Ir para conteúdo

A partir do dia 19/11/2018, o foco do Fórum do BABOO é apenas Windows e Segurança Digital conforme informado no início de 2018.
As áreas que não têm relação com esses dois assuntos foram arquivadas e seus tópicos estão disponíveis para consulta na área Tópicos Antigos.

Mensagem Recomendada

Boa tarde galera,

Sou novo aqui no fórum e estou precisando de uma ajuda,

Seguinte usei uma macro de ocultar e mostrar as linhas que aprendi aqui no fórum mesmo pelo OsvaldoMP, pois então ela até funcionou de certa forma só que, ai que está precisava de uma ajuda na planilha para que a macro rode perfeitamente.

Deixo em anexo a minha planilha e também as minhas dúvidas e como eu gostaria que ela funcionasse.

AjudaExcel.xlsm

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 28/09/2018 at 4:53 PM, Bruno e Marciele disse:

Seguinte usei uma macro de ocultar e mostrar as linhas que aprendi aqui no fórum mesmo pelo OsvaldoMP, pois então ela até funcionou de certa forma só que, ai que está precisava de uma ajuda na planilha para que a macro rode perfeitamente.

Você tentou aproveitar o código que eu sugeri no tópico abaixo, cujo objetivo é diferente do seu objetivo. A macro já funciona perfeitamente para a finalidade que ela foi escrita.

Na planilha de exemplo você escreveu:
1."Quando for digitado o nome da Coluna C automaticamente abre a linha debaixo se acaso ela não tiver nada for em branco ela apaga a linha debaixo e assim sucessivamente"
O que você quer dizer com "abre a linha debaixo", "apaga a linha debaixo"  (não seria a linha abaixo?) e "sucessivamente" ?
Por exemplo, ao preencher C5  e considerando que a linha 6 estará oculta, você quer reexibir a linha 6 e se C6 estiver vazia você quer limpar A6:B6.  É isso?
E nesse exemplo, o que você quer dizer com "sucessivamente" ? Que outras operações você quer nesse caso ?

2. "Só que sempre quando a linha da Coluna C não tiver nada for em branco ela tem que desaparecer, ela só aparece quando for digitado o nome"
Voltando ao exemplo do item acima, ou seja, após preencher C5, se C6 estiver vazia você quer "desaparecer" com a linha 6 ? O que você quer dizer com "desaparecer" ? Seria limpar células/deletar células ou seria excluir/deletar a linha ou seria  ocultar a linha ?

Ainda, a sua tabela ocupa até a linha 12. Então se houver nomes em C2, C3 e C4 você quer ocultar da linha 5 até a linha 12, é isso? Se sim, quando você quiser inserir nome em C5 a linha 5 estará oculta. E aí?

Osvaldo

Compartilhar este post

Link para o post
12 horas atrás, osvaldomp disse:

Na planilha de exemplo você escreveu:
1."Quando for digitado o nome da Coluna C automaticamente abre a linha debaixo se acaso ela não tiver nada for em branco ela apaga a linha debaixo e assim sucessivamente"
O que você quer dizer com "abre a linha debaixo", "apaga a linha debaixo"  (não seria a linha abaixo?) e "sucessivamente" ?
Por exemplo, ao preencher C5  e considerando que a linha 6 estará oculta, você quer reexibir a linha 6 e se C6 estiver vazia você quer limpar A6:B6.  É isso?
E nesse exemplo, o que você quer dizer com "sucessivamente" ? Que outras operações você quer nesse caso ?

Assim Osvaldo, na coluna C seria os nomes das pessoas, pois tipo, quando eles selecionasse seu nome na célula, abriria a linha abaixo e se acaso essa célula tiver em branco ela seria ocultada, e o processo teria que ser assim para todas as células da coluna C, tipo o cara está na célula C7 ele digitou o nome e abriu automaticamente a C8 mais se acaso ele não digitou ela ficaria oculta, assim para as linhas 3, 4, 5 ficariam ocultas. 

2. "Só que sempre quando a linha da Coluna C não tiver nada for em branco ela tem que desaparecer, ela só aparece quando for digitado o nome"
Voltando ao exemplo do item acima, ou seja, após preencher C5, se C6 estiver vazia você quer "desaparecer" com a linha 6 ? O que você quer dizer com "desaparecer" ? Seria limpar células/deletar células ou seria excluir/deletar a linha ou seria  ocultar a linha ?

Seria ocultar a linha somente.

