Ir para conteúdo

A partir do dia 19/11/2018, o foco do Fórum do BABOO é apenas Windows e Segurança Digital conforme informado no início de 2018.
As áreas que não têm relação com esses dois assuntos foram arquivadas e seus tópicos estão disponíveis para consulta na área Tópicos Antigos.

Mensagem Recomendada

Como liberar cache L2/L3 do processador?

Liberar cache L2/L3 do processador é uma asneira que alguém inventou há muitos anos baseado em uma informação do paleozóico Windows NT de 1996(!). Nessa época, o uso da chave do Registro SecondLevelDataCache permitia que processadores anteriores ao Pentium II em computadores que tinham mais de 64MB RAM (!) pudessem ter ganho de até 2% em alguns cenários.

Obviamente essa dica de "liberar cache L2/L3 do processador" já era inútil na época do Windows XP (2001), mas infelizmente ela vem sido eternizada desde então: depois do lançamento de qualquer versão nova do Windows, youtubers e jornalistas despreparados resolvem "desenterrar" essa dica inútil para "aumentar o desempenho do Windows", mostrando a todos a total ignorância deles nesse assunto.

O Windows sempre utiliza todo cache L2 e L3 do processador. Para confirmar isso, acesse a janela sobre a CPU e você verá que a quantidade de cache L2 e L3 em uso pelo Windows é a mesma do processador identificado (Core i7-2600K no exemplo) pelo software da Intel:

cache-l2-l3.png

Além disso, ao acessar a página oficial desse processador no site da Intel, ali consta L3 = 8MB, que é o mesmo valor que o Windows está utilizando:

cache-L2-L3-intel.png

Sempre que alguém comentar sobre Liberar cache L2 e L3 do processador para "ganhar desempenho", fale que ele está enganado, pois isso é LENDA (ouch)

 


[]s
 
Aurélio “Baboo”

assinatura-baboo-forum.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

aproveitando o topico tenho algumas duvidas com algumas chaves do Windows segue abaixo elas

e chave "largesystemcache" que no Windows server vem ativado no registro por padrao e nos desktops vem desativado ou seja valor 0, ouvi falar que ativado ele cacheia mais as coisas na ram porém diz que faz placa de video render menos

 

outras 2 chaves que tenho duvida é "systemresponsiveness" vem geralmente com alguma numeracao se por 0 muda algo em como é tratato os processos?

https://vgy.me/BP24TC.png

e a outra opcao ali "NetworkThrottlingIndex"

ouvi que nessa chave é bom por ffffffff ou seja 8x a letra f muda algo na rede fazer isso?

 

e finalizando nessa tela de prioridade de games

muda algo colocar em High como na foto abaixo

Scheduling Category=high

SFIO Priority= high

gpu priority ouvi dizer que bom por 8

e priority por 6

https://vgy.me/nwHHyt.png

 

Editado por xmauro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alterar a opção LargeSystemCache é o mesmo que alterar essa opção:

image.png

A opção SystemResponsiveness serve para informar qual é a % da CPU que deve ser reservada para tarefas de BAIXA prioridade

A opção NetworkThrottlingIndex é inútil nos dias de hoje: ela servia para balancear a qualidade do áudio x uso de rede na época dos processadores com um core e pouca RAM (menos de 1GB)

As demais opções de Prioridade de Games não precisam ser alteradas: muitos gamers fazem de tudo para dar prioridade máxima à CPU para jogos e multimídia, esquecendo que o próprio Windows precisa de CPU para permitir que o jogo funcione com máximo desempenho. Além disso, ao fazer isso, o áudio também recebe prioridade máxima (algo desnecessário). Essas opções foram criadas há muito tempo, quando os processadores eram mais lentos e a rede idem, fazendo com que um vídeo executado em tela cheia no Windows Media Player falhava ou um jogo ficava mais lento quando iniciava o download de um arquivo, por exemplo. Atualmente com processadores multi-core, conexões rápidas e jogos focados na GPU, tudo isso torna-se praticamente dispensável..

Não perca tempo procurando "otimizações milagrosas", pois se elas fossem REALMENTE ÚTEIS a Microsoft já teria implementado todas elas no Windows por padrão. Ela fez exatamente isso com o Game Mode, que é útil em PCs lentos pois ele impede que programas e serviços em segundo plano interfiram o programa (um jogo qualquer) executado em primeiro plano - e mesmo assim o resultado nem sempre é notado..


[]s
 
Aurélio “Baboo”

assinatura-baboo-forum.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa de liberar o cache L2/L3 é das antiga mesmo... e tem muita gente que acredita ainda... outra que pega muita gente também é aquela alteração no "msconfig" pra "liberar todos os núcleos" do processador. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×