Ir para conteúdo

A partir do dia 19/11/2018, o foco do Fórum do BABOO é apenas Windows e Segurança Digital conforme informado no início de 2018.
As áreas que não têm relação com esses dois assuntos foram arquivadas e seus tópicos estão disponíveis para consulta na área Tópicos Antigos.

Mensagem Recomendada

Amigos, 

Bom dia.

Gostaria de uma dica, se é que é possível fazê-lo. Recebi recentemente para formatar um notebook Acer M5, cujo o mesmo está com senha na BIOS e não estava carregando o Windows. Não consegui remover a senha, mas com a ajuda do Hiren's Boot e um pouco de paciência, consegui forçar o boot através do Pendrive, para apagar as partições e iniciar uma nova instalação do Windows 10. Ocorre que este notebook possui um SSD MSata de 20GB, e um HD de 500GB SataIII. Pois bem. Consegui fazer a instalação de forma que o Windows foi instalado no SSD. Porém, estou agora com o problema do espaço. 20GB é extremamente pouco para o Windows 10. Somente com o sistema e suas atualizações, há mais de 80% de utilização do disco. Não tenho total certeza, mas acredito que o Windows que estava instalado anteriormente, de alguma forma, estava rodando da seguinte forma: Partições e arquivos de Boot iniciando através do SSD, e a partição de arquivos do sistema no HD. 

Fiz diversas pesquisas mas não encontrei forma de fazer este tipo de instalação. Minha pergunta é: É possível deixar as partições de Boot no SSD, e todo o conteúdo da partição de sistema (Vulgo C:) em um HD diferente? Pois acredito que com isso consigo aliar a velocidade de boot do SSD sem sofrer com a falta de espaço do mesmo. Ou, de alguma forma, estender a partição do sistema com o HD? Lembrando que estou sem acesso na BIOS devido à senha, então não tenho como fazer alterações por lá ou tentar um RAID.

Obs.: A idéia de instalar o sistema no SSD e somente direcionar os programas para o HD, apesar de mais fácil e já ser o que tenho no momento, seria inviável, visto que o usuário não vai se lembrar de sempre que for instalar algo redirecionar a instalação para a outra partição.

Conto com a compreensão e ajuda dos amigos.

Grato desde já.

Atenciosamente, 

Bruno E. Silva.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde.

Este SSD deveria ser utilizado como cache do HD, como costuma a ser neste cenário. Para habilitar ele, ocorreria via driver.

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Ciro-Mota disse:

Boa tarde.

Este SSD deveria ser utilizado como cache do HD, como costuma a ser neste cenário. Para habilitar ele, ocorreria via driver.

Ciro, 

Muitíssimo obrigado. Eu estava quebrando a cabeça em como é utilizado aqui. Acho que eu não soube pesquisar. Mas você já me deu a luz que eu precisava. 

Mais uma vez, muito obrigado.

Atenciosamente, 

Bruno E. Silva.

Compartilhar este post

Link para o post
8 minutos atrás, Ciro-Mota disse:

Me informe o modelo completo dele quando puder.

Boa tarde. 

É um Acer  Aspire M5-481T. Realmente era do jeito que você disse. Ele utiliza o ExpressCache. Achei os arquivos e os comandos de configuração em um fórum Gringo e agora está rodando belezinha. 

Mais uma vez eu agradeço muito o auxílio. 

Editado por Bruno.esilva

Atenciosamente, 

Bruno E. Silva.

Compartilhar este post

Link para o post