consegue iniciar rapidamente?

Vou inicialmente desabilitar alguns serviços da NVIDIA, mas só vou postar os resultados amanhã.

Me ocorreu uma ideia: vocês acham que seria o caso de eu usar aquelas opções mais poderosas do SFC /SCANNOWDISM?

Editado por Paultx

Compartilhar este post

Link para o post
17 horas atrás, San.ollZ disse:

Ligando a maquina em modo seguro demora?

Ainda não testei em modo seguro, mas acho que provavelmente será mais rápido, já que o modo seguro roda menos coisas que o modo normal. Se eu fizer isso, vou ter algum jeito de obter informação sobre a lentidão do modo normal?

17 horas atrás, San.ollZ disse:

Poderia ligar a maquina sem os outro dois HDs conectados

Estou tentando primeiro soluções via software. Inclusive me ocorreu mudar o sistema do HD de 5400 RPM para o de 7200 RPM. Já fiz isso antes: o HD original do PC era o de 1 TB, comprei um de 500 GB e transferi para ele todo o conteúdo do anterior usando um certo software. O problema é que não me lembro mais qual foi o programa... 😥 Mas vou caçar nos e-mails.

Em tempo: desativei todos os serviços da NVIDIA, menos o NVIDIA Display Driver Service. Não mudou nada no tempo do boot/início.

Editado por Paultx

Compartilhar este post

Link para o post

O HD não está em boas condições e o erro 0B aponta isto.

"This attribute indicates the count that recalibration was requested (under the condition that the first attempt was unsuccessful). An increase of this attribute value is a sign of problems in the hard disk mechanical subsystem."

Você deve observar se haverão alterações neste valor, caso seja uma alteração longa e em curto período, é interessante os backups e substituição do disco.

No mais, assim que possível verifique se desativando os serviços que citei, te gera alguma melhoria.

Compartilhar este post

Link para o post

• Criar Novo...