Ir para conteúdo
Andre Bartels

Office não salva em mapeamento Ubuntu/Samba

Mensagem Recomendada

Boa tarde senhores, estou me deparando com um a situção muito curiosa ao salvar qualquer tipo de arquivo da platarforma Microsoft Office em pastas mapeadas em Ubuntu instalado dentro do virtualbox.
O que tenho
- Uma maquina com Windows (server 2016 ou W10 ou W7)
- VirtualBox Versão 5.2 (já testei outras versões
- dentro do Virtual tem um Ubuntu Server (já testei as distros 16.04 LTS, 14.04LTS, 12.04LTS)

-Tudo configurado acesso no Ubuntu, samba (já testei 3 versões distintas), sem dominio e sem senha para acesso em todas as pastas.

- Estações de trabalho em rede Windows 10 Windows 7 (todos professional)
- nesse mapeamento consigo salvar/abrir/deletar/mudar o que eu quiser em qualquer formato.
- porem qdo vou salvar qualquer coisa do office 2010/2013/2016 ou 365 não consigo salvar me retona erro.

O mais interessante é que se eu abrir o mesmo arquivo na mesma maquina (sem reiniciar) com o libreoffice consigo salvar sem problema alguma (tanto em formato odt, doc, docs, xls, xlsx)

Se eu montar uma maquina do Ubuntu Server sem estar dentro do virtualbox, funciona perfeitamente, ou seja:

- não consigo salvar qualquer tipo de arquivo da plataforma office em caminho/mapeamento de rede Ubuntu em que o host seja Windows e o guest linux

por acaso alguém tem uma luz.

obrigado a todos

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Ciro, já tentei nos dois modos,
Para complementar , eu testei o host com w10 também deu o mesmo erro.

Agora autro teste que eu fiz:
- fiz uma cópia da vm
- subi uma maquina com Ubuntu 14.04lts, instalei o VirtualBox, e coloquei como guest a vm copiada.

o compartilhamento funcionou perfeitamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde.

O problema talvez seja o SMB, que em versões mais antigas foi removido das versões mais recentes do Windows 10. Confira se há alguma nova versão do Samba Server que corrija isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Como testes, reabilite o SMBv1 e v2 e teste se o problema vai ocorrer. Caso não ocorra, terá que buscar uma versão do Samba que já suporte este recurso em versão 3 para Windows.

https://support.microsoft.com/pt-br/help/2696547/how-to-detect-enable-and-disable-smbv1-smbv2-and-smbv3-in-windows-and

Por questões de segurança, não é interessante manter este recurso ativo.

Compartilhar este post

Link para o post

Novamente Ciro muito obrigado, esse procedimento de habilitar e desabilitar eu já executei, e hoje mesmo baixei outras versões do samba para teste......só um detalhe é que esse erro só ocorre se o host for qualquer plataforma Windows e o guest Ubuntu.
Eu fiz uma imagem da VM e instalei em um PC simples (sem uso do virtual) e o ero não ocorre.
E ressaltando o erro para salvar só ocorre com arquivos do office abertos pelo mesmo.

totalmente doido isso

Compartilhar este post

Link para o post