Ainda, a sua tabela ocupa até a linha 12. Então se houver nomes em C2, C3 e C4 você quer ocultar da linha 4 até a linha 12, é isso? Se sim, quando você quiser inserir nome em C4 a linha 4 estará oculta. E aí?

Eu coloquei somente um exemplo pois não quis colocar a planilha toda, mais geralmente eles chegam quase na linha 1300, as linhas que tiverem digitadas os nomes elas não precisam ser ocultadas pois elas estão preenchidas com o nome da pessoa.

Vou tentar explicar melhor.

A pessoa venho no computador e selecionou o seu nome na C4 após isto a próxima pessoa que vier a linha 5 estará visível, mais se caso a pessoa que venho antes e não selecionou seu nome na linha 4 a linha 5 ficaria oculta, e assim nas próximas linhas abaixo, pois nessa planilha é preenchido antes de eles digitar seu nome a Coluna A e a Coluna B, eles só preenchem depois que for passado para eles a rota, ai eles quando for abrir a planilha só será mostrada a partir da linha 2, o restante das linhas estariam ocultadas, após o primeiro selecionar seu nome na Coluna C2 a C3 abriria, e assim por diante.

Osvaldo desculpe o meu primeiro texto que fiz no fórum, pois me cadastrei ontem e então não sabia como funcionava as coisas, agora vou tentar ser mais objetivo ^.^.

Se puder me ajudar eu agradeceria muito.

Ah só para lembrar a macro que eu usei que você fez realmente ela funciona perfeitamente, só que eu que não utilizei ela da melhor forma para a minha planilha.  

Compartilhar este post

Link para o post

Bruno/Marciele, veja se o arquivo anexo atende. É uma cópia do seu exemplo com um código que instalei no módulo de EstaPasta_de_trabalho e outro no módulo da planilha Potencial. Funciona para quaisquer quantidades de linhas nas colunas A e C.

Coloquei comentários na própria planilha.

Retorne se precisar de ajustes/alterações.

Viagens OcultaLinhas V2.xlsm

Osvaldo

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde Osvaldo funcionou tudo perfeitamente como esperado, agradeço muito pela ajuda, mais tem como proteger as células com senha de proteger planilha tipo assim, na aba revisão tem lá Proteger Planilha ai eu digito a senha e confirmo, salvo a planilha, ai quando vou abrir ela de novo ela aparece assim:

207628254_ErroExcel.PNG.a251493907908c292bf8884c2b2c37df.PNG

Tem como colocar para proteger de a pessoa por engano excluir algo ou alterar algo que não deveria exemplo na Coluna A e B.

Se acaso for possível é claro.

Mais muito obrigado pela ajuda =D

Compartilhar este post

Link para o post

Alterei o código para bloquear as células das colunas A e B após preencher C.

Coloquei a senha 1234, altere-a nos dois códigos, se quiser.

Viagens OcultaLinhas V3.xlsm

Osvaldo

Compartilhar este post

Link para o post

Osvaldo desculpe por incomodar de novo, mais uma dúvida estava aqui mexendo na planilha e me deparei com a seguinte situação, quando a pessoa seleciona a célula na coluna C, sendo que lá tem uma validação de dados em lista, tem como bloquear tipo assim, o João selecionou na C2 o seu nome e pronto abriu a linha debaixo mais ai chega a Maria e quer colocar o seu nome na C2, tem como bloquear essa mudança? Pois me restou esta dúvida, queria saber se tem como pois para não haver esta mudança de nome quando saírem para viajar.

Editado por Bruno e Marciele

Compartilhar este post

Link para o post
Em 30/09/2018 at 12:42 PM, Bruno e Marciele disse:

Tem como colocar para proteger de a pessoa por engano excluir algo ou alterar algo que não deveria exemplo na Coluna A e B.

Foi você que pediu pra bloquear somente A e B. Lembra disso ?

Para bloquear de A até C altere a linha abaixo no código que está no módulo da planilha (é a quarta linha de baixo para cima)

Cells(Target.Row, 1).Resize(, 2).Locked = True ~~~> substitua o número 2 pelo número 3

Osvaldo

Compartilhar este post

Link para o post
3 minutos atrás, osvaldomp disse:

Foi você que pediu pra bloquear somente A e B. Lembra disso ?

Para bloquear de A até C altere a linha abaixo no código que está no módulo da planilha (é a quarta linha de baixo para cima)

Cells(Target.Row, 1).Resize(, 2).Locked = True ~~~> substitua o número 2 pelo número 3

Osvaldo muito obrigado cara você é demais =D

Compartilhar este post

Link para o post